Como colocar o Linux como prioridade de boot

Instalei o Linux Mint juntamente com Win 10 no mesmo HD porem quando ligo meu notebook ele da boot sempre no windows, o que eu não queria. O que 'e preciso fazer para trocar a prioridade do windows pelo Mint?

Faz algum tempo que não uso Mint, mas quando usava ele sempre deixava marcado o último sistema que fez boot. O que me vem à mente é o Grub Customizer. Ele já vem instalado no Mint?

Para o Grub “lembrar” sua última escolha, configure estas 2 linhas no arquivo /etc/default/grub:

GRUB_DEFAULT=saved
GRUB_SAVEDEFAULT=“true”

Se uma delas estiver diferente, altere.

Se uma delas estiver desabilitada com “#” no início, retire.

Se uma delas não existe, cole lá.

Depois, atualize o Grub:

# update-grub

3 Curtidas

Se não me engano, ambas as operações precisam de sudo, tanto a edição com o nano quanto o update grub. Pode ser que nosso camarada acima não sabia disso

1 Curtida

Se aparecer o GRUB e entrar direto no Windows, então segue como falado acima.

Mas se entra no Windows sem aparecer o GRUB, então precisa entrar na configuração da BIOS/Firmware do seu computador e alterar a ordem de boot para deixar o GRUB em primeiro lugar. (É aquela tela de configuração que precisa apertar F1, F12, F11 ou Delete)

2 Curtidas

Na BIOS, apareceria algo como Windows Boot Loader e Ubuntu. Aí precisa colocar Ubuntu como primeira opção que desse jeito deve carregar o GRUB. Se não carregar, é pq corrompeu o Grub; aí precisa iniciar com uma live USB e rodar o reparador de GRUB, na ISO do Mint tem

1 Curtida