Olá pessoal!
Preciso de ajuda, no windows geralmente eu uso o Acronis para clonar HD. Teria algo similar que me permita clonar o HD sem eu ter que usar o meu windows para isso?
Olá pessoal!
Preciso de ajuda, no windows geralmente eu uso o Acronis para clonar HD. Teria algo similar que me permita clonar o HD sem eu ter que usar o meu windows para isso?
vc pode usar o DD:
Inicie o pc por uma live, e faça sudo dd if=/dev/sda of=/dev/sdb status=progress
Sendo if o hd fonte e of o hd destino. Lembre-se que o hd destino precisa ser de mesmo tamanho ou maior que o hd fonte.
Obrigado pela dica, mas eu estava pensando em algo como um programa para isso, que rode no sistema. Por ser mais prático.
Sim, eu já ouvi falar! Mas eu voltaria a ter que sair do sistema em uso e iniciar essa distro, como eu tenho dual-boot com windows e que já está com o programa que uso para isso, seria mais prático usar o windows mesmo.
Agradeço muito a ajuda, mas procuro algo que rode direto no sistema, um programa que atenda essa função de clonar HD.
Até onde sei, é mais seguro fazer com a partição desmontada, pra cópia não dar erro. Por isso o uso de live USB.
Achei isso aqui, parece um caminho seguro:
O clonezilla também é pacote que pode ser instalado e rodado no computador.
Mas se quiser fazer backup do disco que o sistema está instalado, melhor fazer por sistema live!
Mas ser for programa pra usar no windows eu não sei…
No windows, ou ele não vai conseguir clonar por estar em uso ou no mínimo ele vai reiniciar o sistema pra poder fazer a clonagem.
Obrigado amigo! Seria uma ótima solução, mas entra o impasse de o SSD não ter o mesmo tamanho do HD que será clonado.
Mas será o que vou tentar quando os 2 forem da mesma capacidade de armazenamento. Muito obrigado!
Opa! Vou pesquisar então, se rodar direto do sistema vai me atender. No meu caso eu plugo os HD e SSD nas portas SATA disponíveis, não seria para clonar o HD em que o sistema esteja executando no momento.
Não seria para clonar o HD que o sistema está executando. No windows eu faço com o Acronis ou um outro que eu esqueci o nome no momento e é raro quando precisa reiniciar.
Estou quase comprando uma dock para clonagem, mas me disseram que demora bastante para essas docks fazerem o serviço.
Obrigado Rodrigo, verei o vídeo.
Mais tarde retorno!