Como baixar vídeos do YouTube no Linux

Você alguma vez já pensou em baixar um vídeo do YouTube, seja para consumir o conteúdo na viagem, ter aquela música com você, ou simplesmente ver mais tarde fora da internet. Existem várias ferramentas para o Download de vídeos como o Youtube-DL via terminal, ou o 4K Video Downloader, mas hoje, vou lhes apresentar o ClipGrab.

O ClipGrab é um software disponível para Linux, Windows e Mac e pode ser baixado através deste link. A versão para Linux é um AppImage(como um app portable do Windows) para utilizá-la basta dar dois cliques, mas iremos criar uma entrada no menu através do MenuLibre, você também pode criar essa entrada de outras formas, como mostra esse vídeo do canal Diolinux.

Após baixar o AppImage, mova ele para uma pasta de sua preferência(geralmente eu crio uma pasta que se chama .appimage), clique com o botão direito e vá em permissões. Clique em “Permitir a execução como programa”, caso seu gerenciador de arquivos não tenha essa opção, abra um terminal nessa pasta e rode o comando sudo chmod +x *.AppImage que o arquivo se tornará executável.

Caso o aplicativo não esteja no menu, iremos criar uma entrada utilizando o menulibre, que pode ser instalado com o comando:

Debian e Ubuntu:

sudo apt install menulibre

Fedora:

sudo dnf install menulibre

Arch e manjaro:
sudo pacman -S menulibre

Com o aplicativo instalado, iremos clicar em multimídia, logo após vá no símbolo de + e adicionar um lançador.

Você pode personalizar da sua forma, mas eu vou deixar uma colinha para vocês hehe.

Vale lembrar que na Aba comando, você deve ir até o local onde está seu AppImage e selecioná-lo, e o ícone é de sua preferência. Após isso, o ícone já estará em seu lançador.

Você já conhecia o ClipGrab? Deixe nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

2 curtidas

Eu uso o youtube-dl, em linha de comando.

2 curtidas

Ja utilizei o ClipGrab, hj uso o 4K Video Downloader, ele consegue baixar de outros sites além do Youtube.

2 curtidas

Esqueci de mencionar que pelo comando do youtube-dl tenho baixado também vídeos do Twitter, do Facebook etc.

(Só para constar. Não para dizer que seja melhor ou pior).

2 curtidas

O youtube-dl é bom que ele gasta pouca memoria eu tenho memoria RAM de sobra mais eu acostumei a usar pouca memoria na época que tinha 1GB de RAM.

3 curtidas