Como automatizar a atualizaçẽs em distribuições que usam APT?

Eu gostaria de saber como automatizar as atualizações em distribuições que usam APT para não ser necessário executar os comandos “sudo apt update” e depois “sudo apt uprade -y” ou ir em lojas de apps como gnome software ou Pop!_Shop para fazer isso. Em síntese, quero saber se existe um comando como “sudo apt activate autoupdate” ou software que possa fazer isso.

No Ubuntu com Gnome, há o livepatch, que em tese facilitaria a vida. Nas distros baseadas em Arch que usam PAMAC, há um indicador que avisa de atualizações a serem feitas, idem nos sabores do Mint. O Zorin avisa sempre quando precisa ser atualizado, abrindo uma janela.
E pelo terminal (isso serve apenas para pacotes apt), basta sudo apt install && sudo apt full-upgrade -y para num comando só atualizar.
Mas atualizações 100% automáticas, no estilo Windows, me parecem que vão contra a filosofia das distros Linux, que pedem senha para atualizações, por se tratar de operações sensíveis que podem corromper o sistema ou abrir brechas de segurança.

2 curtidas

Entendi, obrigado pelo retorno. Mas eu realmente gostaria de automatizar como no Windows 10, porque eu nunca recusei atualizações dos softwares que eu uso. Assim a atualização manual se torna perda de tempo para mim. Será que isso é possível? ainda não consegui.

1 curtida

digita gedit ~/.confg/autostart/apt.desktop no terminal e põe isso dentro:
[Desktop Entry]
Exec=gnome-terminal – sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y

salva, sair e digita chmod +x ~/.config/autostart/apt.desktop

e testa pra ver se funciona, claro :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Por incrivel que pareça eu desativo as atualizações automaticas e gosto de usar sempre o terminal,
sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y

mas tambem é muito boa a ideia do nosso amigo " leoteodoro " assim não precisa usar o terminal.

Obs: É aconselhavél manter o sistema sempre atualizado por mais que seja chato usar terminal ou até mesmo clicar para instalar , até porque é bem mais rapido que o Windows que leva “400 horas” para atualizar

2 curtidas

Eu crio um alias no bash… Abro o bashrc do meu usuário e adiciono aliás up=‘sudo apt update && sudo apt upgrade -y && sudo apt dist-upgrade -y && sudo apt autoremove -y’ reinício a sessão. Sempre que estiver no wi-fi eu abro o terminal e dígito up e pronto… Ele faz tudo

2 curtidas

Ter como tem com o ubuntu 16.04.
So que e um processo perigoso ja que e tudo automatico e não tem a intervencao do usuario.
Eu ia automatizar aque mais ao perceber o risco desiste e automatizei somente o apt update.

Até mesmo porque tem atualizações que demandam reinicialização de serviços ou reinicialização do computador… Se fizer automaticamente vai perder a saída do comando.

Pra contornar isso, o ideal seria atualizar quando mandasse desligar o computador. Porém alguns dias poderia haver uma demora no desligamento, o que não é aceitável em alguns casos, caindo na velha história de terror do windows que “aguarde enquanto as atualizações estão sendo instaladadas, não desligue o computador”, ou ainda reinicializações FORÇADAS com tom ameaçador, no meio do seu workflow.

Ou seja, o sistema como um todo foi projetado para que o usuário escolhesse a melhor hora de atualização, ao contrário do windows com aquela balela de horário ativo. Ao trocar de sistema operacional, alguma coisas dá pra manter parecidas, mas para diversas outras precisamos nos adaptar ao funcionamento do sistema.

3 curtidas

Não cara não precisa reiniciar só porque o update pediu.
Geralmente o que pede para reiniciar é o update do kernel e ele já esta carregado na memoria então quendo atualiza o do HP o da memoria se mantêm a mesma versão podendo ignorar e seguir o PC ligado do mesmo jeito.
Nenhuma atualização ate hoje que pediu para reiniciar eu não fui obrigada.
O único problema é o risco de o usuário desligar o PC enquanto esta atualizando por exemplo gerando pacotes quebrado kernel parcialmente instalado.
Cara não é muito difícil de vc usar a imaginação pensa só um pouquinho.
Imagina só a pessoa desligando p PC na atualização do grub já era vai ter que usar o boot repair usa a imaginação cara…

Coloca este script em /etc/rc.local

#!/usr/bin/env bash
#______________________________________________________________________________________________________________
# Descrição: Verifica atualização e atualiza o sistema automaticamente.
# Versão       : v2
# Autor        : aguamole <vivaolinux.com.br> <plus.diolinux.com.br>
# Data         : 23/12/2020
# Licença      : GNU/GPL v3.0
#______________________________________________________________________________________________________________
#========VARIAVEL==========#
LOG=/var/log/apt.log
#==========================#
# INICIO

if [ "$(id -u)" != "0" ]   # Verifica se é o usuario root.
then
   echo "Você deve executar este script como root!"
fi

# Atualizar a lista de pacotes.
dpkg --configure -a 2>$LOG
apt-get install -y -f 2>>$LOG
apt-get update 2>>$LOG
apt-get dist-upgrade -y 2>>$LOG

case $? in
   0) echo "Sucesso update concluido" >>$LOG ;;
   *) echo "Falha no update >>$LOG           ;;
esac
#==========================#
# FIM
1 curtida

Porque não aconteceu com você não quer dizer que não acontece nunca. Os desenvolvedores ficam quebrando a cabeça pra ver todos os casos… Se vc tem um sistema debian estável, então realmente poucas vezes terá problemas por continuar sem reiniciar.

Porém a atualização de alguns pacotes podem fazer com que haja alteração de arquivos do pacote em questão. Daí você está com o binário carregado na memória e na hora que ele vai acessar o arquivo que foi atualizado, pode dar muita coisa errada, geralmente o programa fecha do nada, isso quando não fica funcionando todo bugado. Quem usa distribuição rolling release sabe bem o que estou falando. Tenta atualizar a interface gráfica e continuar usando… Pode ter certeza que se fosse fácil assim tipo um script, já teriam resolvido…

No Ubuntu também avisa automaticamente.

2 curtidas

4 curtidas

Essa é uma boa solução do Ubuntu e também existe algo similar no Debian. Só não recomendaria baixar atualizações diariamente, principalmente porque o objetivo é não ser incomodado com isso. :slight_smile:

Uma semana ou um mês são tempos mais do que razoáveis para usuários domésticos - a única exceção é para as atualizações de segurança, que devem ser diárias caso aja necessidade.

:vulcan_salute:

1 curtida

Apesar de ser possível consultar os logs do apt e ser prático fazer com que o sistema lide com as atualizações de forma com que você não fique sabendo, ao mesmo tempo é interessante em saber o que está sendo atualizado (pacotes, programas e etc…) no momento em que está sendo atualizado.

De qualquer forma, uma outra opção é você utilizar o script que o colega @aguamole cita acima no Cron, onde você pode definir um dia e hora para busca e instalação dessas atualizações.

1 curtida

Para que possa atualizar com 2 clique sem pedir a senha seria colocar a senha de root no sudo e salvar no script.
De qualquer forma é perigoso.

1 curtida