Como aumentar tamanho da particão do linux mint

olá boa tarde sou iniciante eu quero aumentar a minha particão do linux por que eu exclui o windows 10 do meu pc e quero aumentar os gb da particão ela tem 250gb de tamanho e quero aumentar para uns 600gb. Eu excluir o windows 10 e sobrou 678gb não alocado eu quero aumentar quando vou em redimensionar a partição e clico nela não da para aumentar.Como posso fazer para aumentar? image image

Provavelmente você está tentando redimensionar a partição que está em vigor, por isso não consegue, pois o sistema está em funcionamento.

Para conseguir, uma boa alternativa é gravar um pendrive com o próprio Mint e iniciar por ele, dessa forma, como o seu sistema não estará em execução, conseguir modificar.

obs: Durante o processo, os dados serão movidos do final para o início da partição, é importante não cancelar, para não perder dados.

1 Curtida

então eu preciso dar boot no pendrive com o linux mint dentro e la aumentar a partição?

Isso mesmo (citei o Mint porque você o usa e conhece como fazer, mas pode ser qualquer distribuição).

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Como redimensionar partição em uso