Como atualizar apps no Mint sem precisar baixar Flatpac, Snap ou APP Image?

Recentemente instalei o Mint 19.2 no meu notebook e diferente de outras distros, não veio com programas atualizados. Um exemplo visível foi a presença do Gimp 2.8 ao invés da versão 2.10. Isso se deve ao Kernel? Como atualizo esses programas sem precisar baixar uma versão Flatpack? Tentei atualizar o Synaptic mas não deu em nada…

Até onde eu sei o Linux Mint tem como base a última versão LTS do Ubuntu, e nesta versão do Ubuntu ainda se mantem o GIMP 2.8.

1 Curtida

Se quer uma versão mais nova e não quer usar Flatpak/Snap/AppImage, pode adicionar o PPA do GIMP.

1 Curtida

O GiMP eu fortemente recomendo o AppImage se quiser a última vez, mesmo o PPA não está tão atualizado, by the way o PPA é esse:

ppa:otto-kesselgulasch/gimp

O PPA é uma solução mais me parece que não é so o GIMP que você quer atualizado.
No Ubuntu você pode usar a versão de desenvolvimento da distribuição trocando o nome da distro por “devel” no source.list.
Exemplo:
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu xenial-security universe
Fica
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu devel-security universe
Tenta ai no Linux Mint.
Esses pacotes são instáveis e são todos atualizados.

1 Curtida

Pensei nisso mas como muitas pessoas aqui recomendam nunca adicionar novos PPAs, pra não quebrar o sistema, resolvi não fazer…

Nem sabia que eram instáveis devido serem bem atualizados, mas obrigado pela sugestão! Verei o que irei fazer…

PPAs não quebram o sistema, quem quebra são os usuários que fazem coisas que não tem pleno conhecimento.

Se você tiver anotado tudo que modificar no sistema e eventualmente pintar algum problema, vai ser bem fácil resolver.

1 Curtida

Ok! Vou adicionar as devidas PPAs que me interessam e ir ajustando os repositórios no Synaptic. Acredito que dará certo. Obrigado!

1 Curtida

Os pacotes “devel” não são PPA são os em desenvolvimento para o próximo lançamento e nem foram testados.
Recebem atualização direto.
Você pode usar o Timeshift para retroceder o sistema no tempo caso aconteça alguma coisa.

1 Curtida

Isso aí é uma das piores práticas possíveis, sem dúvidas o cara vai quebrar o sistema fácil.

Não recomendo, isso funciona normalmente apenas no ubuntu, nos derivados não, pois todos possuem modificações próprias, que irão quebrar o sistema quando vc alterar a sources.list.

Eu mesmo já tentei isso no mint, não funciona, o sistema quebra, tentei n formas pra ver se funcionava, sempre quebrava algo.

Pra quem quer manter apps sempre nas últimas versões no mint não tem jeito, ou é via PPA, flatpak, snap ou appimage. Já usei vários ppas no mint pra manter atualizados alguns programas e pacotes, sempre funcionaram bem, desde que vc faça as coisas corretamente.

1 Curtida