Como ativar Zswap e Zram?

bom noite … meu kde plasma esta ocupando muita ram gostaria de saber como ativar
Zram e Zswap … alguem poderia me ajudar no arch wiki nao consegui entender muinto

info: nao criei partiçao swap na instalaçao

1 curtida

Eu recomendo esse vídeo do EF - Linux Made Simple.

Sem problema, eu marquei o tempo do vídeo quando ele fala da ZRAM, e ele também não criou a partição. Talvez seja melhor assistir o vídeo todo.

2 curtidas

Você tem ativar apenas um deles, ou ZSWAP ou ZRAM. Na minha máquina eu prefiro o ZSWAP. No caso do Arch, segundo a ArchWiki, o ZSWAP já vem ativado, se você usa o kernel padrão. Você pode verificar se está ativo com o comando:
cat /sys/module/zswap/parameters/enabled
Se retornar “Y”, está ativo.

Se você usa Debian, Ubuntu ou derivados, siga esse tutorial:

3 curtidas

Esse tópico já foi abordado aqui no fórum algumas vezes, e tem várias maneiras de usar ZRAM:

Como instalar zram no manjaro (atualizado) (usando systemd-swap, válido para o Arch também)
Tornando computadores com pouca memória utilizáveis com Zram? (usando zramd)
Swap on zram using a udev rule (usando o gerenciador de dispositivos - universal).

Se você quiser usar o Zswap, vai precisar ou criar uma, ou criar um arquivo de swap. Depois disso, só ativar como explicou o @Thiago12.

Não é o caso do ZRAM, ele funciona 100% na memória (o que é uma vantagem pra mim, pois meu disco rígido é ridiculamente lento e a compressão/descompressão da RAM compensa mais).

De qualquer jeito, ativar os dois é exagero. Ou use apenas Zswap, ou use ZRAM e dê uma prioridade maior para ele (caso também tenha swap).

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.