Como ativar saída de som frontal do PC - Mesa? (Iniciante)

Olá! Tudo bem? Eu uso o Mint 21, hoje notei que somente a saída de áudio da parte de trás funciona do PC e da frente não funciona fone de ouvido. Conecto fone e não aparece nas configurações e nada de som. Sou iniciante. Alguém sabe como ativar por terminal? Tentei na parte gráfica e nada. Eu olhei um comando: alsamixer, logo mando print. Grato.
Captura de tela de 2023-08-26 10-35-07

1 curtida

Tente isso:

1. Instale um programa chamado pavucontrol com esse comando:
    sudo apt install pavucontrol

2. Inicie o programa digitando pavucontrol no terminal e tecle Enter.

3. Com o programa aberto, clique na aba Configuração.

Explicação rápida:
Nessa aba você verá os dispositivos de áudio que o sistema detectou no seu PC e seus respectivos “perfis de áudio” ativos no momento. Dependendo do perfil selecionado, o som pode ser desativado, nulo ou sair corretamente. Segue uma captura de tela como está no meu PC:

1. Ainda nessa aba, na sessão áudio interno, clique no que aparece ao lado da palavra perfil e selecione outro perfil (sugiro tentar primeiro Duplex estereo analogico).

2. Plugue seu fone se ainda não estiver plugado e reproduza algum áudio ou video pra testar se o som está saindo corretamente pelo fone de ouvido. Se continuar mudo, repita o passo 4 com outro perfil de áudio. Faça isso até achar uma combinação que funcione.

Gif de exemplo:
Peek 26-08-2023 12-19

1 curtida

Olá! Obrigado pela dica. Eu estou conseguindo acessar pelas caixas de som (cabo parte de trás e verde) e fone de ouvido (parte frontal e verde). O microfone (parte frontal e traseira - rosa), eu teria que comprar um novo, pois não sei se ele está com problema. O microfone tem mais de 10 anos. A única coisa que achei estranha é conectar o fone e funcionar, sendo que dá como “desconectado”. Ele também não grava as preferência ao reiniciar a máquina com Mint 21. Segue o print de algumas telas. Grato.
Captura de tela de 2023-08-26 16-37-30
Captura de tela de 2023-08-26 16-35-18

1 curtida

além do pavucontrol se quiser pelo terminal tem o pamix também vale a pena tentar ele

Olá! Obrigado pela dica. O atual problema é não gravar as configurações do PAVUCONTROL, pois ao ligar PC-Mesa, eu tenho que selecionar o que quero: caixa de som ou fone? Outra coisa, os sons de sistema só funcionam quando faço a seleção no PAVUCONTROL. Eu agradeço a dica, logo deixarei o tópico aberto para saber se alguém sabe algum comando ou outra coisa. Grato.

1 curtida