Como apagar de forma segura todo o disco?

Olá meu povo !

Tenho um HD de uma máquina que terei que devolver para o fabricante. Nele, como é de se esperar, tem todos os meu dados. Sendo que apagar, simplesmente deletando, não é uma forma segura.

Uma vez tomei conhecimento que existe um comando em Linux que ele sobrescreve o disco várias vezes ( o que garantiria que seria impossível a recuperação de dados).

Há muito tempo atrás também ouvi falar de “Zero Fill” ( acho que é assim).

Afinal, tem como fazer isso: apagar completamente todo o disco de forma que meus dados não possam ser mais recuperados?

Valeu !

3 curtidas

Vc pode usar o dd em um while para ficar repetindo a gravação por quantas vezes bc determinar no while.
Existe um software expecializado nisso, mas esquece o nome dele é ele já vem instalado.

O melhor, mais seguro, (mais complicado) e recomendado método é usar o próprio firmware do disco para apagar seu conteúdo.

Basicamente é usar o comando hdparm e usar a função de “security erase” do próprio disco. Eu fiz isso anteontem num ssd seguindo esse tutorial.

Ah, atenção nos comandos, errar uma letra pode zerar a unidade errada ou colocar o disco num estado de travamento!!!

3 curtidas