Aqui no meu PC uso o Bazzite, mas mantenho o WIndows 11 instalado. Todos os dois estão em SSDs de 480Gb cada. O HD mecênico de 1Tb ficou, exclusivamente, pra dados.
Quando fiz a instalação do Windows 11, isso tem “anos” , eu não usava Linux no dia a dia. E no PC, na época, o HD mecânico ficava dentro do gabinete. Então o Windows 11 instalou-se no SSD, mas instalou o setor de boot no HD.
Com o tempo eu troquei de gabinete para um aquário, porém ele não “aceita” HD convencional. só da pra por SSD e/ou HD de notebook. Dai eu passei a usar o HD mecânico numa dock USB.
Quando eu passei a usar Linux no meu dia a dia, deixando de usar o Windows da mesma forma, eu instalei o Linux desligando tudo do Windows. Então o Linux foi instalado como se houvesse apenas um sistema. Assim, caso eu queira entrar no Windows preciso ligar a dock USB e mudar na BIOS a ordem do boot, ou pelo menu de boot.
Queria saber se tem como, e qual o procedimento, para adicionar o Windows no Grub do Bazzite / Fedora. De modo que, quando quiser entrar no Windows eu apenas ligue a dock USB, sem precisar ter que ficar passando pela BIOS.
Será que isso é possível? Ou teria que reinstalar o Windows 11?
Confesso que não quero mexer no Windows. Muito pouco entro nele. Só queria um jeito de que ele aparecesse no grub.
O que pode ter ocorrido aqui? Posso continuar desligando a doca com o HD quando não precisar usar? Ou se fizer isso vai perder o sistema vai parar de aparecer no Grub?
(Não sei como você faz as atualizações dele. Usa esse comando? Ou uma lojinha? – De qualquer modo, não conheço, e não posso ajudar com esse detalhe).
Sim, parece que deu certo.
Para ter certeza, reinicie o computador – veja se o Grub vai mostrar os 2 sistemas operacionais – e experimente os 2 para ver se vão funcionar corretamente.
Aí, depende do que você falou antes:
Eu nunca usei Windows 10 – o último que usei foi o XP – e por isso não entendo nada desse “setor de boot”.
Acho que vc deve conectar o HDD, sempre que o Bazzite for atualizar a versão do Kernel, ou a versão do Grub – pois nestes momentos, o Grub precisará detectar (de novo) o Windows.