Como adicionar outro sistema no grub do Bazzite / Fedora?

Olá pessoal tudo bem?

Aqui no meu PC uso o Bazzite, mas mantenho o WIndows 11 instalado. Todos os dois estão em SSDs de 480Gb cada. O HD mecênico de 1Tb ficou, exclusivamente, pra dados.

Quando fiz a instalação do Windows 11, isso tem “anos” :smiley: :smiley: :smiley:, eu não usava Linux no dia a dia. E no PC, na época, o HD mecânico ficava dentro do gabinete. Então o Windows 11 instalou-se no SSD, mas instalou o setor de boot no HD.

Com o tempo eu troquei de gabinete para um aquário, porém ele não “aceita” HD convencional. só da pra por SSD e/ou HD de notebook. Dai eu passei a usar o HD mecânico numa dock USB.

Quando eu passei a usar Linux no meu dia a dia, deixando de usar o Windows da mesma forma, eu instalei o Linux desligando tudo do Windows. Então o Linux foi instalado como se houvesse apenas um sistema. Assim, caso eu queira entrar no Windows preciso ligar a dock USB e mudar na BIOS a ordem do boot, ou pelo menu de boot.

Queria saber se tem como, e qual o procedimento, para adicionar o Windows no Grub do Bazzite / Fedora. De modo que, quando quiser entrar no Windows eu apenas ligue a dock USB, sem precisar ter que ficar passando pela BIOS.

Será que isso é possível? Ou teria que reinstalar o Windows 11?

Confesso que não quero mexer no Windows. Muito pouco entro nele. Só queria um jeito de que ele aparecesse no grub.

Obrigado!

Experimente:

sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Ai eu insiro como?

Você tem um emulador de Terminal?

No Bazzite tem o terminal dele.

Se você já usou o Terminal dele, então você sabe como executar comandos, não?

Se não der certo, mostre aqui a mensagem de erro.

Me desculpe eu que fiz confusão. Ao ler seu comentário achei que iria me abrir um arquivo “em texto” para editar. Por isso da pergunta.

Mas eu fiz aqui e aparentemente deu certo. Conforme pode ser visto na imagem:

Mas ai, enquanto escrevo aqui, apareceu essa outra mensagem, informando falha de “System Update - UUPD”:

O que pode ter ocorrido aqui? Posso continuar desligando a doca com o HD quando não precisar usar? Ou se fizer isso vai perder o sistema vai parar de aparecer no Grub?

Desde já muito obrigado!

Isso é coisa do Bazzite – que eu nunca usei – e acho não tem nada a ver com o Grub:

Parece relacionado com aquele comando ujust update – mas eu não entendo nada de Bazzite:

(Não sei como você faz as atualizações dele. Usa esse comando? Ou uma lojinha? – De qualquer modo, não conheço, e não posso ajudar com esse detalhe).

Sim, parece que deu certo.

Para ter certeza, reinicie o computador – veja se o Grub vai mostrar os 2 sistemas operacionais – e experimente os 2 para ver se vão funcionar corretamente.

Aí, depende do que você falou antes:

Eu nunca usei Windows 10 – o último que usei foi o XP – e por isso não entendo nada desse “setor de boot”.

Pessoal, está resolvido.

Com a dock ligada o windows apareceu no Grub e entrou:

Com a doca desligada também segue aparecendo.

Como o tópico foi fechado e não consigo postar mais nada novo, informo que deu ruim aqui.

Uma das vezes eu esqueci de ligar a dock, tentei entrar no Windows e agora da erro. Repeti o comando do grub, mas não está resolvendo. O que fazer???

Muito obrigado pessoal.

Congratulações!

Acho que vc deve conectar o HDD, sempre que o Bazzite for atualizar a versão do Kernel, ou a versão do Grub – pois nestes momentos, o Grub precisará detectar (de novo) o Windows.