Comentando videos - Motores a vapor na Aviação do passado, podem ser reutilizados hoje?

Já que o foco de fórum é sobre tecnologia em geral, acredito que o assunto esteja dentro do foco principal.


Vendo a explicação neste vídeo sobre o que é o motor a vapor e como se desenvolveu até ser possível o seu uso na Aviação, mesmo que tardio, me pergunto se hoje esse modelo de motor citado no final do video não teria uma boa aplicação hoje para construção de geradores residenciais e até em automóveis - e tudo isso sem poluir.

Dê uma olhada no vide para entender do que estou falando e comente se essa idéia que me veio se é viável mesmo.

Sem poluir acho exagero, motores a vapor usam carvão mineral, que é bastante poluente, tanto a queima quanto a extração. Creio que motores de combustão externa - o nome técnico para motores a vapor - seria impraticáveis em aeronaves, como o foram em automóveis. Daí que os de combustão interna (a gasolina, diesel ou mesmo álcool) terem sido escolhidos para aviões, carros, motos e também em navios e trens, que usaram os de combustão externa…
Mas verei o vídeo (quando as tarefas do trabalho deixarem) pra ter uma opinião mais precisa!

1 curtida

É justamente o que a tecnologia evoluiu nesses motores e ainda na década de 30: “O aquecimento dele era elétrico, sendo necessários somente 5 min de aquecimento, que o avião já estava pronto para voar!”

Imagina se usar a tecnologia dos fogões cooktop de hoje em dia - que usam inversores de frequência para aquecer metal ferroso!
Iria gastar ainda por cima pouca energia!!!

Pesando 250Kg, com a autonomia de:
40Litros de água/~650Km com 90% de aproveitamento e 90HP de potência.

Esse tipo de progresso tecnológico é o que parece para mim que foi “deixado para trás” em benefício da indústria do petróleo, e em consequência, esse aquecimento global que estamos tendo hoje. “Porquê poluir é o que gera lucro para os donos dessa máquina chamada comércio!”
Acredito que o @Soldier concordaria comigo.

1 curtida