Combinação Ctrl+Shift+End/Home não estão funcionando

Bem… estou com uma situação estranha…
a combinação de teclas Ctrl Shift End (ou Home) parou de funcionar.
Como trabalho muito com códigos SQL, utilizo muito essa combinação, para selecionar todo texto.
Ainda testei no WPS Office (última versão) e no LibreOffice 6.3 e, em todos os aplicativos que permitem essa combinação, simplesmente não funciona.

Descobri uma solução alternativa: ligar o ScrollLock - isso resolve, mas, se estava tudo ok antes, porque agora parou de funcionar?

Apliquei as últimas atualizações do Linux Mint 19.2 Cinnamon x64, juntamente com o Kernel
Linux pc-elvio 4.15.0-60-generic #67-Ubuntu SMP Thu Aug 22 16:55:30 UTC 2019 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux.

Gostaria de saber se mais alguém está com essa situação ou se poderia ser algum bug desse último kernel que instalei via mint-update?

Uma pergunta simples, que parece estúpida, mas que muitas vezes acontece…
Você testou o Ctrl+Shift dos dois lados do teclado?

A função inicial do Scroll Lock é travar as teclas de movimentação, para que o conteúdo da janela “se mova”, isso explicando de uma forma bem simples… Tendo isso como base, a maior probabilidade de ser a causa do seu problema é a atualização do kernel, pois ele alterou o comportamento do teclado…
Comigo aconteceu de perder a acentuação do teclado. Estava utilizando o layout Português (Brasil, sem teclas mortas), apenas alterei para Português (Brasil), tudo voltou a funcionar normalmente. Inclusive, antes de começar a te responder, fiz o teste (Ctrl+Shift+Home/End) no WPS e no Chrome e funcionou a seleção normalmente.

Tente alterar o layout do seu teclado para ver se funciona.
Para aqueles que utilizam o Linux Mint 19.2 vá em:
Menu > Preferências > Teclado
Na janela que se abriu vá na aba Layouts. No canto inferior esquerdo clique no sinal de +.
Selecione o layout desejado e clique em Adicionar.
Aconselho que após escolher o layout desejado, excluir o layout anterior.
Na aba Layouts, no lado esquerdo, selecione o layout que deseja excluir e clique no sinal de -.

Espero ter ajudado!

pois… testei com os dois lados e não funcionou… adicionei e removi layouts e tb não funcionou…
por hora, penso em deixar com Scrollock ativo e aguardar algum update de kernel (ou fazer o downgrade)… como é PC de trabalho, não vou ficar testando muito, devido as demandas.

Por último eu tentaria alterar o layout, excluir o anterior e reiniciar o pc. Isso não afetaria o pc…
Ou voltar a utilizar o kernel anterior.

@Miura… hj descobri o que causa essa “falha” no teclado… é o navegador Opera… aqui no trabalho, utilizo duas telas, para as diversas atividades.
Cheguei de manhã, atualizei kernel, bibliotecas e aplicativos e, ao acessar meu bloco de notas, teclas funcionando perfeitamente.
Bem… depois de umas 2h, trabalhando, acabei percebendo que parou de funcionar a combinação de teclas para seleção do texto, tanto total quanto parcial.
Pensei… foi algum aplicativo que abri depois de testar.
Fechei tudo, abri o texto e fui testando… para minha surpresa, ao abrir o navegador Opera, deu problema na combinação de teclas novamente.

Bem,… agora vou tentar procurar alguma solução, tipo, remover e instalar novamente, procurar nos fórums, fazer contato diretamente com os desenvolvedores do Opera… enfim… até mesmo utilizar o Brave Browser.

2 curtidas

Eu tentaria primeiramente, COM A FALHA, remover o Opera e testar. Se a falha sumir é uma grande probabilidade ser o navegador mesmo…
A única coisa que acho estranho é o fato de teoricamente o navegador não ter influência nenhuma sobre os comandos do teclado, pois ele só recebe as informações e não faz o gerenciamento do hardware para o software… Bem estranho isso… Isso tem mais haver com a atualização do kernel mesmo…

Aqui tem uma discussão sobre essa questão:

Testei segundo indicação, finalizar a extensão “interna” chamada “Video Handler” (tem que repetir 3x)… daí resolveu.

O detalhe é: toda vez que reinicia o Opera, o problema volta e, para resolver, executar novamente o processo de finalizar a extensão.

Enfim, tem mensagem no fórum do Opera para resolver, quem sabe em uma das atualizações eles resolvam essa questão.

Vou tentar me cadastrar e mencionar o problema no Linux também.

1 curtida

Esta me pegou!
Nunca tinha visto um bug assim…
Não é mais fácil desinstalar esta extensão?

pois foi a primeira coisa que tentei fazer… porém, pelo que entendi, é uma extensão “built-in”, tipo algo interno, que não permite ser “excluída”, ou seja, não foi instalada pelo usuário. Então, é algo que vem “embutida” no navegador.
Veja a tela de extensões do Opera:


a única instalada por mim foi essa “YouTube™ Flash-HTML5”, pois se deixar o youtube por Flash, não rola, tem que ser por HTML5, então, a solução é instalar essa extensão.

Você já testou o Opera Chromium se tem esta mesma extensão?
A propósito, qual é o diferencial do Opera hoje em dia? Faz anos que não uso ele…

Opera Chromium não testei…
Me parece ter alguns mecanismos que gerenciam melhor o uso de memória…
outro recurso que gosto nele, é a barra lateral de ferramentas.
mas enfim… sabe aquela questão de afinidade com o navegador… é mais ou menos isso…
Claro que, tendo problema, lança-se o desafio de solucionar… navegadores aventureiros!
ahahahaha