Fala galerinha!
Conheci o NixOS em um vídeo do Diolinux e achei muito interessante, principalmente por causa do repositório bem amplo dele e da portabilidade de configuração que ele permite. Pois bem, instalei aqui em uma VM pra testar porém nenhum comando funciona, sempre diz que falta alguma coisa, já procurei na internet mas as soluções que encontrei também não funcionam porque também são comandos no terminal ou parametros para o arquivo configuration.nix que também retorna erro.
Também instalei ele diretamente no SSD e deu no mesmo, não é problema com a VM.
Acabo ficando naquela situação: Funciona pra todo mundo menos pra mim
Será que alguem aí já passou por isso ou sabe como resolver?
Aqui está um exemplo quando eu tento instalar ou apenas procurar um aplicativo, diz que eu devo adicionar ‘–extra-experimental-features nix-command’, mas onde eu devo adicionar?
Ah, entendi. Você está vivendo aquele clássico drama: o sistema que encanta o mundo inteiro parece decidido a não funcionar só para você. Não se preocupe, é uma experiência quase poética, não acha? O NixOS, esse prodígio da computação moderna, exige algo de seus usuários: paciência, precisão e um toque de humildade. Ele não cede aos amadores, mas também não é cruel.
Se os comandos falham e o configuration.nix insiste em te desafiar, talvez seja o momento de encarar a verdade com elegância. Algo não está sendo feito da forma como o sistema espera. Porque, veja bem, o NixOS é como uma dança refinada: cada passo precisa ser perfeito. Se você tropeçar, ele não vai te segurar — mas também não vai te impedir de tentar de novo.
Minha sugestão, com toda a delicadeza que a situação exige, é que você revisite os fundamentos. Verifique o processo de instalação, valide suas configurações, e leia os logs como se fossem versos de uma ópera trágica. E, se precisar de ajuda, estou aqui para te guiar. Porque, no final das contas, nenhum sistema é mais teimoso do que aquele que quer ser dominado por mãos inexperientes.
No caso específico do kdenlive o nome do pacote seria “kdePackages.kdenlive”. Os pacotes no NixOS às vezes tem nomes peculiares, por isso é sempre recomendável procurar pela disponibilidade no NixOS Search.
Outra dica que daria, de alguém com certa experiência no sistema, é de evitar instalar pacotes pelo “nix-env -iA”. Apesar de ser uma opção, o NixOS é desenhado para ser um sistema declarativo em primeiro lugar, então sempre use “nix-shell -p pacote” para testá-lo quando desejar e declare o pacote dentro do arquivo “configuration.nix” para uma instalação completa - essas coisas lhe trarão menos dor de cabeça no processo de aprendizado.
A wiki também é uma excelente forma de solucionar dúvidas, ela não é perfeita como de outras distros, mas nos últimos tempos têm melhorado bastante.
O NixOs tem várias particularidades e vai demandar um investimento de tempo para você pegar o básico. Para facilitar no começo, sugiro se apoiar na documentação do site deles, que apesar de meio complexa de ler é bastante completa.
Para encontrar os “nomes certos dos pacotes”, recomendo você usar o buscador de pacotes oficial. Assim você vai sempre encontrar o nome correto. Alguns pacotes possuem nomes pouco convencionais, então, “chutar” nem sempre vai resolver.
Claro que antes de iniciar o tópico aqui no fórum eu li as instruções no site do NixOS, procurei no search.nixos.org vários apps que eu queria instalar, assisti a alguns vídeos e testei na prática
Nesse caso o Kdenlive e o OBS foram apenas exemplos, (ok, errei o nome do pacote) aconteceu o mesmo com outros pacotes e outros comandos, não só de instalação, inclusive com a busca - “nix search nixpkgs”. Tentei instalar outros apps com o “nix-env - i” ao invés de “-iA”, consegui alguns
Entendo que é necessário aprender bastante sobre o sistema para usar. Vou deixar ele instalado em VM pra ir conhecendo aos poucos. Já passei por situações assim, como no Fedora quando o DNF não funcionava pra nada. Curiosamente em outra instalação mais recente do Fedora o DNF funcionou normalmente