Comandos não funcionando no Manjaro 20.4

Instalei o Manjaro 20.4 e eu não consigo instalar pacotes ,deb e nem mesmo .rpm
E quando dou o comando ‘apt-get update’ e derivados, diz que os mesmos não podem ser encontrados. O que faço?

1 Curtida

O Manjaro é uma distribuição baseada no Arch Linux. O Arch Linux, e consequentemente o Manjaro, não usa pacotes no formato deb e nem rpm. Pacotes no formato deb podem ser usados apenas no Debian, Ubuntu e derivados, assim como pacotes no formato rpm só podem ser usados no Fedora, OpenSUSE e derivados.

Os comandos relacionados ao gerenciador de pacotes apt não irão funcionar porque o apt é um gerenciador de pacotes para pacotes no formato deb, não existindo fora dos sistemas que usam esse formato de pacote. No Arch Linux e derivados, o gerenciador de pacotes é o pacman, logo, para atualizar o sistema, se utiliza sudo pacman -Syu, para instalar algum pacote é sudo pacman -S nome-do-pacote e para remover é sudo pacman -R nome-do-pacote.

Você pode aprender mais sobre o pacman e como utilizar o mesmo na Wiki do Arch Linux. Segue o link:

3 Curtidas

Muito obrigado. Você salvou a minha noite.
Pensei que tivesse feito alguma coisa errada na instalação.
Não havia me atentado a esse detalhe.
Valeu demais!!! <3

1 Curtida

kkkkk eu já passei muita raiva com o Fedora tentando instalar um .deb, pelo visto eu não estou sozinho :sweat_smile::sweat_smile:

2 Curtidas

Ah, importante lembrar: para instalar determinados aplicativos que não estão nos repositórios do Arch ou do Manjaro, está o AUR. Ele pega os pacotes .deb ou .rpm é “dá um jeito”, compilando-os. Uma mão na roda!
Veja aí como:

1 Curtida