Comando para manter a tela desligada

Opa Galera estou usando um notebook antigo para servir como um servidor local para algums arquivos, em que se eu precisar mexer nele eu uso conexão SSH. Logo queria saber se tem algum comando no Linux que possa ou desativar a tela, ou deixar ela desligada. Uso nele um Debian sem Interface gráfica.

1 curtida

Geralmente tem uma tecla Fn que faz isso mas você pode criar um script com:

#!/usr/bin/env bash

# O próximo comando desliga a tela
xset -display :0.0 dpms force off

# O próximo comando roda até pressionar uma tecla
read -n 1 -s dummy

# O próximo comando liga a tela
xset -display :0.0 dpms force on

E executa o script, assim você consegue voltar a tela caso dê algum problema com o SSH

3 curtidas

Quando eu tentei usar o comando “xset -display :0.0 dms force off” apareceu o erro "xset: unable tô open display “:0.0"”

O gerenciamento de energia da tela no modo console é gerenciado pelo kernel. Você necessitará usar o parâmetro do kernel consoleblank=X onde X é o tempo em minutos para desligar a tela.

Aí veja se o monitor chega a desligar ou se ele apenas fica ligado mas sem imagem. Se o seu computador suportar ACPI, vc pode usar o comando setterm para mudar essas opções.Veja as opções bacanas com setterm --help

Teste o comando abaixo para ver se vai desligar a tela dentro de 1 minuto:
setterm --powersave on --powerdown=1

Se funcionar, adicione o parametro do kernel no GRUB e, se precisar do comando com a opção powerdown, vai precisar criar um serviço do systemd para executá-lo durante a inicialização do computador.

1 curtida

Não apareceu nenhum erro, porém não deu certo a tela continua ligada após 1min

  • Confirme que o driver do seu vídeo está carregado corretamente conforme o modelo.
  • Confirme que o kernel tem suporte a ACPI e que o recurso está ativado.
  • Tente usar as opções do kernel acpi_backlight=vendor ou acpi_backlight=video

Consegui encontrar uma outra solução, basicamente eu cancelei a suspensão ao baixar a tela do Notebook. Para isso eu executei o seguinte comando:

sudo systemctl mask sleep.target suspend.target hibernate.target hybrid-sleep.target

Assim ao baixar a tela ela não fica ativada, e o notebook ainda permanece ativo :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.