Comando no linux

Olá, sou novo no mundo de linux e conheci à muito pouco tempo o canal, gostaria de fazer uma pergunta sobre um comando de linux que um amigo meu me disse para colocar, o comando é o seguinte:
sudo apt install tlp tp-smapi-dkms acpi-call-dkms
Eu sei que nunca deveria de colocar um comando que não conheço o que faz, mas como é meu colega penso que não tem mal, mas ele é daqueles que gosta muito de brincar com os outros, então estou com um bocado de receio do que possa ser este comando, alguém me pode dizer o que ele faz e se tem alguma coisa de mal neste comando ?
Obrigado

1 curtida

Ele instala 3 pacotes:
o TLP, que gerencia energia em laptops
o tp-smapi-dkms, que controla firmware em thinkpads da Lenovo
o acpi-call-dkms é um módulo do kernel que controla o acpi, controladora de disco

Não sei se são necessários, mas não parece ser pegadinha…

3 curtidas

Executa o comando como outro usuário, no caso o root

É o gestor de pacotes dos Debian like

Instala 1 ou mais pacotes

TLP é uma ferramenta avançada de gerenciamento de energia para Linux. Ele vem com uma configuração padrão já otimizada para a duração da bateria. Ao mesmo tempo, é altamente personalizável para atender aos requisitos específicos do usuário.

A TLP fornece perfis de configurações separadas para AC e bateria e pode ativar ou desativar dispositivos de rádio Bluetooth, Wi-Fi e WWAN após a inicialização do sistema.

Para thinkPads, ele fornece uma maneira unificada de configurar limites de carregamento e recalibrar a bateria para todos os modelos que a suportam (via tp-smapi ou acpi-call).

O módulo de kernel tp_smapi expõe algumas características do hardware/firmware do ThinkPad através de uma interface sysfs. Atualmente, a principal funcionalidade implementada é o controle do carregamento da bateria e o status da bateria estendida. As interfaces de hardware subjacentes são SMAPI e acesso direto ao controlador incorporado.