Estava usando o Windows na minha máquina, que tem 4 discos, dois com S.O.s, um com o Windows e outro com o Ubuntu, e outros dois discos pra arquivos, gosto muito de jogar, por isso ainda não ter migrado em definitivo para o Linux, resolvi testar como ta agora jogar através do Proton.
Instalei tudo e tentei rodar jogos do Steam, utilizando as bibliotecas com os jogos já instalados pelo Windows, ele reconhece normalmente, quando tento rodar ele não abre, fui ver o log no terminal e identifiquei que o problema é que a pasta não pertence a mim.
“wineserver: /mnt/808A5C5E8A5C52B0/SteamLibrary/steamapps/compatdata/403640/pfx is not owned by you”
Fui na pasta e usei o comando chown para transferir a propriedade da pasta para o meu usuário para tentar sanar o problema, porém mesmo depois de usar o comando a propriedade não é alterada, não sei o que estou fazendo errado.
Se partição onde esta instalado os jogos for NTFS não vai funcionar, o sistema de permissão do NTFS é diferente do Linux e atualmente não tem nada implementado no NTRFS-3G(driver NTRFS) que de está opção.
Mas da para instalar drivers do filesystens do Linux no Windows, eu tentaria fazer o contrario, instalar os jogos em um filesystem do Linux e habilitar esse filesystem no Windows.
Para instalar o conversor de NTRFS para BTRFS no Ubuntu é sudo apt install ntfs2btrfs e para converter siga o exemplo da pagina que eu enviei que é ntfs2btrfs /dev/sdxx.
OK, obrigado, e quanto ao comando chown não mudar a propriedade para o meu usuário, tem algo a ver com o NTFS?
Outra coisa, antes de eu atualizar para versão mais nova do Ubuntu, eu estava com a versão 23 alguma coisa, ele funcionava com esse disco, depois que atualizei para versão mais nova parou de funcionar.
Tem a ver com a incompatibilidade do sistema de permissão usada no Windows(ntfrs) e o sistema do Linux que ainda não tem nada implementado para resolver isso no ntfs-3G(driver ntfs do Linux) e talvez no futuro tenha no Linux, já a Microsoft provavelmente vai ficar de braços cruzados, terá que ser feito pela comunidade Linux.
O ntfs vai continuar funcionando normal no Linux(respeitando as limitações) mas não é todos os programas que vão funcionar bem.
Vc pode converter ntfs para btrfs mas não pode converter btrfs para ntfs.