Com Snap e Flatpak o AUR perderá sua importância?

Você está usando a GNOME software no kde?

1 curtida

Pra usar os Snaps baixei a Snap Store, é um software com algumas dependências do Gnome mas não é a gnome software. Segui esse tutorial!

3 curtidas

Manjaro já tem um repositório muito bom, mas como o foco é facilidade de uso acho que os Flatpak’s já poderiam vir por padrão no Pamac ou Octopi. Quando vc instala o Discover o repositório Flatpak vem habilitado por padrão.

1 curtida

Tu quer dizer repo flathub?

1 curtida

Sim, isso mesmo. O repositório deveria vir por padrão, aí no Pamac ou Octopi deveria ter o opção de pesquisar nos repositórios da distro ou no flathub.

1 curtida

Até onde eu sei, o flatpak já vem instalado e habilitado no Manjaro, só não tem integração com os gerenciadores de pacotes ainda.

Saudações.

2 curtidas

Então, sem a integração nativa meio que muitos deixariam de utilizar, por mero desconhecimento.

1 curtida

Ponto importante esse do desconhecimento dos usuários, não importa o sistema, se você não procurar saber e esperar por um “outdoor” te mostrando o caminho, você sempre terá problemas, não utilizará recursos, ficará insatisfeito. Eu costumo falar que é por preguiça, mas já escutei muitas definições para isso.

Não aparecer no gerenciador de pacotes ou lojinha, não significa que não haja integração nativa no sistema.

Saudações.

2 curtidas

Geralmente as pessoas confudem fácil com intuitivo

Não disse que não tem, disse que sem aparecer “de cara” muitos usuários pensarão que não tem a integração nativa no sistema… E não são todos que vão as documentações ou buscar informações, muito user só quer usar. E é sabendo isso que muitos acham que pro Manjaro deslanchar de vez tem que ter uma central de app’s, algo ao estilo do Deepin por exemplo. Eu uso o Discover no Manjaro KDE, a integração é boa, se viesse por padrão não acharia ruim frente ao Octopi. Mas sei que quem quer ir no AUR pela central não vai ter acesso, no Pamac ou Octopi dois cliques tá habilitado o suporte.

2 curtidas

Me equivoquei quando disse que não vinha, quis dizer que não tem acesso diretamente pelos gerenciadores; mas seria uma funcionalidade bacana ter acesso ao Flathub pelo Octopi ou Pamac.

1 curtida

Bom, desculpem desenterrar o tópico…mas pude testar o Manjaro recentemente e posso dizer uma coisa: o AUR, se bem utilizado, é muito bom!!

A ideia do Snap e Flatpak é excelente, facilita muito a vida dos usuários. Mas paga-se um preço muito alto: performance e espaço para armazenamento.

É inegável a lentidão para abrir o LibreOffice (quando comparado com a versão dos repositórios). O mesmo posso dizer sobre o WPS, Kdenlive e mais alguns outros programas que tenho instalado (Flatpak).

3 curtidas

Se Flatpak e Snapcraft substituírem o AUR, vou-me do Linux para BSD ou para Haiku. Não vou permitir que Flatpak e Snapcraft engordem meu sistema. Instalei 5 aplicativos via FATpak e FATpak ocupou 8GB do meu HDD.

Sim, entretanto para app’s que não estejam oficialmente nos repositórios ou que sejam proprietários acho super válido usar da alternativa do Snap ou Flatpak; um Chrome da vida mesmo estando no AUR poderia ser facilmente mantido em um destes formatos, mas entendo quem usa e prefira o AUR. Eu praticamente não utilizava, depois de ter alguns problemas tentei parar de vez… No repositório do Manjaro já tem praticamente tudo que utilizo, o único Snap que utilizo é o “ODIO” um app proprietário pra streaming de rádio.

1 curtida

O problema é que o espaço em disco será no mínimo 2x o tamanho do programa, tanto snap quanto Flatpak

2 curtidas

O maior problema é desempenho e integração ao sistema, pelo espaço em disco boa parte não ligaria… Mas entendo sim a crítica ao espaço ocupado, é bastante válida a discussão.

2 curtidas

Olha, comecei a me aventurar em distros Arch agr, e não tenho do que reclamar. Ta tudo ali. Vejo snaps e flatpaks como um complemento para o caso de algum programa não estar. Não trocaria.

2 curtidas

É bem por ai mesmo. Mas até o momento o Manjaro tem me atendido muito bem. O que não tem nos repositórios “oficiais” o AUR tem.

3 curtidas

Olhando aqui no AUR, achei o ODIO (odio-appimage 1.4.0-1) desenvolvedor https://odio.io/

É esse que você usa?

2 curtidas

Sim sim, e é o único Snap que tenho atualmente instalado.