Com Snap e Flatpak o AUR perderá sua importância?

arch-linux
manjaro

Muitos que vem ao mundo “Arch”, pelo Manjaro, Antergos ou pelo próprio Arch falam muito do repositório da comunidade, AUR. Mas agora com pacotes Snap e Flatpak me pergunto se não é melhor ou preferível instalar um app via estes pacotes que ir no repositório da comunidade… Recentemente reinstalei o Manjaro aqui, e como é de conhecimento de todos, o AUR não vem suportado por padrão, tendo que instalar alguns pacotes extras para ter acesso via Octopi por exemplo, dado que esse repositório é mantido pela comunidade sem garantia nenhuma de funcionamento. Eu particularmente estou evitando usar o AUR, dando preferência pelos Flatpak que tenho instalado via Discover. Não que o repositório da comunidade irá morrer, longe disso, mas com Snap e Flatpak vc preferiria ainda utilizar o AUR?

0 Likes

Os scripts criados pela comunidade tornam o processo de instalação de programas disponibilizados no AUR bastante simples, mas o processo em realidade é o velho make e make install, e inclui todas as inconveniências deste método. A meu ver, Flatpak e Snap são formatos bem mais sãos e seguros que o AUR.

4 Likes

Como disse o @drakofrost, também acho pacotes snap e flatpak muito mais seguros que o AUR, todavia acho que vai levar uma vida para snap e flatpak juntos chegarem próximo à quantidade de pacotes/programas disponíveis no AUR. Então realmente acho que o AUR continuará sendo muito importante por muitos anos ainda…

3 Likes

Eu vi que alguns pacotes que utilizava via AUR sempre estavam desatualizados ou conflitavam nas atualizações do Manjaro, e praticamente tudo que utilizo aqui achei em Flatpak por exemplo… A versão do Gradio por exemplo, tá mais atualizada; vou só corrigir o tema pra ficar com o visual do Breeze; um rapaz me passou um tutorial, irei fazê-lo.

0 Likes

O famoso dependency hell é um dos maiores problemas de se instalar pacotes manualmente.

2 Likes

Em um futuro onde os Snaps e flatpaks tenham mais pacotes que o AUR provalvemente, eu pessoalmente prefiro ficar com o aur do que os flatpaks e snaps por eu achar a instalaçao desses programas consumir mais espaço, geralmente serem mais lentos para abir (no SSD não sentir grande diferença, mas no hd já é mais perceptivel)

2 Likes

Vi que a Canonical está ciente dos problemas e já disse que focará na performance do mesmo, e pelo que vejo, aos que não se importam com softwares proprietários, será via Snap que teremos muitas coisas vindo ao Linux. Vc descobre até programa novo pela loja, parece que as empresas irão abraçar legal esse formato de empacotamento.

1 Like

A maioria dos programas que uso e tenho interesse já acho nos repositórios normalmente, o Citra é um bom exemplo disso, mas por hora eu não vou usar os snaps, só quando eu realmente precisar dele usarei ele aqui no arch mesmo.

1 Like

Eu não sou adpepto de snap e muito menos flatpack devido ao tamanho quanto aos snaps pra min sempre demoram para iniciar. O AUR sempre vai atender usuarios como eu q gostam de ter softwares mais atualizados e acho eu mais praticos tambem.

2 Likes

Depende o software, os mais conhecidos sim, a comunidade tá aí pra não nos deixar na mão, mas sempre terá um ou outro que fica meio que sem importância ou que demora a ter atualização, por exemplo eu uso o Gradio pra ouvir rádio online, nem sabia que tinha versão 7.2 pois no AUR só tinha até recentemente a 7.1, quando quis testar o flatpak aqui, testei esse programa, aí fui saber que tinham já a versão 7.2 e já tem um tempinho. Agora que finalmente instalei o Snapd aqui, e a loja de apps, vou testar o WPS; programas assim eu tendo os Snap e Flatpak, acho que daria minha preferência a estes pacotes.

1 Like

Estou baixando agora o WPS

2 Likes

Alguns programas na última versão tem tendência a vir em flatpak/snap, nesses casos quando eu realmente quero usar alguma versão mais nova na hora do momento uso eles, mas geralmente fico com as versões dos repositórios ou do AUR.

1 Like

Temas, pacotes de ícones, algum plug-in… é AUR e não tem outra, mas programas maiores, especialmente proprietários, tendo o pacote “oficial” via Snap por exemplo, acho que tenderia a tal; os problemas de performance, as vezes releva-se para ter sempre o pacote mais atualizado instalado. Agora é diferente substituir os que já tem nos repositórios oficiais da distro por pacotes Flatpak e Snap, aí não, por hoje não.

1 Like

Tem finalidades diferentes apesar de serem parecidos em alguns pontos, os snaps e flatpak não vão substituir o AUR pelo menos a médio prazo

2 Likes

Até fiquei animado com a versão 2019… Mas é deplorável o que fazem quanto a tradução + dicionário para a plataforma (digo para a versão Linux).

Não tenho dificuldades em usar em inglês… é mais cisma pessoal :sweat_smile: estar em Português do Brasil. Mas o dicionário não é nada confiável (se não é pt-PT, é muito desatualizado).

Se não me engano, a versão no Snapcraft ainda está na 2016… Só no Flathub já está na 2019.

1 Like

Sim, reparei isso; mas já já vem a atualização no Snapcraft também… por enquanto, sem o português-br é melhor ficar na 2016 kk.

1 Like

Uma dúvida… se eu instalo um snap/flatpack… o “buscar atualizações” busca por atualizações nesses snaps/flats que eu instalei? Ou tenho que ver se saiu uma versao nova do app por minha conta ?
Uso Kubuntu 18.10.

Att

0 Likes

Não entrarei no mérito sobre a AUR perder relevância por conta dos novos modelos de empacotamento, vou adicionar a informação de porque existe conflitos ou erros com o Manjaro.

A AUR é mais para ser utilizada com o Manjaro testing e não o stable, e por isso os conflitos e possíveis quebras.

Ao ler e intender o funcionamento do sistema, dependências, etc, os usuários saberiam editar os pkgbuilds e adicionar as versões corretas das dependências que o Manjaro stable utiliza e assim evitando erros e quebra.

Mas como sempre falam, usuário não quer ter que ter trabalho, quer chegar instalar e funcionar. Só acho que para esses usuários o “melhor” seja esses outros empacotamentos.

Para quem quer ter controle sobre o que é instalado no sistema de fora do repositório padrão, a AUR vai continuar sendo a melhor escolha (desde que se leia sobre).

Saudações.

2 Likes

Sim, nos gerenciadores de pacotes e centrais tem a integração com as atualizações.

2 Likes

minha opinião, não perderá, ficará mais focado para pessoas que queiram testar builds, receber feedback sobre elas etc… não como um repositório que você fala para qualquer usuário: “veja uma grande fonte de programas para instalar qualquer programa que você precise!”

sobre a pergunta de “preferir” um ou outro, creio que é pessoal para cada um.
o que acho que vai acontecer é de ser mais usado o que a distro suporta por padrão e o quão bom ela implementa isso…

2 Likes