Com qual distro você iniciou no mundo Linux?

Minha primeira distro foi o Kali Linux (com gnome). Talvez lá por 2016.
Baixei só naquela de “quebrar senha do wifi do vizinho” kkkk
Com o tempo fui aprendendo a usar. Aí do nada parei.
Comecei a me interessar por servidores e programação e com o tempo descobri o que era o linux.
Hoje uso Manjaro KDE como principal e Windows 10 só pra jogos (Pelo meu hardware ser mais básico).

Comecei com Kurumin 6… Não apenas era uma ótima distribuição como fazia coisas que até hoje acredito que sirva de inspiração pra muita gente. Muita coisa vinha pronta pro mercado brasileiro (já vinha com discador de modem pré configurado e vinha pré carregado com a maioria dos drivers de Modem 3g) e os ícones mágicos? Que faziam a vida de muita gente com NVIDIA e ati mais fácil numa época o de um gerenciador de drivers pra Linux era apenas um sonho.

Devo reconhecer que hoje o Linux mudou muito e pra melhor hoje temos steam temos spotfiy temos Skype oficial e temos aí os snaps pra ajudar com as instalações mas muito fã popularização do Linux se deve a essa distro que literalmente pegou na mão de muita gente e apresentou o Linux…

Todos os scripts eram muito didáticos eles não apenas resolviam um problema eles te explicavam exatamente o que estava sendo feito no processo como e porquê… Desde o instalador até a adição de algum driver e isso eu sinto falta nas distros de hoje… O Kurumin era didático e fácil de usar sem necessariamente esconder a complexidade do sistema. @Dio você devia fazer Review do Kurumin 7 cara eu sei que ele é meio chato de rodar em VM mas acredito que possamos te dar uma mão… Pois essa merece. Eu vi um Review seu do NG mas o Kurumin 7 cara era base Knoppix e não Ubuntu como a NG tinha recursos como remaster de iso nativo persistência em pendrive quando isso nem era sonhado kkk

Pra rodar o Kurumin eu tive mais sorte com o VMware Player emulando hardware antigo… No Vbox é mais complexa mas se mudar o Chipset pro antigo pix3 deixar apenas um núcleo e desativar o pae e deixar uma soundblaster pra som e imagem amd antiga pra rede deve subir… quem sabe no fim de semana eu não faça uma vm :slight_smile: saudade

A primeira distribuição que eu instalei no computador pessoal foi o Ubuntu 9.04. Sempre gostei de conhecer versões diferentes do Linux, tanto é que descobri esse mundo quando ia até os mercados/hipermercados e “usava” os computadores com diferentes versões do Linux. Uma das primeiras distros que usei, mas não em meu computador, foi a Insigne Linux, uma que vinha pré-instalada em computadores da STi. Lembro também daquelas revistas que vinham com o CD do Mandriva. Nunca cheguei a instalar, mas lembro delas.

Conheça o KURUMIN, a distro Linux brasileira LEGENDÁRIA!

Não é o 7 mas ajuda a matar as saudades…

Iniciei com o lubuntu. Na época eu buscava uma alternativa ao windows.

Putz!!! WinLinux! Agora que eu li o nome que me caiu a ficha, eu tenho quase certeza que esse foi a primeira instalação Linux que pai pai tentou lá por 98 no nosso Pentium 166.

Nossa, me lembro quando lançou a 14.04 kkkk bons tempos

Lá em 2015, um pouco velhinha nisso, eu usava ainda em virtual machine, mas comecei com um Ubuntu, normal, até que fui mudando pra ver onde queria parar. Ai, agora estou estacionada no Mint.
Mas, comecei mesmo no Ubuntu.

Eu comecei com ubuntu 12.04

KURUMIN 2.0, num pentium 133, 512 de ram.

Não acreditei no que via: um sistema operacional completamente desconhecido para mim, rodando direto do cd.

Eu queria ter usado o Kurumin na época em que ele ainda tava na ativa. Me parece que foi uma distro bem avançada pra sua época em quesito de facilidade.

Sou bem novo, logo comecei no Ubuntu 12.04
Creio que a maioria foi em alguma distro baseada em Debian/Ubuntu devido a popularidade de ambos, e com isso vem os diversos tutoriais e fóruns.

Cara eu não lembrava desse winlinux! Na época foi apresentado como uma revolução para a experimentação do Linux, aí veio o live-cd e não ouvi falar mais dele

Se não me engano houve uma versão posterior chamada WinLinux2001 mas depois disso nunca mais ouvi falar.

Usei Kurumin durante uns dois anos em duplo boot com Windows 2000 Professional no mesmo notebook (um Compaq Armada Pentium III 800 MHz, 316 MB RAM e HD 20GB), O detalhe é que na época eu tinha uma impressora Lexmark Z33 que eu não conseguia fazer funcionar de jeito nenhum no Windows mas funcionava normalmente no Kurumin. Nenhum driver da Lexmark para Windows 2000 funcionava corretamente. Instalva, fazia a configuração mas não funcionava. Já no Kurumin tinha que usar uns truques para instalar o driver mas depois de configurada funcionava muito bem.

Usei primeiro foi o Mandriva KDE, lá em 2009 através do computador da positivo informática. Minha primeira experiência com LINUX. Foi marcante !

Meu primeiro contato efetivo foi com o Conectiva Red Hat em 1999 mas a dificuldade de acesso a uma internet decente e a falta de conhecimento/programas compatíveis em recursos ao Office e Corel me fizeram voltar ao Windows 98. Ainda comprei uma revista com o Corel Linux mas a falta de compatibilidade com hardware foi decepcionante.

Em 2012, de posse de um Netbook, buscava uma alternativa mais produtiva ao Windows Starter, quando lembrei do Linux. Grata surpresa minha ao instalar o Ubuntu 11.10 e posteriormente o 12.04 LTS e realizar que o sistema tinha evoluído de maneira tão significativa! Voltei a utilizar o sistema, mas dessa vez de forma produtiva até o Ubuntu 14.04, quando novamente deixei o sistema por conta dos problemas com os drivers nVidia e a falta de produtividade com o sistema da faculdade que é todo baseado em soluções Microsoft.

Hoje retornei em definitivo ao mundo Linux mas através do KDE Neon (Ubuntu 18.04 LTS) para produção. O próximo passo será o de migrar minha biblioteca Steam para o Linux e deixar o Windows 10 apenas para tocar um projeto pessoal.

Também comecei com a Conectiva. Fiquei muito triste quando ela acabou, mas hoje vou de Regata OS, que me satisfaz plenamente.

Foi a dez anos atrás, eu era bem novo e tive a sorte de em meu primeiro contato com um PC usar Linux, a distro era o Ubuntu 9.04.