Com qual distro você iniciou no mundo Linux?

Iniciei no Ubuntu 14.04 e continuo com ele, só que no Ubuntu Mate 18.04.

3 curtidas

Comecei com o Kurumin 5

2 curtidas

kurumim
kurumin
kurumim

1 curtida

Com o bom e velho Kurumin

17 curtidas

O primeiro contato que tive foi com lendário Kurumin (não lembro qual versão exatamente) nas aula de informática no ensino fundamental, lá pelos idos de 2006-2007.

1 curtida

Saudades do grande mestre Morimoto.

1 curtida

Eu particularmente sempre tentei dar umas escapadas pro mundo linux, por que sempre diziam que linux era coisa de hacker e programador(duas coisas que eu algum dia queria ser), mas sempre que eu tentava usar eu usava o Ubuntu, na época usava Unity, e pra quem vem do Windows é uma diferença grande, nunca cheguei a me acostumar. Até que entrei na faculdade, e resolvi usar linux full time, com o linux mint e a experiencia foi bem mais fácil, mas a distro que me fez olhar o mundo linux com olhos diferentes foi o Debian(em questão de usabilidade). Então se existem duas distros que eu sou muito grato são o Mint e o Debian.

4 curtidas

SuSE Linux Enterprise Server em 2003.

1 curtida

A primeira primeira já não tenho certeza… meu Pai foi quem se aventurou na primeira instalação de Linux em casa, mas me lembro de receber numa revista ou algo assim o TechLinux 2.0, Distro baseada no Conectiva com Gnome 1.

Foi o primeiro que a gente usou em casa, mas o primeiro que eu instalei por mim mesmo foi o Tech Linux 3.0… daí foi Kurumin, Debian, Ubuntu, Arch, Suse, Slack, Fedora, etc.

(cascalho… tô velho XD)

2 curtidas

Opa, @foxbit começamos com o mesmo sistema. :slight_smile: Conectiva Linux, porém, você ainda é mais velho que eu, minha primeira versão foi a 7.0 na qual estudei e tirei a minha primeira certificação de linux: Certficação Conectiva :slight_smile:

2 curtidas

Ainda hoje é bonito o danado!

1 curtida

Ubuntu 8.04, Kurumin e Librix. Atualmente Linux Mint e Lubuntu quanto a máquina é muito antiga.

1 curtida

Bateu a saudade do Kurumin!!!

1 curtida

Era 1996 e eu comprei a Geek 06. No cd-rom do mês havia uma distro chamada WinLinux 2000. Era uma distro que instalava pelo Windows e criava um ícone na área de trabalho. Ao clicar duas vezes o computador era reiniciado e iniciava o Linux. Era baseada no Slackware 7.0 com kernel 2.2.14 com KDE 2.0 e rodava em partição FAT32. Foi o aperitivo. Depois dela passei por Conectiva 5/6/7/8, Mandrake 8.0/8.1/8.2/9.0/9.1/10.0, SuSE 9.2, Red Hat 7.3, Kurumin 5/6/7, Ubuntu 8.04 até 14.04. Também experimentei PinguyOS, Elementary OS, Mint, entre outras mas hoje em dia rodo Salix OS 14.2 XFCE (baseada no Slackware 14.2).

5 curtidas

Cara… Eu lembro desse winlinux! Mas não cheguei a usar,

1 curtida

Comecei lá pelos idos do ano de 2001 com Red Hat, que instalei usando um CD que veio numa revista que comprei na banca de jornal.

2 curtidas

Cai aleatoriamente em 2015 num vídeo do Diolinux. Em 2016, comecei a assistir um vídeo atrás do outro, porque tinha acabado de entrar na faculdade e numa greve simultaneamente, e a gostar bastante do que tava vendo. Quando minha faculdade voltou a funcionar, alguns dos computadores de lá usavam o Ubuntu 14.04, assim como uma colega, alguns outros computadores de la usavam o Mint (não sei em qual versão, mas uma versão antiga também, até hoje) e um outro amigo meu usava uma outra distro, que não sei qual era. No começo de 2017 tomei coragem e pedi pra formatarem meu notebook pra mim, na época não fazia ideia em como fazer, e pedi pra instalarem o Ubuntu 16.04, porque era a distro que eu mais via falar na internet, principalmente no Diolinux, que já era um dos canais que eu mais acompanhava. A partir daí, continuei estudando sobre as distribuições e troquei de distro mais duas vezes. A primeira vez, porque fiz merda e não conseguia instalar, desinstalar ou atualizar programa nenhum no Ubuntu mais. Fui pro Deepin, porque me encantei com a beleza do sistema, mas fiz merda de novo, o computador só ligava em modo de recuperação, não sabia como resolver e formatei outra vez. Tô no Mint 18.3 agora, e tô gostando bastante, mas já com um fogo pra mudar de distro. Talvez volte pro Ubuntu, talvez pro Deepin, penso em ir pra alguma que não seja baseada no Debian também, pra ver alguma coisa diferente.

3 curtidas

Minha primeira distro foi o Kali Linux (com gnome). Talvez lá por 2016.
Baixei só naquela de “quebrar senha do wifi do vizinho” kkkk
Com o tempo fui aprendendo a usar. Aí do nada parei.
Comecei a me interessar por servidores e programação e com o tempo descobri o que era o linux.
Hoje uso Manjaro KDE como principal e Windows 10 só pra jogos (Pelo meu hardware ser mais básico).

3 curtidas

Comecei com Kurumin 6… Não apenas era uma ótima distribuição como fazia coisas que até hoje acredito que sirva de inspiração pra muita gente. Muita coisa vinha pronta pro mercado brasileiro (já vinha com discador de modem pré configurado e vinha pré carregado com a maioria dos drivers de Modem 3g) e os ícones mágicos? Que faziam a vida de muita gente com NVIDIA e ati mais fácil numa época o de um gerenciador de drivers pra Linux era apenas um sonho.

Devo reconhecer que hoje o Linux mudou muito e pra melhor hoje temos steam temos spotfiy temos Skype oficial e temos aí os snaps pra ajudar com as instalações mas muito fã popularização do Linux se deve a essa distro que literalmente pegou na mão de muita gente e apresentou o Linux…

Todos os scripts eram muito didáticos eles não apenas resolviam um problema eles te explicavam exatamente o que estava sendo feito no processo como e porquê… Desde o instalador até a adição de algum driver e isso eu sinto falta nas distros de hoje… O Kurumin era didático e fácil de usar sem necessariamente esconder a complexidade do sistema. @Dio você devia fazer Review do Kurumin 7 cara eu sei que ele é meio chato de rodar em VM mas acredito que possamos te dar uma mão… Pois essa merece. Eu vi um Review seu do NG mas o Kurumin 7 cara era base Knoppix e não Ubuntu como a NG tinha recursos como remaster de iso nativo persistência em pendrive quando isso nem era sonhado kkk

6 curtidas

Pra rodar o Kurumin eu tive mais sorte com o VMware Player emulando hardware antigo… No Vbox é mais complexa mas se mudar o Chipset pro antigo pix3 deixar apenas um núcleo e desativar o pae e deixar uma soundblaster pra som e imagem amd antiga pra rede deve subir… quem sabe no fim de semana eu não faça uma vm :slight_smile: saudade

2 curtidas