Sempre usei Ubuntu e Debian ou seus derivados inclusive com Steam. Entretanto recentemente precisei começar a mexer com algumas coisas que precisavam de pacotes mais recentes. Então para testar instalei Manjaro KDE e CachyOS. Jogos continuaram ótimos, Só que alguns programas que normalmente eu teria um instalador .DEB nos “filhos e netos” do Debian e RPM no “Fedora e seus filhos”, nos “filhos do Arch” teria que obrigatoriamente usar Flatpak ou o AUR. (Snap não quero). Fora os problemas recentes de segurança e estabilidade com AUR que complica.
Como não precisava de nada tão Bleeding Edge como os membros da família Arch, instalei o Fedora KDE. Infelizmente como o Fedora vem muito cru, fui parar no Nobara. Ele pareceu o “Mint da Família Fedora”. Entretanto estou tendo um problema chato que nunca aconteceu antes. Na Steam, meu games não estão passando de 60 fps. Na família Debian funcionava bem mais que isto. Na família Arch também. Só tive este problema no Fedora e no Nobara. Já olhei no drive de vídeo (nvidia-smi) e tudo perfeito. No game também s/ V-sync.
Alguém tem alguma sugestão?
nesse caso depende também do seu hardware, uma distro focada em games obviamente vai ajudar e muito no quesito de ser mais otimizado e focado para games como o bazzite que eu uso atualmente, eu usava outras distros porém eu estava com um pouco de preguiça de instalar os drivers manualmente e queria uma otimização melhor, eu escolhi o bazzite pela praticidade e otimização, mas de modo geral depende também do seu hardware
O Engraçado é que no Mint (Cinnamon) lembro de ter feito tudo manualmente e funcionou a 200 fps. No CachyOS (KDE) não fiz nada e funcionou a 200 fps. Decidi ficar na família Fedora e nem manualmente (Fedora KDE) e nem automaticamente (Nobara) passou de 60 fps. ![]()
pior que dependendo do desktop enviroment pode fazer diferença
Sim concordo. Entretanto se o Desktop Environment fosse a causa, não teria funcionado no CachyOS que também é KDE.
Salve pessoal.
Acredito que um ponto importante é saber exatamente qual é o seu hardware e de quais jogos estamos falando.
Que eu recorde, o comportamento padrão do driver da Nvidia é deixar a aplicação decidir se ativa o recurso ou não, enquanto do ponto de vista da distro generalista como o Fedora não faz sentido ativar esse recurso que não afeta o uso comum com programas.
Isto posto, você pode tentar usar o painel de controle da Nvidia para mudar o vsync para desativado por padrão, aí veja se causa algum impacto no setup.
/usr/bin/nvidia-settings -a 'SyncToVBlank=0'
![]()
Talvez uma configuração do Nobara? Provavelmente ele configura o limite de V-Sync como 60 FPS (É só uma teoria). Tenta jogar sem v-sync e com v-sync e vê se o fps continua em 60, se sim, tenta me dizer
É um chute que até o momento não há evidências para sustentar, pensa pelo seguinte ângulo: existem mais gamers que querem ver o FPS no máximo ou que preferem capar em 60?
Só investigando para entender esse fenômeno.
![]()
Aqui, no meu laptop bomba, rodar em 60 FPS é o sinônimo de surpresa. O cache do Celeron é tão pouco que rodar Mine 1.8.9 se torna um desafio, quem saiba um dia eu consiga jogar em 60 fps