Colocar Windows em um SSD com Linux já instalado nele

gente, é o seguinte, estou usando o Manjaro nessa partição de 155 do ssd, mas quero instalar um windows na partição de 58. Porém, meu medo é: na hora que o pc iniciar que ele inicie direto no Windows e “pule o manjaro”. tenho um HD, pensei mudar o grub para lá e colocar ele como o primeiro HD ao ser iniciado, mas n sei como muda o grub tbm. Alguma ideia?

Eu já modifiquei a ordem doe boot seguindo um tutorial como este:

Basicamente é abrir o arquivo de configurações do Grub e alterar para o número do S.O correspondente ao que aparece na listagem.

Seu disco tem particionamento do tipo MBR/dos, então é certeza que quando instalar o windows o bootloader atual será sobrescrito. Normal, afinal esse tipo de particionamento não tem suporte a multi-boot e vc vai precisar “recuperar o grub”.

O jeito correto e mais fácil é, antes de instalar o windows, vc instalar o grub em um pendrive. Desse modo o computador poderá iniciar no seu sistema operacional atual usando esse pendrive “de recuperação”. Daí logando no seu sistema, segue o procedimento pra instalar o grub novamente no disco. Isso irá sobrescrever o bootloader do windows e instalar o grub. Tenha certeza que instalou o pacote “os-prober” para o grub detectar a instalação do windows.

1 Curtida

Acho que esse tutorial deve ajudar - tenha um pendrive de instalação do Manjaro que creio que funcionará

Poxa, então vou fazer um backup e formatar tudo de uma vez, assim eu instalo eles UEFI. Obrigado! :heart:

1 Curtida

Ah, se vc pode usar UEFI, é a melhor coisa!

O backup é recomendado em qualquer caso! Se não tem, comece por ele!