Códigos do ChromeOS revelam que Chromebooks para Games podem ser lançados

Vi uma matéria no Adrenaline: https://adrenaline.com.br/noticias/v/73298/codigos-do-chrome-os-revelam-que-chromebooks-para-jogos-podem-ser-lancados

se isso realmente acontecer, Linux vai ganhar ainda mais atenção e o Chromeos vai se tornar mais completo, para mim esse sistema tem muito potencial desperdiçado, espero que a Google se mexa e invista mais nesse sistema.

Também torço para a iniciativa dar certo, assim como o Stadia também. Quantos mais empresas e usuários estiverem usando Linux/Vulkan/Wine/Proton/DXVK/VKD3D mais o Linux vai se consolidar como uma plataforma de jogos.

1 curtida

Será que isso seria para jogar:
1 - Jogos de Android (smartphones e tablets) portados para ChromeOS;
2 - Serviços de jogos por streaming;
3 - Jogos tradicionais de forma local nativamente desenvolvidos para o sistema.
?

2 curtidas

Jogos de Android já funcionam bem através de gráficos integrados. Acho que o principal o objetivo é pra rodar jogos de PC mesmo através da Steam, utilizando uma VM/container de Linux. Rodaria jogos nativos de Linux e de Windows fazendo uso do Proton. Projeto Borealis:

2 curtidas

Penso que é uma “resposta” de mercado ao Steam Deck - pra aqueles que querem jogar tendo um Cromibuque e não quer comprar outro portátil

1 curtida

Então, imagino que as especificações de hardware vão ter que melhorar, ao menos um pouco, porque no streaming hoje é jogável, mas, muitos jogos apresentam efeitos colaterais:

2 curtidas

Mas esse problema que é mostrado no vídeo nāo parece ter relação com a performance do Chromebook pra jogar via Streaming. O autor do vídeo inclusive relata que o jogo está rodando bem, tirando o bug da tela verde que aparece de vez em quando. Ele está rodando o aplicativo de Android, que parece ser realmente problemático em Chromebooks pelos relatos, mas nāo tem nada a ver com performance do Chromebook, e sim com os bugs que podem existir ao se rodar aplicativos de Android no Chorme OS.

E ele ainda estava rodando a versão preview do XCloud, antes da abertura do serviço para o público geral assinar e jogar. O serviço ainda estava em fase inicial de testes, o que por si só já pode ser problemático.

Agora que o serviço foi lançado e está disponível para todos, acredito que deva rodar sem problemas em qualquer Chromebook, principalmente utilizando a versão Web do serviço que acredito ser a versão mais indicada para Chromebooks. Tem vídeos do Dio testando o serviço em um Chromebook e funciona perfeitamente:

Por fim acho que os Chromebooks “gamers” que serão lançados, teram configurações medianas, conseguindo rodar jogos recentes em boa qualidade, mas nada extremo acredito.

3 curtidas

que legal.

1 curtida

Gente, é só suporte a luzinhas num teclado, se a ideia é deixar a plataforma Chromebook mais “gamer” esse é exatamente o ponto menos importante no momento

1 curtida

Ué, RGB = Gamer
/s

1 curtida

Só tem “perfumaria” nesses códigos?