Código para upgrade Ubuntu

ubuntu

É possível que eu, presente na versão 18.04 consiga atualizar para o futuro 19.04?? Com comandos mais ou menos dist-upgrade, coisas assim

0 Likes

Teria que atualizar para o 18.10 primeiro, uma instalação limpa seria mais rápida do que dois upgrades.

1 Like

Ainda não pois o 19.04 não foi lançado, nem mesmo um beta do momento.

1 Like

é possível, mas não recomendado, pois vai sair de uma LTS para uma versão mais de “teste” além da diferença de versionamento ser muito grande…

0 Likes

Saindo do tópico um pouco, o Ubuntu tem que se tornar ou ter uma vertente Rolling Release; deixar as LTS para cada dois anos, num ramo estável e as não LTS passar para um ramo “rolling release”; podendo ter um canal beta para testes, e um ramo rolling mais estável, tipo o Manjaro é do Arch, sem ser algo tão agressivo como o Tumbleweed do openSuse.

1 Like

eu não sei como anda a confiabilidade em upgrades entre versões do Ubuntu depois do systemd, antes não era nada confiável, caso esteja boa / recomendável, da pra se usar like Fedora, que vai atualizando de versão via gerenciador de pacotes, quase um RR…

1 Like

Poderia ser de fato. Os lançamentos intermediários deveriam ser encarados como versões Beta pela Canonical e pelo Público, e existe uma versão “rolling” do Ubuntu chamada Ubuntu Devel, que sempre tem tudo de mais novo e atualiza sem parar sem nunca ser lançada.

A questão é em algum momento for possível entregar todo um sistema em Snap, ser Rolling ou não, não fará diferença, porque o sistema será todo modular.

1 Like

Gente eu quis dizer numa situação hipotética considerando o 19.04 já lançado

0 Likes

Como se fosse eu querendo sair do 16.04 para o 18.04, entendem?

0 Likes

Estou questionando isso porque certa vez eu vi um video no youtube do cara ensinando a atualizar do 16.04 pro 18.04 com uns 4/5 comandos. Fiquei ??

0 Likes

É uma péssima ideia. Fatalmente dará erro, conflito ou algo assim.

0 Likes

Nesse caso sim, é possível, mas como já comentaram, é mais fácil formatar e instalar novamente.

0 Likes

É possível fazer o upgrade de uma versão LTS para a próxima versão LTS, no caso de versões não LTS, não é possível pular versões. O Ubuntu 19.04 não é uma versão LTS, portanto você teria que atualizar para o 18.10 primeiro. Como eu disse no meu primeiro post, é mais rápido fazer uma instalação limpa do que fazer dois upgrades.

Versões LTS são lançadas a cada dois anos, sempre em anos pares e no mês de abril, 12.04, 16.04, 18.04, 20.04, 22.04, 24,04, etc.

1 Like

Eras eu tinha esquecido disso. Eu estava muito tentado a usar o 19.04 como pessoal (primeiro ia colocar em dual, e se realmente me fosse favorável torná-la main), mas esse 19 então só terá suporte até 2020, isso?

0 Likes

Versões não-LTS tem suporte de 9 meses.

0 Likes