Código-fonte do Windows XP vazado na internet

Código-fonte do Windows XP foi vazado no 4chan, ainda não tem um pronunciamento da Microsoft.

2 Curtidas

Será que vamos ter um KernelEx para Windows XP agora?

Resumo

(KernelEx foi/é uma modificação do kernel32.dll do Windows 2000, que teve código vazado na internet, que trazia algumas funções exclusivas do Windows XP. Talvez recriem partes do Vista/7/10)

Isso me lembro que a campanha que fizeram para lançar o código fonte do Windows 7. Agora me pergunto se o Windows XP poderia ser um alvo mais “viável” da campanha (não que tenha muita chance de vermos código de um Windows fora de vazamentos), muitas empresas ainda dependem de software legado para ele e já lhe faltam muitas funções para ser viável usar programas modernos nele.

3 Curtidas

A galera do Wine deve ter ido a loucura

3 Curtidas

eu lembro dessa campanha HAHAHHAHAH, muito inocente

Nessa campanha para liberar o código fonte do Windows 7, a FSF mandou um HD para Microsoft colocar o código lá hahahhaha de zueira eu ia instalar Windows 10 nesse HD e devolver kkkk

Vários sites já reportaram o vazamento.

3 Curtidas

Caras devem tar putassos com isso, porque a Microsoft pode dizer “eles tão copiando o código fonte do Windows XP, juiz!”. E nos Estados Unidos, só aparecer no tribunal e custear o processo já é caro pra caramba.

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/204295-codigo-fonte-windows-xp-server-2003-vazam-web.htm

Ao menos agora eles podem comparar o código com o original, dessa forma garantindo a diferença antes mesmo de entrar em “produção”.

1 Curtida

Eles podem dizer isso, mas se eles não puderem provar, de nada adianta. Problema seria se os desenvolvedores do Wine usassem o código vazado no Wine, caso contrário, caso eles utilizem apenas como fonte para estudos para aprimorar a camada de compatibilidade, não há problema.

3 Curtidas

A MS não precisa prova o problema é como o @Capezotte disse:
"Nos Estados Unidos, só aparecer no tribunal e custear o processo já é caro pra caramba. "

2 Curtidas

Agora sai uma versão final do ReactOS isso se não saírem outros sistemas, rsrs.

1 Curtida

Uma notícia dessa é uma vantagem e desvantagem ao mesmo, pelo lado da desvantagem é que agora muitos poderão se aproveitar de novas “brechas” para burlar ainda mais o sistema, no qual muitos locais ainda utilizam como seu principal SO.

Já a vantagem vai ser principalmente para a parte do pessoal Open Source, que agora poderá verificar o código de forma a deixar mais compatível para serem utilizados os softwares Windows para outros SOs (aka Linux).

Assim como o Davi disse ali em cima, o pessoal responsável pelo Wine devem está com o sorrido de orelha a orelha xD.

Vamos ver o que vai vim pelo futuro, torcendo que melhore muito a compatibilidade dos programas do Windows para Linux.

3 Curtidas

Na minha opinião o react os poderá se beneficiar disso
Ou isso seria uma forma da Microsoft meter um processo em cima do react os?

Bem que poderia ser o código-fonte do Windows 7, hoje a maioria dos softwares de uso profissional, não são compatíveis com Windows XP.

2 Curtidas

Projetos como React OS e Wine só são possíveis justamente porque os desenvolvedores podem dizer que estão fazendo o desenvolvimento em Clean Room.

Como o Capezotte disse, só em custear o processo que eles podem receber da Microsoft já é um problema.

2 Curtidas

A Microsoft já entrou com uma ação contra o ReactOS no passado pelo que li, porém, não deu em nada porque aparentemente eles não copiam o sistema, mas, o “constroem do zero”. Seria inclusive por essa razão entre outras que o sistema se desenvolve tão devagar.
Há rumores de que o próprio ReactOS surgiu após um vazamento de dados do Windows NT (Windows 2000 se não me engano) na Rússia.

Me pergunto se poderiam sair “distros” baseadas no Windows XP, e ainda com suporte a hardware novo. Sim, é claro que seriam cópias ilegais, mas não é como se já não tivéssemos cópias ilegais do Windows passando por aí…

1 Curtida

Acho difícil sair qualquer coisa desse vazamento. Qualquer pessoa ou empresa que usar esse código pode ser processado. Além disso, precisaria de uma equipe grande para manipular esse código para aprimorá-lo. Para mim, é simples. Sistemas antigos tem se ser abandonados.

2 Curtidas

Eu tive curiosidade de ir até o forum do ReactOS pra saber o que estavam falando desse vazamento. Alguém tocou no assunto deles utilizarem o código vazado, mas um dos desenvolvedores ficou extremamente irritado com a sugestão!
O desenvolvedor disse que não iria utilizar um código ilegal e roubado (o que eu concordo)…

Segue a fonte:

3 Curtidas

Interessante sua idéia. Sim, é um princípio deles, ainda mais que já foram acusados no passado pela Microsoft de justamente fazerem isso. Mas, eu acredito que de uma forma ou de outra, mesmo não usando naturalmente o código, isso os auxiliará indiretamente a conhecerem mais a fundo o sistema.