Clonezilla, mmx64 e MokManager

Tentei usar o Clonezilla Live, e não consegui nem inicializar.

Primeiro, usei um DVD de Maio 2021, que eu já tinha usado, sem qualquer problema. – Portanto, o problema não é causado por nenhuma “novidade” introduzida recentemente.

Aquele DVD podia estar estragado, superado etc. – então baixei mais 2 ISOs atuais (versões Debian e Ubuntu), verifiquei pelo sha256sum (Ok) e gerei mais 2 DVDs – e deu o mesmo problema.

Será que deu cupim no hardware?

Tem que ver se a superfície do DVD esta com problema, vc poderia fazer isso chegando o sum da gravação do DVD, mas eu não sei se foi criado sum dos arquivos gravados, outra forma de verificar a integridade da superficie do DVD é colocar o leitor para fazer uma leitura inteira do DVD usando um programa(Exe: K3B, Brasero) gerador de imagem de DVD.

1 curtida

Acho mais possível algum problema no leitor / gravador de DVD, ou até na placa-mãe… Afinal, o problema se repetiu com 3 DVDs – um gravado em 2021 e 2 gravados hoje.

Em todo caso, na falta de uma sessão Live Clonezilla, acabei experimentando o KDE Partition Manager (no MX Linux), e ele clonou a partição /home (XFS) do openSUSE.

Em Novembro 2021, nem o GParted nem o K-Part-Manager clonavam partições XFS (ou pelo menos, foi o que me pareceu na época):

Hoje tentei, pra ver se ia colar… e colou:

Acabou sendo até melhor, pois lembro que o Live Clonezilla era confuso, cheio de opções que não entendo. Pelo K-Part-Manager foi um doce-de-coco.

Não copiou o UUID, então tive de editar o /etc/fstab – e o openSUSE está funcionando perfeitamente.

Olá!

mmx64 e mokmanager estão ligados à EFI e SecureBoot.

Minha suspeita é de que não está conseguindo certificar corretamente as chaves do secureboot porque na mídia não estão presente os elementos para verificar a auto assinatura, caso você esteja com o SecureBoot ativado no computador.

Se desativar ele deve passar direto.
Mas o melhor é conseguir funcionar normal com secureboot.
Diás atrás dei boot aqui com clonezilla via pendrive e secureboot ativo pra clonar um disco e passou de boa.

acabando de conferir lá e tem um aviso

" All versions of Clonezilla live support machine with legacy BIOS. If your machine comes with uEFI secure boot enabled, you have to use AMD64 (X86-64) version (either Debian-based or Ubuntu-based) of Clonezilla live."

1 curtida

Também imaginei que fosse alguma coisa assim, pelo pouco que encontrei no Google.

Mas se analisarmos com lógica, o aviso não diz exatamente isso:

O que está dizendo é que, “se estiver com a inicialização segura uEFI habilitada”… deverá usar uma das ISOs versão 64bit.

Eu desabilitei o Secure Boot desde o início de 2020 – e não tive esse problema no final de 2021 – com o mesmo DVD que tentei usar de novo agora.

Mas, vi várias pessoas dando a entender que, sim, precisa habilitar o Secure Boot para rodar uma sessão Live Clonezilla – e por isso imagino que realmente seja este o caso.

1 curtida

Tenta com o Rescuezilla que é muito mais fácil fazer backup e restaurar

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.