Claro Net fazendo trafic shapping com Insync - Solução

Uso o Linux Mint com sincronização com o Google Drive pelo Insync em uma conexão Claro Net.
Antes da Net se unir a Claro funcionava perfeitamente com três contas do Google.
Nesta semana o download de uma conta que eu estava restaurando parou do nada.
Eu conseguia navegar em baixa velocidade mas o download dos arquivos foi interrompido.
Reinstalei o Insync pensando que era ele mas não funcionou.
Continuava capaz de navegar, só que , lentamente.
Era possível acessar com velocidade normal nos celulares, smartv e outros dispositivos.
A coisa era com o computador com Linux Mint.
Suspeitei de traffic shapping e fiz os seguintes passos que resolveram o problema.
1- cliquei sobre o ícone de rede e mudei o endereço MAC para um valor qualquer mas diferente do anterior.
2- cliquei em manter clonagem de MAC permanente.
3- configurei a conexão com IP fixo e DNS do Google 8.8.8.8,8.8.4.4
Não funcionou inicialmente.
Reiniciei o modem e o roteador Wi-Fi e o Insync voltou a funcionar e a fazer o download dos arquivos.
O computador ficou bem mais rápido sem a lentidão no carregamento das páginas.
Fica a dica.

1 curtida

Alguns roteadores que o usuário “ganha de brinde” quando assina o pacote são extremamente ruins. Eu tinha um intelbras e minha conexão ficava bem lenta quando usava mais soviético. Eu desconfiei de traffic shapping tbm. Eu rotineiramente reiniciava ele para funcionar bem…

A solução mesmo só veio quando comprei roteador wireless de melhor qualidade. Resolvido para mim.