ClamAV não atualiza no Ubuntu, o que fazer?

No meu notebook mesmo estando com tudo instalado, direitinho! depois que eu instalo o ClamAV no ubuntu ele nao atualiza. no meu Desktop, ele esta atualizado. no Notebook nao!
Podem me ajudar? ja procurei na internet. mas tudo muito mirabolante!!! e nao queria corromper meu sistema no notebook. o Ubuntu e o 22.04.1. LTS

Edit: consegui! estava apresentando um erro nas requisicoes do servidor do clamAv. pesquisando um pouco, achei a solucao:

• Eu uso assim:

sudo systemctl stop clamav-freshclam

sudo freshclam

sudo systemctl start clamav-freshclam

• Eu coloco um alias no .bashrc, onde eu só digito no terminal “fr” e ele faz os comandos acima:

alias fr=‘sudo systemctl stop clamav-freshclam && sudo freshclam && sudo systemctl start clamav-freshclam’

Talvez um alias melhor seja:
alias fr=‘sudo systemctl stop clamav-freshclam && sudo freshclam; sudo systemctl start clamav-freshclam’. Assim mesmo que o freshclam por algum motivo falhe você ativará o clamav-freshclam.

É uma alternativa interessante que envolve a diferença ente && e ; - embora ele nunca tenha falhado aqui, mas é uma boa ideia.

1 curtida

Olá!
Entrando no site que eu mencionei acima, deletei um arquivo no sistema que era do fresclam.conf e troquei a rede wi-fi do meu notebook. E assim atualizou.

• Entendemos, pode até funcionar, mas a forma que eu passei não precisa deletar nada, pois não sabemos nem se o clamav precisa desse arquivo. A Lógica é bem simples:

• Parar o serviço:

sudo systemctl stop clamav-freshclam

• Atualizar o clamav:

sudo freshclam

• Iniciar o serviço de novo:

sudo systemctl start clamav-freshclam

• Para facilitar, na sua home, onde ficam as pastas “Área de trabalho, Documentos, Downloads…”, você vai no menu, onde tem 3 linhas e escolha: Mostrar arquivos ocultos, então aparecerá um arquivo texto chamado .bashrc, você abre esse arquivo e coloca essa linha abaixo no final do arquivo e salva. Pronto, agora toda vez que você digitar “fr” no terminal ele fará os comandos acima: parar o serviço, atualizar o clamav e iniciar o serviço de novo:

alias fr=‘sudo systemctl stop clamav-freshclam && sudo freshclam; sudo systemctl start clamav-freshclam’

• Coloque a linha acima no .bashrc

• Não precisa deletar nada nem mudar rede wi-fi.

Entendi. Da próxima farei isso!!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.