[ClamAV] [Mint] - Muitas ameaças encontradas

Olá!

Depois de quase um ano usando Linux Mint resolvi passar um anti-vírus.

O ClamAV (usei pela interface ClamTK) encontrou 690 ameaças !

Muitos trojans no iTunes, em uma pasta que não lembro, e apareceu avisos no LibreOffice.

Tenho duas perguntas:

1. Como fazer para remover todos de uma vez ? Pelo TK só dava pra ir um por um e o programa ainda fechou sozinho antes de eu terminar. Tive que mandar passar de novo.
  2. É normal encontrar tanta coisa assim ? É perigoso?
1 curtida

Baixou o itunes do site oficial? Precisa verificar esses arquivos e ver se são falsos positivos ou positivos falsos. No meu computador, quando utilizo sudo clamscan -r / para realizar uma varredura no sistema, ele encontra 2 ameaças no thunderbird Gerenciador de Emais, mas que na verdade são arquivos e emails que foram movidos para a caixa de spam por suspeita de pishing, mas que na verdade não representa nenhuma ameaça para o sistema em si, pois esses arquivos são suspeitos, mas não estão influenciando na execução do sistema.

Recomendo baixar programas somente de sites oficiais ou repositórios oficiais. Na dúvida, cria um backup dos seus arquivos e tenta formatar a máquina ou instalar uam maquina virtual e fazer um teste rodando o comando na pasta de configuração do itunes.

Este é o resultado da minha varredura na pasta principal do sistema.

----------- SCAN SUMMARY -----------
Known viruses: 8609948
Engine version: 0.104.2
Scanned directories: 348271
Scanned files: 4564297
Infected files: 2
Total errors: 21381
Data scanned: 234073.28 MB
Data read: 930818.07 MB (ratio 0.25:1)
Time: 93501.254 sec (1558 m 21 s)
Start Date: 2022:04:19 07:46:49
End Date:   2022:04:20 09:45:10

Os arquivos estão localizados na pasta de spam do gerenciador de emails Thunderbird. É uma imagem que possui uma ancora ao ser clicada e um link suspeito. Excluindo os emails, da pasta, o clamav não encontra mais nenhuma ameaça.

Sua assinatura do banco de dados esta desatualizada.
E tantos arquivos do @rxtheodoro dando falso positivo, se fosse 1 talvez fosse verdade.
Mas 690 pode fazer a limpa.
Apaga tudo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.