Cinnamon não inicia!

Bom dia pessoal;

Hoje ao ligar o PC me deparei com a seguinte situação, não sei porque motivo o Cinnamon não inicia, a tela fica toda preta, aparecendo apenas o cursor do mouse e parte de uma pequena janela com a mensagem de erro, no lado direito do monitor (imagem abaixo).

Ontem usei o PC o dia todo sem nenhum problema, apenas naveguei na internet e fiz duas atualizações de sistema que apareceram, uma do VLC e outra de Library.

Como resolver isso?

Entre no modo TTY1, (ctrl+alt+f1) ou no modo recovery no GRUB: https://www.diolinux.com.br/2016/02/modo-de-recuperacao-linux.html

Aparentemente a sessão do Cinnamon não foi encontrada, tente reinstalá-la:

sudo apt install --reinstall cinnamon-session

reboot

Se puder dar mais detalhes de hardware e que lib foi essa que você fez atualização, pode ajudar também a gente entender o problema melhor.

Abraços!

3 Curtidas

Meu hardware é um Intel Core 2 Duo E7500, 4gb de Ram e uma placa de vídeo Nvidia Geforce GTX 560 TI 1gb.

Não sei qual foi!

Entrei no Modo Recovery, habilitei a rede e executei o terminal em modo root, reinstalei o Cinnamon usando o comando abaixo:

O sistema reiniciou e continua a mesma coisa! :pensive:

Você conseguiu arrumar seu sistema? Estou com o mesmo problema aqui

1 Curtida

Consegui arrumar o meu (eu acho… pq até agora tá funcionando, só achei que o sistema está um pouco mais lento rs). Encontrei esses comandos aqui e sinceramente, não sei até onde é seguro utilizar, mas funcionou comigo:

sudo apt-get autoremove --purge cinnamon
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon
startx

4 Curtidas

@Ana, usando os comandos acima citados por você, o Cinnamom voltou a funcionar! :wink:

Tô achando que pode ter sido alguma incompatibilidade/bug da atualização lib com alguns hardwares específicos, porque pelo que vi aqui no fórum, eu, você e o @DvDKsorro, relatamos o mesmo problema essa semana e parece que foi depois da atualização!

Muito obrigado!!! :raised_hands: :clap:

2 Curtidas

@Ana, até que nesse quesito não notei diferença, mas um efeito colateral que detectei logo de cara, é que agora não aparece mais a opção de compactar/descompactar um arquivo no menu de contexto do botão direito do mouse! :scream: :sob:

Isso também aconteceu com você?

2 Curtidas

Acho que quando você apt purgeou o Cinnamon, os pacotes que dependiam dele, inclusive extensões, foram embora. Acho que um sudo apt-get install nemo-fileroller seguido de um nemo -q (fechar tudo e recarregar extensões) vá resolver esse problema.

2 Curtidas

Perfeito @Capezotte, vocẽ tem razão, problema resolvido, muito obrigado! :clap: :clap: :clap:

2 Curtidas

Apenas uma curiosidade que me veio a cabeça ao ler esse tópico!

Vamos supor que não fosse possível restaurar o Cinnamon ou mesmo instalar outra interface gráfica, seria possível ter acesso a partição e todos os arquivos pessoais, para um eventual backup, através de um “Live CD Linux” rodando a partir de um pendrive? :thinking:

1 Curtida

@D3XT3R, nossa, que bom que deu certo! Dá um certo desespero, né? hahaha

Mas então, no meu caso, a interface do Cinnamon sumiu porque eu estava fazendo “arte” kkkk Um tempo atrás, eu modifiquei o nome de uma pasta da /Home e aí bugou o gerenciador de arquivos Nemo. Arrumei mais ou menos, mas não tinha voltado ao normal e os bugs estavam me irritando. Então dei um comando para reinstalar o Nemo e a cagada foi feita. Quando reiniciei o sistema, o Cinnamon tinha se perdido e apareceu a mesma mensagem que apareceu para você. Realmente houve algumas atualizações antes, mas não sei se teve relação com esse bug, então acho que foi culpa minha mesmo. Sobre a lentidão, melhorou um pouco após a reinicialização.

E sim, de fato a opção de compactar tinha sumido. Eu nem tinha notado. Muito obrigada, @Capezotte, esse comando ajudou também!

@Thomas, eu acredito que pelo Live CD dê sim para acessar a partição com seus arquivos e fazer um backup, exceto se for um problema no Hardware. Foi exatamente assim que eu conheci o Linux. Tive um acidente com o notebook uns anos atrás e um amigo o acessou via live CD. Chegamos a ver a pasta contendo todos os arquivos e tinha opções para copiar e tudo. Só não conseguimos efetivamente porque houve um problema físico no Hardware (e ai já tava além dos nossos conhecimentos rs).

2 Curtidas

Ih como… :rofl::joy::rofl:

Mais uma vez muito obrigado a todos que contribuíram para esse tópico! :clap: :clap: :clap:

1 Curtida

Sim, claro. O Live CD tem acesso total a todos os componentes de hardware do PC dos quais o Linux tem drivers, inclusive o HD. Dá tranquilamente para plugar mais um pendrive e fazer backup dos arquivos importantes.

Inclusive, tem como usar o Live CD para salvar um distro instalada no HD através do comando chroot, mas já desviamos o foco desse tópico o suficiente.

3 Curtidas

Sim, eu já fiz isso algumas vezes e.e

3 Curtidas