Recentemente fiz uma faxina em meu desktop removendo o windows 11 e o Linux mint 22.
O windows 11 deu um problema no update e o desligamento quebrou, conclusão: a versão 23h2 já deu o que tinha que dá, desinstalei.
O linux mint 22 não reconheceu meus hds externos como NTFS acredito que em breve eles vão corrigi esse problema, conclusão: desinstalei.
Só restou o Peppermint, conclusão: instalado e colado com super bond no ssd e removido o comando no terminal “sudo rm -rf” do sistema kkkkk
Bom eu sempre quis conhecer o fedora pois a galera aqui fala super bem dele, deu pra perceber que o fedora é mais comentado que o ubuntu, arch linux, linux mint e outros da atualidade mas como sempre pela 7° vez não consegui instalar esse sistema por causa daquele *****to anaconda installer.
Não tive escolha, instalei o Biglinux no outro ssd e até o momento tá quebrando um galho.
Galera a pergunta é simples:
Cinnamon, Xfce, KDE plasma e outros ambiente gráficos são a mesma coisa comparando em desempenho, execução de programas e jogos em geral ou cada ambiente gráfico tem uma limitação ?
Um exemplo absurdo:
Meu jogo vai rodar numa distro xfce em um pc com 64GB de ram, RTX 4090, Ryzen 9 ou não ?
Rapaz, tem dois lados: algo realmente pedir recursos a mais, e algo ser pouco otimizado e dar a sensacao de lerdeza.
Exemplo do primeiro caso: KDE Plasma, um desktop environment cheio de features, mas que tambem pede bastante recurso da maquina.
Exemplo do segundo caso: Mutter, o compositor do GNOME, ter algumas coisas que fazem a amostragem de quadros dar algumas engasgadas (passei muito por isso em todo Gnome que usei, principalmente na versao 3.3x; ate no Cinnamon isso acontece). Recentemente isso deu uma melhorada, mas eh bem mais facil perceber em 60Hz e eu uso 165Hz. Nao da tempo de ver, e tambem nao testei Gnome por aqui.
Entao eh o seguinte: Xfce eh bem Leve, Mate tambem mas um pouco menos que o Xfce (baseando metade em CQQ, e experiencias pessoais), e o Cinnamon seria mais “pesado” por assim dizer, por que traz mais recursos. Mas no final, um computador nessas configuracoes nunca sentiria/deixaria transparecer essa diferenca. Acho que seria mais notavel quando fosse rodar o game, e o jogo aumentasse uns miseros FPS aqui e ali.
A maioria dos hardwares bons vai aguentar de boa o desktop environment E o jogo. Com os pes nas costas.
By the way, tambem notei que o KDE Plasma rodando com Wayland (e tambem WMs baseadas em Wayland) tem um sistema de “foco” ao usar os recursos. Quando saio do jogo e a tela do game nao esta focada, o jogo fica capado em FPS, e quando eu volto pra tela do game, volta ao normal. Muito util, consigo deixar n coisas abertas (vms, etc) sem problemas.
Então você está me dizendo que todos os ambientes gráficos independente do sistema vai sim funcionar em todos os sentidos ?
Uma RTX 4090 numa distro XFCE vai rodar qualquer jogo ?
Nao acho que uma RTX 4090, provavelmente junto com um Ryzen 7 5800 X3D pra aguentar empurrar ela, ia ter dificuldade em rodar uma DE/WM, de todas as coisas.
Esse seria o menor dos problemas. Compatibilidade de driver (nao sei como anda o estado dos drivers da nvidia com compositores wayland), seria algo mais interessante a especular.
Prefiro estabilidade, comodidade, e funcionalidade, quando tenho hardware pra tankar.
Nao me negaria a usar o Sway, no lugar do Plasma, though, mas eu concordo contigo.
Por exemplo, estou com um Ryzen 5600 e uma RX 6600 com 32GB de RAM. Vou rodar Xfce so por que eh levissimo? Nah. Vou logo pro KDE que eu quero usar e traz o que eu preciso.
Em questão de desempenho, depende do que você entende como desempenho. DEs paradas no tempo são pouco eficientes no uso de recursos do computador e só conseguem ser mais leves porque são bastante capadas, além de serem mais lerdas em algumas operações. Se seu hardware consegue rodar uma DE moderna como o KDE Plasma sem engasgos, eu vejo quase nenhuma razão para se usar uma DE como o XFCE.
Em questão de execução de jogos, há diferenças entre as DEs por conta do compositor de cada uma. Já no que concerne a execução de programas, não devem existir diferenças visíveis.
Não rapaz, você entendeu errado.
Não estou mencionando minha máquina ou economizar recursos e outra coisa, meu pc chegou no limite no kernel linux, ele só chegou no kernel 6.8 pois o 6.10/11 pifou
Eu estou me referindo se os programas do cinnamon funciona no kde plasma e vice versa, se o xfce roda o mesmo em distros em ambiente gráficos mais poderosos.
Rapaz de que ano é sua CPU, eu não sei por agora sobre as numerações da AMD.
Rapaz, a sua maquina é compatível com o +6.8 sim, ele não é compatível é com a compilação da maquina em que os binários que vc baixou foram compilados.
Vc pode criar um script shell que faça o download e compile e instale e delete o fonte de forma automatizada otimizando o kernel especificamente para a sua maquina uma vez que vc não vai redistribuir o binário gerado. E vc vai criar esse script uma única vez e usar para o resto de sua vida, e fazer edições caso mude de distribuição.
Vc pode fazer 2 scripts um de backend e outro de frontend para o frontend poder te notificar sobre os acontecimentos do backend como por exemplo, o backend encontra atualização, ai o fontend vai e te avisa que tem atualização.
O backend vc pode colocar para iniciar automático no systemd como root, e o frontend vc pode colocar para iniciar no login da interface gráfica. E para evitar do backend fazer ações sem o fontend iniciar que é quando vc fizer login, vc pode escrever uma função no backend que fique verificando o estado do frontend se ele inicio ou não.
A mais como eu vou fazer a integração do frontend com o backend? é simples, por edição automatizada de arquivo de texto, o shell é muito poderoso em edição de arquivos de texto.
Vc pode escrever o frontend em zenity. Isso tudo em full Bash ou outro shell do seu desejo.
2012
Vou confessar algo para você rapaz, eu testei a demo desse jogo no meu peppermint e rodou super bem.
Mas no RE4 remake a situação foi outra, o jogo rodou só 8min e depois disso o sistema encerrou a cessão, agora que atualizei os drivers não testei mais, nesse momento deixei para o Biglinux, eu poderia muito bem instalar o DraugerOS mas o problema é que aquela distro exige um “DDR5 ultra” o que tá fora de questão no momento. Se uma distro exigir muita ram e processamento eu posso dá a ela não há problema nenhum, as minhas distros merecem o melhor só que estou vendo que a galera está fazendo praticamente as mesmas coisas em distros mais enxutos, o que achei estranho.
Analisando a sua dúvida acredito que em ambientes gráficos como Xfce, Cinnamon, KDE Plasma e GNOME diferem em uso de recursos: Xfce é leve, KDE Plasma e Cinnamon são intermediários, e GNOME tende a consumir mais. Em máquinas potentes, como no exemplo com 64 GB de RAM e uma RTX 4090, todos os ambientes gráficos devem rodar bem e não limitam o desempenho de jogos. Para performance máxima, ambientes mais leves como Xfce podem liberar um pouco mais de recursos, mas a diferença será pequena em hardware de alto nível. Espero que tenha ajudado, qualquer coisa estou a disposição, grato em lhe ajudar
Tenho certeza absoluta de que o kernel ainda tem drivers para um processador de 2012. É mais fácil achar uma agulha no palheiro do que o Linux deixar de suportar um processador.
No caso o jogo rodou no Big Linux, mas não rodou no Peppermint?
Com 64 Gb de RAM, “peso” de ambiente gráfico é irrelevante. Mesmo num computador com processador fraco e uma placa de vídeo integrada, o que não é o caso.
No mais, venho avisar que Xfce NÃO está “parado no tempo”.
Nem mesmo o projeto do MATE, que passa por momentos de estagnação, está de fato parado.
Xfce, MATE e LXQt são para quem quer desktop despojado, num modelo tradicional de interface e com estabilidade. São ambientes que “saem do caminho” e deixam o usuário se concentrar no uso em si do sistema operacional e dos aplicativos.
Eu já expliquei isso para ele em varios topicos, já falei que esse negocio de flag é somente questão da compilação e tals. Que se ele compilar ele vai gerar binários específicos para o CPU dele e tudo. É mais provável ele morrer do que um dia a CPU dele não ser suportado pelo código fonte.