Cinnamon estressando o Processador

Uso o Linux Mint já há algum tempo, e não tive muitos problemas, mas ultimamente estou enfrentando dificuldades como congelamentos da tela, o pior é que até já tentei voltar o cinnamon as suas configurações padrões mas teve apenas um efeito temporário, de no máximo 10 minutos, o uso do cinnamon está acima do normal consumindo muito do Processador, Alguém já teve esse problema antes? detalhe esse problema só apareceu depois da atualizações recentes nos repositórios que eu utilizo, to até pensando em migrar para outro DE se não conseguir resolver.

Edit:
Esqueci de mencionar que já tentei criar outro usuário para ver se problema era resolvido porém o problema persiste.

O Cinnamon é baseado no Gnome 3, ambos fazem forte uso de Javascript, que não é uma linguagem exatamente leve ou bem optimizada, eles também rodam processos em uma única thread da CPU, não aproveitando de forma adequada os vários cores que as CPUs oferecem. Atualmente o Cinnamon e o Gnome são os DEs que mais demandam recursos, tanto de CPU quanto RAM, isso é especialmente perceptível em máquinas mais modestas.

No entanto, o uso de CPU do seu sistema certamente é anormal, e como fica claro na screenshot, é o próprio Cinnamon que está consumindo os recursos, isso poderia ser causado por algum bug ou extensão. Como disse anteriormente, o Cinnamon e o Gnome rodam processos em uma única thread, isso inclui extensões, quaisquer extensões problemáticas afetariam diretamente o processo do cinnamon, ou no caso do Gnome, o gnome-shell. Desative extensões de terceiros, caso esteja utilizando alguma, ou reporte o problema no GitHub do Linux Mint. Fora isso creio que não haja muito o que fazer, além de realizar uma reinstalação ou tentar um DE mais leve. Se você gosta do estilo da taskbar do Linux Mint, recomendo o Plasma.

2 curtidas

Estou Fazendo alguns teste nas configurações do cinnamon e depois posto os resultados deles. Obrigado pela atenção e pelo tempo em responder.

Impressão minha ou pulseaudio tá comendo a CPU ali?

1 curtida

Estranho mesmo o Pulseaudio consumir isso tudo de CPU.

De fato o Pulse Audio também está consumindo bastante CPU, se o bug foi causado por uma atualização do Pulse Audio não vai adiantar trocar por outra distro baseada no Ubuntu 18.04.

Uma pesquisa por "cinnamon --replace" "cpu usage" no DuckDuckGo retorna diversos resultados, é um bug antigo do Cinnamon que está presente desde 2014.

Galera tentei fiz alguns testes tipo desliguei os efeitos do cinnamon, para ver se havia alguma diferença e de fato houve uma melhora de desempenho em relação ao screenshot, tentei de novo voltar ao padrão do cinnamon de novo e para minha surpresa o cinnamon virou o mate, kkkkk, loucura total mas depois reiniciei e voltou a ser cinnamon de novo, então sairam alguns updates entre os quais posso citar, driver de video da nvidia, atualmente estou usando o driver 418.43 antes estava usando o 410.x, mas o problema veio de algum outro pacote, ainda bem que foi resolvido, no mais obrigado pela atenção.

um print só para demonstrar como ficou após os updates:

a única ressalva minha é que não consigo dizer com precisão qual pacote afetou o cinnamon, se ao menos dessa para saber a data de instalação dos updates assim como no windows seria mais fácil ajudar a identificar a origem do bug.

How did you do that?