Cinnamon com desempenho pior que GNOME?

Olá pessoas, turubom?

Então. Eu usava linux mint como sistema padrão a um tempo atrás, todavia eu sou deveras viciado em um lolzinho. E sempre que tento jogar lol pelo mint, meu fps fica 50 e com umas travadas muito estranhas quando mexo o mouse. Todavia, se eu faço o mesmo procedimento em qualquer outra distro com gnome, não tenho esse problema. Meu FPS fica até mesmo superior ao windows.

Vocês acham que é alguma configuração ou realmente o problema é o mint/cinnamon?

O Gnome utiliza o recurso “unredirect fullscreen windows” por padrão, o Cinnamon não. Esse recurso desativa o compositor em jogos, aumentando a performance, ele pode ser ativado manualmente no Cinnamon, se não me engano está na sessão Geral das configurações do sistema, a opção é chamada desativar compositor para aplicativos de tela cheia, ou algo do gênero.

2 Curtidas

Desde já obrigado pela resposta :3

Fiz o que você disse e não mudou nada, fps não passou de 26

Em benchmarks do Phoronix o Gnome tem uma leve vantagem, mas nada substancial, no geral a maioria dos DEs tem performances bastante semelhante. Não sei dizer o porquê da diferença de performance no seu caso, talvez seja um bug ou alguma mudança recente no Cinnamon.

No caso de você decidir ficar com o Gnome, dê preferência a uma distro com a versão 3.32, a diferença de performance é bem significativa, comparado a versões anteriores.

Eu só perguntei porque quando comecei no linux eu usava mint e esses dias instalei o mint só para brincar mesmo e lembrei desse problema que eu tinha/tenho com o cinnamon. Hoje em dia estou no fedora, já com o gnome 3.32.

Sendo assim, vou dar o tópico como encerrado. Mais uma vez, obrigado.