Chromium flatpak não fixa na dock

Boa noite.
Instalei o Chromium via flatpak por conta de algumas flags mas não consigo fixa na dock (plank e latte).
Eu até consigo fixa arrastando o ícone mas quando eu abro o Chromium ele cria outro ícone na dock:
(não fixa se eu clica com o botão direito e clica em “fixar o lançador” somente arrastando)
image
Isso ta me incomodando demais. Alguém poderia ajuda a soluciona isso?

Está acontecendo nos dois computadores que tenho aqui nos dois sistemas que são eles:
Xubuntu 18.04
Kubuntu 20.04

1 Curtida

Olá @YugiMoto. Conseguiria chegar nesse caminho que o Dio faz apartir do 17:07? Eu aconselharia você a assistir o vídeo inteiro

Se conseguir você teria de editar a linha StartupWMClass=chromium dentro do chromium.desktop para StartupWMClass=chromium-browser

Esse é para o plank… Acredito que deva ser semelhante no latte.

Essa linha StartupWMClass=chromium ela não existe mesmo assim eu tentei adicionar a StartupWMClass=chromium-browser em cada uma das 3 sessões e não funciono, continua com o mesmo problema.

Entendo. Então teria de fazer um teste, pois eu não sei se funcionaria assim no XFCE e KDE. Na pasta home, var > app > teria a pasta chromium? Se sim lá no caminho longo, var > lib > flatpak > app > chromium, copia oque está apartir desta pasta para o home > var > app > chromium, para ver e adiciona essa linha StartupWMClass=chromium-browser ou melhor esperar o pessoal que entende mais de XFCE e KDE. Peço perdão por não ter dado resultado esperado :disappointed:.

Na verdade não existe essa pasta app dentro da var:
image

Já no caminho longo há sim uma pasta do Chromium que foi onde cheguei até o aqui org do Chromium e tentei adiciona a linha.
image

Entendi. No arquivo org.chromium.Chormium existiria esta linha: Exec=/usr/bin/ e o nome do "app’? Se sim, como que estaria esse nome?

Tem sim. Está assim:
[Desktop Entry]
Exec=/app/bin/chromium %U

[Desktop Action new-window]
Exec=/app/bin/chromium

[Desktop Action new-private-window]
Exec=/app/bin/chromium --incognito

Certo. No Desktop Entry add no final “-browser” ficaria assim: Exec=/app/bin/chromium-browser %U

Depois você arrasta o Chromium flatpak no dock e clica com o direito para ver se aparece a opçao “Keep in Dock” ou “Mantenha na Doca”. Se sim clica em manter na doca e tira o Chromium que estiver do lado. Reinicia o PC e veja se resolveria.

Acabei de faze o teste e apresento o mesmo problema

Bom, vamos fazer mais um teste. Abre o Chromium flatpak e então abra o terminal e digita:
xprop WM_CLASS para ver oque o terminal responde.

Retorno isso:
image

Legal. Então onde você alterou para chromium-browser, teria de ser com “C” maiúsculo.

StartupWMClass=Chromium-browser
Exec=/app/bin/Chromium-browser

Desculpa a demora.
Já conferi todas as linhas:
StartupWMClass=Chromium-browser
Exec=/app/bin/Chromium-browser
E todas elas o Chromium começo com “C” maiúsculo e mesmo assim se eu uso o xprop WM_CLASS retorna como se tivesse com o “c” minúsculo.

Posso estar equivocado, @fastos2016 me corrija por favor, mas o launcher que vcs estão procurando fica em /var/lib/flatpak/exports/share/applications/

A Linha Exec começa com /usr/bin/flatpak run ....

Testem nesse pra ver

1 Curtida

Pois é. Eu sei que é possível resolver este detalhe no plank e no latte, mas eu tenho pouca “intimidade” com eles e com o XFCE e KDE :joy: Pelas pesquisas que fiz, percebi que esses sistemas ou apps(plank e latte) tem nível hierárquico superior referente a certas customizações feitas pelo usuário, não permitindo que algo na home do usuário “override” o imposto por eles. No Gnome, podemos alterar somente o usuário imitando a mesma estrutura do root. Eu posso estar bem enganado com relação ao XFCE e KDE, sei que eles são super customizáveis mas como eu disse eu não tenho intimidade com eles, mas quero aprender a lidar com eles :smile:
Então estou tentando o máximo que posso afim de ajudar a resolver, assim vou aprendendo também, tanto por pesquisar quanto por a ajduda de todos deste fórum que é uma ferramenta muito poderosa em aprender.

:v:

Estou no trabalho e assim que eu chega em casa vou conferir, muito obrigado!