Chrome X Firefox

Boa noite

Sempre usei o Google Chrome como navegador principal e ele me atendeu bem na imensa maioria dos casos. O Firefox eu usava de vez em quando pra testar, comparar ou algo assim. Em alguns momentos, o Firefox me parece mais fluído, mas às vezes fico com a sensação que ele demora um pouquiiinho mais pra abrir alguns poucos sites, não sei se é coisa da minha cabeça, isso em vários hardwares diferentes…

A questão é, falando principalmente com pessoas que utilizavam o Chrome e depois migraram para o Firefox, vocês perceberam alguma diferença de desempenho em algo, por menor que seja?

Existe alguma diferença de desempenho entre esses navegadores em determinados sites, ou no desempenho geral entre eles?

O fato de o Firefox não utilizar uma base chromium faz dele um navegador com um desempenho um pouco abaixo ou então um navegador com uma compatibilidade menor?

Gosto bastante do Firefox e queria testar mais ele como navegador principal, especialmente se o consumo de RAM dele for consideravelmente menor, se comparado ao Chrome.

Obrigado desde já à todos que puderem ajudar…

1 curtida

Prefiro o Firefox pela privacidade, mas o Chrome tem um desempenho melhor.

Eu uso o Brave que tem um bom desempenho e também boa privacidade, e ainda mantenho o Firefox como o navegador reserva.

3 curtidas

Quanto ao consumo de RAM, ele consome menos que o Chrome, mas consome para caramba também.

O desempenho do Chrome é melhor em algumas páginas, fora a facilidade com algumas integrações. Mas não é nada muito acima.

Prefiro o Firefox!

2 curtidas

De modo geral ambos terão diferença visto que são desenvolvidos com tecnologias diferentes (ex: Gecko, Blink, linguagem de interface etc). Por isso há diferenças de desempenho ao renderizar as paginas da Web. O Chrome tem a vantagem de ter o domínio de usuários na web o que faz com que as páginas sejam melhor “desenhadas” para funcionar nele (Claro que isso não signfica que as paginas não irão funcionar no Firefox já que a web é construída com linguagens abertas e a W3C padroniza isso). Porém o Firefox tem suas vantagens tambem como melhor proteção a privacidade, compatibilidade com sites mais antigos, melhor rolagem suave em algumas paginas (Ex: Onedrive) e etc. Enfim, ambos tem suas diferenças, vantagens e desvantagens. Agr na questão de consumo de memória me parece que o Chrome é superior, talvez pelo fato dele colocar abas em segundo plano pra hibernarem com uma prioridade mais alta do que o Firefox.
Resumindo, ambos os navegadores vão atender bem no dia a dia. Digo por experiencia própria já que o Firefox é meu navegador principal a vários anos.

2 curtidas

Entendi…
Utilizando um Intel Core 2 Duo E7400, um processador bem simples, o Firefox me parece um pouco menos “otimizado” em reprodução de vídeos, isso se tratando principalmente do Youtube. O uso de processador em uma reprodução 720p60FPS fica bem similar, porém, com menos ou nenhuma micro travadinha no Chrome, diferente do Firefox que possui mais destes eventos. Não sei como eles se comportam quanto à isso…

As travadinhas podem acontecer porque deixo uma live rodando 24h em uma guia do chrome e isso fica frequentemente utilizando CPU, mas continuo usando o Chrome normalmente, inclusive reproduzindo esses vídeos em 720p60FPS facilmente com praticamente nenhuma travadinha, o que não acontece usando o Firefox na mesma ocasião.

Isso me acontecia no meu pc antigo, um E5400 rodando W10, duas soluções foram usar o Edge (na época ainda era o antigo, e por increça que parível o Youtube rodava liso) ou usar a extensão h264ify no chrome/firefox, que faz com que os vídeos do Youtube sejam transmitidos em outro codec.
Sobre o primeiro, não sei se ainda é válido no novo Edge porque não tenho mais o Core 2 Duo, nem se acontece a mesma coisa no Linux.

1 curtida

Já tentou ativar a decodificação de vídeo no Firefox?

Está falando dessa opção? Se sim, ela já veio ativada por padrão e o desempenho era pior ainda…

Não. Estou falando de ativar as flags: Webrender.all, Vaapi (duas flags), elg-force.enabled.

1 curtida

Ah, vou testar e depois passo o feedback, ainda não tinha testado.

Bom, pelo que eu vi, permaneceu a mesma coisa ou pior… :slightly_frowning_face:

Firefox forever

Não gosto do google-chrome

Mas qual era seu objetivo nesse teste?

Queria que, com a live que eu deixo aberta em 240p 24h por dia, eu pudesse usar o Firefox assim como uso o Chrome, conseguindo navegar normalmente e ver vídeos em 720p60FPS sem ou com pouquíssimos e raros travamentos…