Chrome Os flex é lançado

Parece que a compra da CloudReady deu resultado, lançado o Chrome OS flex (site oficial), compatível com qualquer computador

15 curtidas

A Microsoft não tem um dia de paz XD

4 curtidas

Não sei se usaria o ChromeOS, mas puts, que visual hein? Absurdamente lindo.

2 curtidas

E merece? :grinning:

3 curtidas

Vai ser uma laternativa bem interessante, vale a pena dar uma testada nele e ver como vai se comportar no dia a dia

2 curtidas

Não vai mudar em nada pra MS o lançamento do sistema…

1 curtida

Quando saiu a notícia fiquei animado, mas bastou lê-la pra chegar à conclusão que o ChromeOS Flex continua sendo um mero CloudReady com suas limitações

Resolvi instalar em 2 máquinas teste que tenho, por sinal a instalação ficou mais chatinha, visto que antes era só baixar a ISO e agora tem que preencher formulário, adicionar extensão no chrome, selecionar ele numa lista e o pior… (ter que fazer isso pelo Windows, já que o Linux parece que foi esquecido no momento)

Pendrive criado… vamos lá… tela do Chrome… e… tela preta nas duas máquinas (isso porque na propaganda diz que o usuário pode instalar em qualquer PC… (detalhe que essas duas máquinas ja foram testadas com o Cloudready sem problema)

Sinceramente não sei o que a Google está esperando p/ incorporar a PlayStore e tornar isso um Sistema Operacional de verdade… porque se for levar em conta o Projeto Brunch, sabemos que é possível, incluindo um suporte p/ vídeo NVidia/AMD
Será medo da queda de vendas dos Chromebooks ? Porque qualquer usuário vai poder usar em hardware bem mais potentes a um valor mais justo…

O fato é que a maioria dos usuários querem usar os mesmos aplicativos que estão acostumados no celular (só olhar nos comentários dos forums internacionais, todo mundo pergunta se tem a PlayStore) e quando descobrem que não tem, já desistem…

8 curtidas

vix man eu ia testa ele e já desisti antes mesmo acho que vo pro PrimeOS 2.0.1 (Beta) - Android 11 ou outro sistema

1 curtida

Você já tentou o ChromeOS pelo Projeto Brunch ? Se tiver máquina compatível vale a pena…

Tenho ele instalado num PC aqui e já tive também em um Note Acer que nem tinha UEFI e rodava perfeitamente… atualizando e tudo mais

1 curtida

Estou digitando isso direto do Chrome OS Flex, após algumas tentativas.

Primeiro, como não queria formatar meu pendrive de 8GB que tava com o Ventoy (W10 e Mint dentro), tentei usar um cartão de memória de 8GB, porém sem sucesso. A criação sempre dava erro na parte de gravação dos dados, até que após nova tentativa ele foi (me dando um susto com o tanto de drivers que apareceram apresentando erro de leitura, creio que o processo deve criar várias partições mas não entendo bem).

Mídia de boot criada vamos reiniciar e ver no que dá! E não deu nada, ficou congelado na tela branca com a logo do Chrome. De volta a estaca zero.

Desconfiado ser por causa da mídia, desfiz o processo do cartão de memória e resolvi “sacrificar” o pen drive, onde dessa vez passou da etapa de gravação direto e concluiu o processo com êxito (mostrando as mesmas mensagens de drivers criados, mas funcionou rs).

PC reiniciado e foi! Passou da logo do Chrome e entrou no processo de instalação, onde preferi usar o modo live e navegando como visitante. Não confiei de logar a conta por enquanto.

Meu PC de guerra com um i3 de 3ª geração, gráficos integrados, 6GB de RAM.
Vou testar depois se agora ele inicia no Notebook que também é um i3 de 3ª geração, gráficos integrados, mas com 4GB de RAM. E por último tentar criar uma VM.

PS: Não precisei preencher o formulário, fui direto pela extensão seguindo o passo a passo do site Tecnoblog.

4 curtidas

Parece qua não será ainda dessa vez que os desejos de muitos serão atendidos.

5 curtidas

Eu acredito que esse “corpo mole” p/ implementar a PlayStore seja influência dos fabricantes de Chromebooks, porque se for parar pra analisar, pra eles não é interessante a Google disponibilizar algo que é exclusivo no hardware deles.

3 curtidas

Deve haver contratos nisso ai, acredito q a google ta preparando o terreno pra quando o carnaval chegar os contratos acabarem

2 curtidas

O sistema está rodando bem no seu hardware? Tá leve?

1 curtida

Com a Google querendo trazer a Steam para o Chrome OS via proton, seria interessante poder instalar o sistema em qualquer máquina, mas não sei como fica a questão dos drivers, principalmente Nvidia.

Nesse teste que eu fiz no desktop depois que pegou no tranco funcionou bem.
Eu nunca tinha usado o Chrome OS, então como não apareceu nenhum erro considero que foi Ok.

No geral parece um sistema interessante, porém essa versão ainda está muito limitada (ainda mais por eu não ter feito login) para se considerar uma instalação pra valer.

2 curtidas

Será essa uma alternativa a mais para a lista de distros leves (Lubuntu, Puppy, Bodhi)? Tenho um netbook aqui com 2gb de memória e um Atom de primeira geração, vou testar mais tarde.

4 curtidas

Provavelmente, mas acho que a Google também tem muito a ganhar soltando o Chrome OS livre nas máquinas, com a coleta de dados deles. Antes “só” era no navegador e agora será em tudo na máquina. Kk

Ps: Errei a marcação da resposta antes, sou noob em fóruns, desculpem aê. Rs

2 curtidas

Nesse nível não pois a recomendação para instalar já começa em 4GB de ram.
E não esqueçamos que estamos falando de um sistema que é feito no Chrome, que já engole memória ram como um navegador. Kk

1 curtida

Sugiro vc olhar os videos do Dio sobre o chromeOS. Te será esclarecedor!