Chrome gastando menos RAM no Windows 10


O Google Chrome, um navegador baseado no projeto open-source Chromium é conhecido por consumir bastante Memória RAM, já que carrega inúmeros processos para cada guia, porém isso está prestes a mudar, no Windows pelo menos.

Na edição 20H1 do Windows 10, a Microsoft adicionou um novo recurso chamado de “SegmentHeap” para aplicativos como o Chrome, Edge e Firefox. O recurso que está disponível para os desenvolvedores, e as empresas podem optar utilizá-lo para reduzir o uso de RAM no Windows 10.

No início do mês o Google confirmou que planeja utilizar o método “SegmentHeap” para reduzir o consumo de RAM, e na versão 85.0.4182.0 do Chrome Canary, as melhorias de consumo estão disponíveis.

“Essa alteração tornou o canário atual do Chrome (versão 85.0.4182.0 (versão oficial)) (64 bits). Posso confirmar que o heap do segmento está ativado”, escreveu Bruce Dawson, programador do Google Chrome.

Está função ainda está disponível no canal “canary” e em breve estará no canal Beta, mas em alguns meses veremos essa função incluída(Lembrando que é necessário o Windows 10 20H1 ou superior).

O que você achou dessa novidade? Deixa pra gente nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial.

3 curtidas

Estou tentando migar para a plataforma “G”, e venho observando que o consumo de RAM do Chrome é monstruosa… Achei legal e vi mais material sobre essa atualização no Win10, mas quero fazer rodar bem no Ubuntu, estou procurando e quando encontrar comento por aqui.

1 curtida

É bem possível que em um futuro eles possam realizar a adaptação dessa função em outros sistemas, mas por enquanto, as alternativas são navegadores como Brave, Firefox, Vivaldi e outros disponíveis no mercado.

Chrome é um excelente navegador. Apesar de usar muita RAM, funciona muito bem.