Chmod -R 755 /opt Não muda nada

Ola, preciso do nodejs, quando eu instalo via terminal, ele instala a versao 10. mas eu preciso da 16, entao eu baixo o arquivo .tar que precisa ser extraido em /opt,
acontece que eu não tenho permiçao pra editar /opt,
então eu rodo o comando sudo chmod -R 755 /opt , mas as permições do diretorio não mudaram.
entao eu entro como root * sudo su* e rodo o mesmo comando chmod -R 755 /opt
e mesmo assim ainda não da certo.
Não sei mais oq fazer.

Poderia começar dizendo qual o sistema que você está usando. Acredito que exista um modo mais rápido e fácil de instalar o node 16 em sua distribuição, do que baixar do site do node.

É melhor utilizar um pacote ou um repositório adicional para software de terceiros em vez de utilizar privilégios administrativos para extrair .tar.gz’s nas pastas do sistema. Com eles, a desinstalação é mais prática e há resolução de dependências e verificação de conflitos de arquivos para não quebrar o sistema. Um repositório também lhe fornece atualizações automáticas.

Se estiver no Ubuntu ou derivados (como o Linux Mint), pode utilizar o repositório adicional NodeSource para instalar versões mais novas do NodeJS, o que é recomendado pelos criadores.

Se você estudar o básico de permissões do Linux, vai ver que 755 (dono lê, escreve e entra; o grupo e os demais apenas lêem e entram) é a permissão padrão das pastas de sistema no Linux e, de fato, chmod -R 755 nessas pastas não vai mudar nada mesmo. O que você está procurando é chmod -R 777 (todo mundo pode ler, escrever e entrar)

Mas por favor, não faça isso. Além dos motivos que eu já dei acima, possíveis malwares vão poder alterar a pasta /opt à vontade e possivelmente infectar programas instalados na mesma. Se realmente quiser usar o tar.gz, é melhor extraí-lo com sudo tar xvf nodejs16.tar.gz -C /opt (tar com root) para não liberar o /opt pra geral.

2 curtidas

é pelo terminal fica dando erro

eu uso o ubuntu
o comando que dei foi esse
curl -fsSL https://deb.nodesource.com/setup_17.x | sudo -E bash -
sudo apt-get install -y nodejs

É um contratempo temporário, o servidor brasileiro está copiando dados do servidor principal americano:

Depois dessa manutenção, que deve ser concluída em algumas horas no máximo, o erro vai sumir. Pode também trocar o servidor brasileiro por outro nas fontes de software.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.