Chave do windows roubada?

O meu notebook deu problema no teclado e eu tive que levar para um técnico amigo meu. Aproveitei a oportunidade e resolvi voltar para o windows e passei a chave do windows 10 que veio com o notebook, ele acabou de trazer o notebook e falou que instalou uma nova versão do windows crackeada pois não conseguiu instalar a chave.

Não estou acreditando, mas quais as chances dele ter roubado minha chave? Era do windows 10 pro, será que realmente ele tentou instalar a versão normal e por a chave ser da versão pro, deu merd*?

Edit. Eu ainda tenho a chave aqui comigo, não tem como tentar “testar” ela?

Dependendo de quando é seu notebook, a chave de ativação pode ser que esteja na parte inferior da carcaça, como na imagem a baixo:
image

Mas os laptops mais novos tendem a ser atrelados já na bios, ou seja, mesmo que você coloque uma distro Linux e volte depois para o Windows, a licença já é reconhecida de forma automática. Existem programas que mostram a key do produto e comandos do próprio Windows para remover a licença, mas como geralmente são do tipo OEM, apenas funcionará em sua máquina. Saberia informar o modelo do notebook só por curiosidade?

“Parabéns”, essa mula de técnico é um incompetente

Só para entender, você comprou a licença de forma separada ou já veio com o notebook?

4 curtidas

É um Ideapad S145. Eu utilizei um comando para pegar a chave que veio com o notebook e depois passei pra ele.

Obrigado pela atenção.

Já tive que lidar com uma benção dessa, uma conhecida levou o note no técnico e o cara instalou o windows crackeado, ao invés de só reinstalar o windows usando a iso original da Microsoft :yawning_face:

4 curtidas

kkkkkk ai ai tem um tecnico que vive usando windows megalite de 2017 todo lascado, é uma porcaria meu deus

Você pode instalar o Windows em uma máquina virtual do virtualbox. Ao tentar ativar você poderá conferir se a key ainda é válida.

Talvez por conta do tempo tenha invalidado caso seja uma key OEM.

Lembro que há um tempo tinha uma distinção de ‘single language’ nas ISOs, como você não acompanhou as atualizações a sua chave talvez tenha sido invalidada por isso.

Dizem também que nas versões OEM o Windows pode estranhar alterações de hardware.

2 curtidas

Se você comprou o notebook com Windows, a chave está na BIOS.
Se ele instalou a versão HOME, a versão original era PRO (ou vice-versa), não vai funcionar.
Baixe a ISO oficial da Microsoft aqui e reinstale. O Windows vai reconhecer o serial da BIOS (inclusive a versão, se HOME ou PRO).
Chaves de BIOS não podem ser usadas em outras máquinas.

1 curtida

Aí que tá: as ISO mais recentes (acho que de 2020 pra cá) já são capazes de reconhecer qual a licença que tá atrelada a a bios, visto que é uma multi-ISO;

1 curtida

Exato. Na instalação, o Windows identificará qual a versão correspondente do serial da BIOS e instalará a versão licenciada para aquela máquina.

Dependendo do notebook e da forma de licença OEM, a licença pode estar atrelada ao hardware (placa-mãe por exemplo), nesse caso, seria bem difícil furtar a licença, pois, seria necessário hacker essa interação no momento da ativação.

Este tipo de profissional e os conhecidos que me pediam para reformatar uma máquina seis meses depois, me fizeram nunca mais, por dinheiro algum no mundo, pegar máquina para formatar. Era muito pouco dinheiro nem por tanto trabalho, mas por apurrinhação depois.

2 curtidas

Sim, eu evito hoje em dia mexer com formatação, só pra não ter que ouvir “mas pq vc não instala o office ?”

2 curtidas

PS: fazendo a observação de que se é para tirar Windows e instalar Linux, eu faço com o maior prazer, na distro que a pessoa quiser, e de graça.
E se ela não souber por qual começar, recomendo Mint. Sucesso garantido.

É uma forma mínima de agradecer a tudo que o open source já me proporcionou.

1 curtida

Incompetência d+ ao invés de entregar o Windows original e deixar que o cliente o ative.
O cara sabe nem o que esta fazendo.

5 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.