Pessoal, no meu dia a dia no escritório, utilizo dual boot linux-windows. O Windows anda servindo basicamente para assinar documentos digitalmente utilizando certificados digitais, o Software que utilizo no Windows é o adobe reader para assinatura em formato de carimbo e o gerenciador de certificados digital sign. Eu nunca consegui um caminho claro para utilizar estes mesmos certificados digitais no linux. Alguém saberia dar o caminho das pedras para essa questão? As cópias dos certificados são .p12 ou .pfx
vc n pode utilizar a assinatura digital do sou.gov? pode te ajudar no LInux, se for uma necessidade premente.
Na série 2026, do TigerOS, o painel de boas-vindas terá uma sessão sobre certificados digitais e assinatura
Só para informação, a assinatura digital pelo GOV.BR não é aceita por todas as instituições. Bancos e algumas empresas por exemplo não aceitam. Acredito que seja pela fragilidade do login, visto que posso passar meu usuário e senha para outra pessoa e depois posso alegar que não fui eu quem assinou o documento legitimamente.
Exemplo okular
Steps for Digital Signatures (Using Okular)
-
Open your PDF in Okular
-
Navigate to Tools > Digitally Sign…
-
Draw a rectangle where the signature should appear
-
A dialog box will appear prompting you to select your certificate and enter its password
-
If certificates are not detected, configure the NSS database path (usually
~/.pki/nssdb) in Settings > Configure Backends > PDF
não sabia desse detalhe. interessante.
Funcionou?
Qual tipo de certificado, A1 ou A3?
Se for A1 é relativamente fácil fazer.
Não, preciso utilizar o certificado da empresa
Deu certo irmão!
- Importei a cópia do certificado
O Okular busca certificados no banco de dados do sistema. O jeito mais fácil de alimentar esse banco é via Firefox:
-
Abri o Firefox > Configurações > Certificados.
-
Ver Certificados > Seus certificados > Importar.
-
Selecionei o arquivo
.p12ou.pfxe digitei a senha.
2. Instalação (O Software)
Não consegui assinar via apt, para evitar falta de plugins no Mint, recomendo a versão completa:
-
Instale o Okular via Flatpak (disponível no Gerenciador de Aplicativos ou via
flatpak install flathub org.kde.okular). -
Depois disso, acessei um pdf > Ferramentas > Assinar digitalmente e por fim desenhei o carimbo com o mouse. PDF Assinado!
ok.
Se quiser pelo libreoffice
How to Sign a Document in LibreOffice
To sign a document (Writer, Calc, or Impress), it must first be saved.
- Go to File > Digital Signatures > Digital Signatures….
- If prompted to save the file, click Yes.
- In the Digital Signatures dialog box, click Sign Document.
- In the Select Certificate dialog, choose your certificate and click OK.
- If required, enter your PIN/passphrase for your key
Requirements
- Certificate: You need a personal key/certificate stored on your computer (e.g., from a CA or a self-signed GPG key).
- Software: On Linux, you may need to install
gnupgandseahorseto manage keys. - PDF Support: LibreOffice Draw can be used to sign existing PDF documents.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.