Certificados digitais para assinatura no Linux

Pessoal, no meu dia a dia no escritório, utilizo dual boot linux-windows. O Windows anda servindo basicamente para assinar documentos digitalmente utilizando certificados digitais, o Software que utilizo no Windows é o adobe reader para assinatura em formato de carimbo e o gerenciador de certificados digital sign. Eu nunca consegui um caminho claro para utilizar estes mesmos certificados digitais no linux. Alguém saberia dar o caminho das pedras para essa questão? As cópias dos certificados são .p12 ou .pfx

vc n pode utilizar a assinatura digital do sou.gov? pode te ajudar no LInux, se for uma necessidade premente.

1 curtida

Na série 2026, do TigerOS, o painel de boas-vindas terá uma sessão sobre certificados digitais e assinatura

1 curtida

Só para informação, a assinatura digital pelo GOV.BR não é aceita por todas as instituições. Bancos e algumas empresas por exemplo não aceitam. Acredito que seja pela fragilidade do login, visto que posso passar meu usuário e senha para outra pessoa e depois posso alegar que não fui eu quem assinou o documento legitimamente.

1 curtida

Exemplo okular

Steps for Digital Signatures (Using Okular)

1. Open your PDF in Okular

2. Navigate to Tools > Digitally Sign…

3. Draw a rectangle where the signature should appear

4. A dialog box will appear prompting you to select your certificate and enter its password

5. If certificates are not detected, configure the NSS database path (usually ~/.pki/nssdb) in Settings > Configure Backends > PDF

4 curtidas

não sabia desse detalhe. interessante.

Funcionou?

1 curtida

Qual tipo de certificado, A1 ou A3?
Se for A1 é relativamente fácil fazer.

1 curtida

Não, preciso utilizar o certificado da empresa

1 curtida

Deu certo irmão!

1. Importei a cópia do certificado

O Okular busca certificados no banco de dados do sistema. O jeito mais fácil de alimentar esse banco é via Firefox:

• Abri o Firefox > Configurações > Certificados.

• Ver Certificados > Seus certificados > Importar.

• Selecionei o arquivo .p12 ou .pfx e digitei a senha.

2. Instalação (O Software)

Não consegui assinar via apt, para evitar falta de plugins no Mint, recomendo a versão completa:

• Instale o Okular via Flatpak (disponível no Gerenciador de Aplicativos ou via flatpak install flathub org.kde.okular).

• Depois disso, acessei um pdf > Ferramentas > Assinar digitalmente e por fim desenhei o carimbo com o mouse. PDF Assinado!

3 curtidas

ok.

Se quiser pelo libreoffice

How to Sign a Document in LibreOffice

To sign a document (Writer, Calc, or Impress), it must first be saved.

1. Go to File > Digital Signatures > Digital Signatures….
  2. If prompted to save the file, click Yes.
  3. In the Digital Signatures dialog box, click Sign Document.
  4. In the Select Certificate dialog, choose your certificate and click OK.
  5. If required, enter your PIN/passphrase for your key

Requirements

• Certificate: You need a personal key/certificate stored on your computer (e.g., from a CA or a self-signed GPG key).
  • Software: On Linux, you may need to install gnupg and seahorse to manage keys.
  • PDF Support: LibreOffice Draw can be used to sign existing PDF documents.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.