Certificado Digital

Galera, alguem tem alguma ideia de como instalar os drivers do token safenet no ubuntu 20.04? Vi um tutorial da VALID sobre o instalador baixa tudo e instala o “safesign alguma coisa” porem nada aparece no menu tipo um “gerenciador de token” ou coisa do tipo e na tela da soluti para testar o certificado nao funciona.

[edit] Fiz uma VM com ubuntu 18.04 e dai apareceu o “tokenadmin” no menu, porem no 20.04 igual falei ele não aparece e inclusive nem sei se instalou corretamente.

3 curtidas

Faz um tempinho q tive q lidar com esse assunto e ainda não tinha para a versão 20.04, pelo jeito continua não tendo.

1 curtida

Então, fiz o teste da VM igual falei, dai atualizei para a 20.04 e o aplicativo ainda continua la, mas como é uma VM nao consigo ver se o certificado funciona e tals, só consigo ver que o aplicativo instala

2 curtidas

Essa versão do site da valid é antiga. Não compatível com o Ubuntu 20.04 sem a instalação de dependências de forma manual. Mesmo no 18.04 ainda precisa instalar dependências manualmente.

Nesse site tem versões feitas para o Ubuntu 18.04 e 20.04, só baixar e instalar para a versão correspondente que irá funcionar sem problemas:

2 curtidas

Acabei de baixar, realmente instala perfeitamente, porem o token fica como “token desconhecido” e mesmo assim na tela do gov.br, soluti, etc que pedem o certificado continuam dando erro ou nao encontram certificado :sob:

Achei este link que instala o safenet e ele detecta meu token:

Porém ainda sim o navegador ainda nao encherga meu token :sob:

Qual navegador vc está usando ?

Talvez seja necessário adicionar o token no navegador pra funcionar

Utilizo o Google Chrome e o Firefox, porém acho que não dá pra instalar o token no navegador visto que é um PFA3 e não um A1.

Mas no caso não seria adicionar o certificado diretamente, vc vai apontar o caminho pro navegador da biblioteca que gerencia o seu token que é onde o certificado está armazenado. Com Firefox acho mais fácil de fazer pois dá pra fazer pela interface gráfica, com o Chrome tem que ser via terminal.

Como vc está usando o safenet acredito que essas instruções podem ajudar a fazer no Firefox:

Abra “Editar” > “Preferencias” > “Privacidade e Segurança” > “Certificados” selecione a opção “Dispositivos de Segurança”

Clique em “NSS Internal PKCS…” depois em “Carregar” deixe o nome como está ou coloque um de sua preferência em seguida coloque o caminho da biblioteca do token “/usr/lib/libeToken.so”

Instruções tiradas desse site: Instalação do Token SafeNet 5110 – Ubuntu 18.04 (atualizado) – Dicas do cotidiano com linux

3 curtidas

Funcionou. muito obrigado!!!

2 curtidas