Centos 7 Desmontando partição sozinho

Boa tarde Galera

Iniciando no mundo linux

Já comecei com uma situação que nao consigo resolver de forma alguma, alguém pode me dar uma luz.

Instalei um SSD novo em um Servidor Cent Os 7 para fazer backups do sistemas de gestão de uma farmácia, montei o disco certinho adicionei as entradas para ele montar automaticamente a partição no fstab caso o servidor seja reiniciado, porem ele esta se desmontando sozinho após algum tempo. ja vi diversos tutorias mas não achei ainda o que causa a desmontagem. obs estou duas semanas tentando. :face_holding_back_tears:
fstab

Versao

Já descartou problema de hardware? Como o cabo por exemplo.

Já troquei o cabo sata e fonte, este SSD seria secundário, no caso o do sistema esta funcionando normalmente. O sistema chega a fazer backup nele, as informações não são perdidas, ele apenas desmonta ai entro com o comando mount -a para ele montar conforme o fstab e funciona novamente talvez algo na minha configuração que não esta certo?

Seria bom rodar um fsck nessa partição para ver se não está com algum problema no sistema de arquivos.

1 curtida

Vou Tentar

Retorno do fsck
FSCK

Aparentemente o fsck que você rodou não encontrou problema no sistema de arquivos. Tenho ainda algumas sugestões:

• Verificar a integridade do disco, com o GNOME Disks ou outra ferramenta.
• Pode não ter nada a ver com o caso, mas sugiro editar o FSTAB e, ao invés de usar /dev/sdb1, use o UUID da partição, ou crie uma label nessa partição e use-a no FSTAB. Esses nomes de dispositivo, como /dev/sda, /dev/sdb podem ficar variando, dependendo dos discos que você tiver conectado na máquina.
• Veja se não tem algum outro sistema de arquivos sendo montado em /mnt, causando a desmontagem do /mnt/data.
• Você está usando algum script para fazer os backups? Se sim, faça uma revisão no seu script para ver se a origem do problema não está nele.

Isso é o que eu posso sugerir no momento, espero que algum usuário aqui do fórum com mais conhecimento possa dar uma sugestão… rs Se eu encontrar mais alguma coisa/ideia, volto aqui :slight_smile:

Vou fazer estas alterações e posto o resultado
O backup é o próprio sistema da farmácia que faz, por isso a dor de cabeça os caras do sistema falam que o técnico tem que resolver, mas nao achei nada de errado ( vou fazer a alteração do fstab) por isso vim pedir ajuda, outra coisa que percebi é que ele desmonta de um dia para o outro e o ultimo backup gerado é sempre as 23:30, existe algum comando para monitorar quando ocorre a desmontagem do disco?

Verifique no arquivo /etc/crontab se existe alguma tarefa programada para executar no referido horário, como um comando ou script, por exemplo (nesse mesmo arquivo tem uma breve explicação da sintaxe do crontab).

Aí você pode fazer um teste, executando esse comando manualmente e vendo se a partição vai ser desmontada. Se for isso, você achou a origem do problema.

Retorno do crontab

acredito nao ter nenhuma tarefa

Verifique também o diretório /etc/cron.daily para ver se acha alguma coisa. Como o backup é gerado uma vez por dia no mesmo horário, deve estar nesse diretório, ou no /etc/cron.d ou algum dos outros diretórios /etc/cron.*. Em último caso, verifique a tabela cron do root com sudo crontab -l.

Oxi, primeiro passo é procurar no log do sistema a mensagem que aconteceu quando ele desmontou o sistema de arquivos. Não é pra desmontar, e se desmontou, é porque houve um erro.

Bom dia obrigado pela dica, mas nao sei certo o que estou procurando nos logs, ja estou revisando aqui mas nao sei qual log olhar. :smiling_face_with_tear:

comando

acredito que o erro esteja aqui, tem um comando para desmontar mas isto é configuração do backup do sistema eles que fizeram , vou retornar para eles caso seja este o erro.

Talvez apareça já como erro:

journalctl -p err -b

O comando journalctl é bem extenso e merece um capítulo inteiro de estudo pra quem é da área.

estou iniciando mas vou chegar lá, peguei o barco andando neste servidor.

O script está tentando montar a partição em /BACKUP. Você tem duas opções:

• Criar um diretório /BACKUP, editar o seu FSTAB e trocar /mnt/data por /BACKUP

• Editar o script e trocar /BACKUP por /mnt/data.

Eu preferiria a primeira, para evitar modificar o script que pode dar algum problema no sistema que espera que os backups estejam em /BACKUP.

O script está malfeito.

1. Não tem lógica desmontar o ponto de montagem logo antes de monta-lo novamente.
  2. Não tem lógica mandar mensagem de OK antes de realizar a atividade
  3. Não é recomendável montar a partição pelo nome curto. É preferível usar label, UUID ou PARTUUID.
  4. Usar a saída do comando mount não faz sentido para saber se a partição está montada.
2 curtidas

editei para que fique desta forma, vou aguardar ate amanha para verificar se resolve o erro.

1 curtida

HEHE então o próprio pessoal do sistema de gestão que implementou isso, se me permite vou encaminhar sua msg a eles, de script nao manjo .
sobre montar a partição com o UUID ou PARTUUID vou ver certo como fazer e deixar correto.