Censo: Qual base você usa e por que?

Só por motivos de curiosidade e estudo pessoal

• Debian
  • Fedora
  • Arch
  • Slackware

0 votantes

Falto Slackware ai.

1 curtida

Uso distros de várias bases:

• .deb - Debian, KDE Neon, MX Linux

• .rpm - openSUSE, Fedora, Mageia, PCLinuxOS

• (Arch) - Arch, Manjaro

• (Slackware) - Slackware

• (Void) - Void

• (Gentoo) - Redcore

Ando pensando em eliminar o Redcore… Mas funciona tão bem, que dá pena eliminar.

Eu não votei, pois geralmente eu uso distribuições que usam o Gnome puro, então costumo usar ou o Fedora ou o Arch Linux ou o Debian testing - atualmente eu estou usando o Fedora 38. Eu não sei escolher uma para votar.

1 curtida

Base Arch apenas
Simplicidade
Desempenho superior
E principalmente preguiça (AUR)

2 curtidas

O porque de escolher Fedora.

1 curtida

I use arch btw

• minimalista, o que me permite construir meu workflow;
  • aprendizado, pois tenho que montar meu sistema e aí aprendo muita coisa;
  • rolling release, daí não tenho que me preocupar com versão x ou y;
  • bleending edge, traz tudo de mais novo, o que GERALMENTE leva a um melhor desempenho;
  • AUR, o que facilita instalar softwares bem específicos num único repositório;
  • Chaotic, pacotes já compilados do AUR.

4 curtidas

Faltou o openSUSE. É o que eu estou usando atualmente.

Após um bom tempo usando o Debian Testing com KDE, fiquei bastante incomodado com alguns pequenos bugs chatos nas últimas atualizações do ambiente gráfico. Fiquei uns dias esperando que fossem corrigidos, mas já faz um tempo que ele entrou em “congelamento” e até agora está tudo igual (confesso que isso é algo que me incomoda no Debian, esperar muito pelas coisas e às vezes não chegar kk). Isso, aliado com o fato de eu ter trocado de hardware recentemente, me fez procurar outras distros. Para minha tristeza, me deparei com os mesmos problemas que tinha no Debian. Fiquei até um pouco atordoado, em dúvida se mudava pro GNOME, ou ficava no KDE, se escolhia Fedora, Arch ou Ubuntu, e cada um com os seus defeitos kkk

Agora instalei o openSUSE Tumbleweed. Já tinha tentado usar ele algumas vezes, mas nunca me acostumei, achava ele meio complicado (e ainda acho um pouco) e eu não tive disposição para aprendê-lo. Agora sinto que vai dar certo, estou começando a me adaptar. A propósito, o openSUSE é a distro que, na minha percepção, entrega o ambiente KDE mais “bem feito”, e aqueles bugs chatos que eu tive com o KDE em outras distros não encontrei no openSUSE, até o presente momento…

1 curtida

Arch:

• História de longa data com a distro. (0.6x+)
  • sistema enxuto (odeio sistema bloatware);
  • Aur;
  • Wiki;
  • RR;
  • Aprendizado;
  • Oportunidade de descobrir coisas novas (as outras distros tem também, porém é mais complicado com os pacotes).
2 curtidas

Estou usando o Arch. É uma distro incrível já que aprendo muito com ela e com o pessoal que usa arch aqui no fórum.

1 curtida

Me surpreende a diferença de uso entre a base debian ( tô no debian stable) e arch ser tão pequena.

openSUSE TW aqui.

Motivos: bastante atualizado (rolling release), btrfs, snapper e rollback já configurados (dá pra fazer no arch e no debian, mas dá trabalho…), renderização excelente de fontes (sem ter trabalho), YaST (dá pra fazer tudo no terminal também, mas… dá trabalho).

Esqueci de registrar que o mascote é bacaninha…

2 curtidas

Eu uso Debian mais por praticidade que por qualquer outra coisa. Já fui para o lado do Fedora/Red Hat mas sempre me apareciam uns bugs chatinhos que me incomodavam, aí resolvi instalar um Debian Sid com uma seleção de pacotes personalizada e nunca mais tive problemas do sistema. Os únicos problemas que tenho, no geral, sou eu que causo e sei como resolver.

Já usei um incontável número de distros de base Debian, assim como outras várias de base Arch. Também já usei o Debian e o Arch “puros”. São opções fantásticas.

O Fedora eu ainda tenho pretensões de conhecer, mas nunca consegui avançar devido a bugs enfrentados nos meus computadores.

2 curtidas

Uso o Pop OS, que é baseado no Ubuntu (que é baseado no Debian) já que as distros base Debian normalmente tem melhor compatibilidade com os drivers dos microcontroladores que possuo (Arduino e NodeMCU)

É falam que é baseado né, mas é uma bifurcação do projeto Debian Sid. É além de uma base. É algo mais intimo.
Hipoteticamente se o projeto Debian morrer o projeto Ubuntu e o projeto PopOS como conhecemos deixaria de existir.
Então lembrem de ajudar o projeto Debian tmb e não somente o Ubuntu e o PopOS. O Debian se mantém por doação.

4 curtidas

Uso Arch por motivos de simplicidade, minimalismo e poder construir o sistema da minha forma. Ter acesso fácil as últimas versões dos softwares e a gigantesca gama de possibilidades que o AUR oferece. Acho o site do Arch Linux bem funcional, da pra pesquisar facilmente por todos os pacotes do repositório e verificar o estado dos mirrors e gerar uma lista atualiza deles. Por último mais não menos importante a ArchWiki, é uma documentação fantástica, vc encontra praticamente tudo que vc precisa sobre o sistema e os pacotes dos repositórios.

2 curtidas

Uso Fedora porque funcionou para mim e eu tenho a experiência mais suave.

Não tenho mais o mínimo de interesse em ficar sendo sysadmin em casa ou montando sistema do zero, quero que o máximo de coisas funcionem out of the box para eu poder me dedicar a aprender aquilo que realmente me agrega valor em vez de ficar fuçando ou procrastinando.

2 curtidas

images

Não tenho mais tempo pra brincar de distrohoppin, fornece o que preciso e tem atualização concisa, não lembro a última vez que tive problemas, quando quero experimentar eu uso o rawhide.
O povo do fedora não posta muito aqui, normalmente só tem o @fastos2016 e eu as vezes, logo, dizer que a base deb ou arch é maior é pura especulação se formos levar em consideração esse tópico.

2 curtidas

Atualmente uso Linux Mint base Ubuntu que deriva do Debian, talvez pela “facilidade” de se manusear comandos e pacotes. Todavia, também, já tenho provado Fedora, Debian puro, Arch Linux e até mesmo o Calculate Linux que é base Gentoo e por sinal gostei bastante desta distro.