Celular secundário minimalista Semp Go 3e

Bom dia.
Tenho um celular que usava para o trabalho e que tinha um chip pessoal e outro profissional.
Com o tempo a demanda do trabalho aumentou e ,ao pegar o celular ,sempre tinha demandas não urgentes que podiam esperar ,e que atrapalhavam o que eu tinha que fazer na hora.
Vi que com o tempo passei a evitar pegar o celular e sentia irritação com o excesso de informações e solicitações fora do horário de trabalho.
Decidi usar um celular somente para atividade pessoal. Para acessar um site deitado no sofá, ouvir uma música durante uma caminhada ou ida a uma lanchonete.
Percebi que se comprasse um celular com as mesmas especificações acabaria instalando um monte de programas e tudo se reiniciaria de novo.
Queria algo minimalista. Só com o navegador Chrome, WhatsApp e e-mail. Para poder acessar documentos instalei também Google docs, office e instalei ainda o Google fotos.
Como queria me obrigar a ser minimalista optei por um celular Semp com Android Go Edition , 8 GB de memória, 1 GB de RAM e cartão de memória. Usei o chip de celular pessoal que já tinha.
O celular é simples com esta versão do Android Go, sem tantas configurações, e simplesmente funciona.
A tela é bem sensível ao toque. A internet funciona bem. O audio é alto e claro na alto falante. O aparelho é bem construído com dois Chips Sim e um slot para cartão de memória.
O mais impressionante é o preço: R$ 399,00 . Mais barato que um Multilaser.
Por este preço se for assaltado e levarem não me aborrecerei. Como uso tudo na nuvem é só comprar outro igual e configurar.
As vezes é importante diminuir o excesso de tecnologias , de apps , de demandas desnecessárias.
Para não ficar completamente offline foi a solução que encontrei.
O celular está a venda nas lojas casa e vídeo , e também no mercado livre .

4 Curtidas

Legal, seria bom se daqui a uns meses você nos contasse como está indo a experiência. Eu mesmo tinha um A5 2017 que nunca gostei muito e tinha decidido trocar por conta de problema no touch, mas um celular com perfomance parecida saíria muito caro. Acabei trocando a tela touch por 1/5 do valor que gastaria para conseguir um celular com a mesma performance, na minha opinião uma boa troca.

Sempre tive curiosidade sobre esse modelo que possui poucos videos no YouTube. Eu já o vi em promoção por até R$ 180,00. A principal qualidade para mim seria o tamanho, pois cabe em um bolso.

Sim. Ele é bem pequeno. Cabe no bolso da camisa ou da calça. A moldura da tela é pequena e com isso aproveita bem o espaço. A tela é maior do que a de um iPhone , que é de 4 polegadas mas o tamanho do aparelho é semelhante. Ele é muito simples e bem construído. O sistema Android Go é muito simples e ocupa pouco espaço e o único bloatware que veio foi o Facebook lite. Estou usando para escrever este texto. É melhor que um tablet por ter whatsapp e conexão 3G e me permite me afastar do celular de trabalho.
O valor é baixo e se quebrar será descartável.
Estou pensando neste uso minimalista como celular secundário.
Tudo está funcionando perfeitamente.

2 Curtidas

E a bateria? Disseram surpreendentemente que descarrega rápido, mas, parece que há algo que se possa fazer.

A bateria funciona o dia todo de trabalho. Por cerca de 8/9 horas. Com a economia de energia ativada o standby é de 2 dias e o tempo de de uso moderado é de mais de 12 horas. Precisei usar um pouco para conseguir responder sua pergunta. Desculpa a demora.

1 Curtida

Uma coisa ruim é que instalei o planilhas do Google e o mesmo não faz zoom da planilha o que a torna sem uso. Estou utilizando atualmente o celular somente para o WhatsApp em minha profissão. O celular melhor estou usando para uso pessoal. Obtive o mesmo resultado de separação da vida pessoal e profissional em celulares diferentes. No geral recomendo este celular somente para quem quer um uso muito básico como navegar com Google Chrome, e mandar poucas mensagens de WhatsApp. A proposta do Android Go é boa mas não ter rodado bem o planilhas foi muito ruim. Creio que um uso mais profissional e intensivo é inviável.

1 Curtida

Sem problemas. Será que o fato de não dar zoom se deve ao Android Go ou ao tamanho da tela?

Eu utilizo o android GO no meu Sansumg J2 Core. Aqui pelo menos eu consigo dar zoom nas planilhas.

Você está se referindo a qual app em específico?

Eu comprei um faz uns 2 meses por R$ 200 e fiquei surpreso com o aparelho, tem um desempenho legal para uso geral, redes sociais e alguns joguinhos leves, a falta de espaço era um problema constante, mas resolvi com um cartão SD de 32GB classe 10, funciona super bem, em relação a bateria, depende muito do uso, no meu caso, eu carrego apenas uma vez por dia, porém quando passo mais horas vendo vídeos ou jogando, ai sim preciso dar um carga a mais, mas nada que atrapalhe a usabilidade, pois recarrega bem rápido também, a única coisa que realmente me incomoda é a película, que de fábrica já vem uma, porém de plástico, arranha fácil e se alguém aqui conseguiu por ela sem deixar bolhas está de parabéns :smile: :rofl: , se alguém souber onde conseguir uma de vidro, mesmo que algum modelo de outro celular que seja compatível me avisem por favor!! No mais pelos duzentão que eu paguei nele, valeu a pena.

1 Curtida

Ao aplicativo Planilhas do Google ( Google sheets ). Neste celular ele não dá zoom das planilhas. A tela tem baixa resolução , algo como 800x480 mas acho que não é pela resolução e sim pela implementação do Android go.

Tentei instalar um cartão antigo de 2 GB e configurar como interno para testar e ele funcionou mas o sistema alertou que ele era muito lento e poderia deixar o sistema instável ou algo assim. Pensei em comprar um cartão micro SD SDHC de 16 GB e configurar como interno para mover o WhatsApp para ele e conseguir instalar mais aplicativos e deixar mais funcional.
Atualmente estou usando o celular Semp Go com sim chip com o meu número profissional de WhatsApp e o meu celular Motorola tem um chip sim de uso pessoal e roda todos os programas que preciso. Assim consegui separar as demandas profissionais que vem por whatsapp da vida pessoal.
Acredito que instalando um cartão micro SD SDHC conseguirei , por apenas mais 30,00 um celular bem funcional.

Notei três episódios de travamento no celular.
Ele fica ligado permanentemente no carregador em um suporte de carro fixado acima do monitor.
Isto me permite fazer e receber chamadas e WhatsApp por um fone de ouvido.
Este WhatsApp está vinculado ao WhatsApp Web do navegador e é assim um ótimo e muito barato meio de comunicação para o trabalho.
Com o WhatsApp Web tenho acesso a recebimento e envio de documentos escaneados ou em PDF e também posso imprimir documentos recebidos e arquiva-los no SSD e Google drive.
O celular fica ao lado da Web Cam que uso para conectar pelo zoom ou outros programas, esta Web Cam é usada com um microfone de pedestal e fone de ouvido ligado em paralelo com as caixas de som usando um adaptador 1 p2 para 2 p2. Caso o fone incomode após algum tempo no ouvido ,uso a caixa de som.
Nestes três travamentos foi necessário retirar a bateria.
Em um outro mal funcionamento precisei limpar os contatos do sim chip , creio que aí foi um problema normal de um chip antigo e não culpei o celular.
Nestes travamentos não adiantou pressionar o botão de ligar por dois minutos , só mesmo retirando a bateria. Estou esperando o mercado livre entregar um cartão micro SD SDHC classe 10 para fazer a experiência de formatar como memória interna e permitir a instalação de mais programas. Uma experiência com outro celular mostrou que isto aumenta só um pouco a capacidade de instalar mais programas mas permite transferir os dados do whatsapp para o cartão . Este WhatsApp tem 4.9 GB de dados de backup.
Depois passo os resultados da experiência.

Coloquei o cartão micro SD SDHC. A quantidade de espaço interno efetivamente disponível para a instalação de programas aumentou muito pouco. Consegui instalar o documentos e planilhas do Google e o Office da Microsoft mas deu uma mensagem de falta de memória interna e tive que desinstalar o Office.
Vi que. 2,2 GB puderam ser transferidos para o cartão de memória mas isto não foi suficiente.
O planilhas do Google continua não dando zoom e a visualização é difícil.
A impressão final é a seguinte:
Para a finalidade de usar o WhatsApp profissionalmente como relatado acima funciona perfeitamente e satisfaz a necessidade. Para outras tarefas adicionais não dá conta.
Ele tem uma leve instabilidade travando as vezes o que obriga a retirar a bateria e reiniciar mas não incomodou muito e acho que foi pelo uso intensivo e o uso de um cartão de memória antigo.
A tela tem baixa resolução. Funciona para a finalidade a que se destinava mas decepcionará para uso diário.
A bateria é boa. No meu caso fica ligado direto no carregador junto com o computador e por isto estou satisfeito mas para quem pretende viajar decepcionará pois ficará sem carga após 12 horas.
O sistema Android Go é muito limitado e a implementação do planilhas e documentos do Google neste celular foi sofrível e resultou inútil para mim. Como tenho um celular de uso pessoal também isto não me impactou.
As câmeras são fracas e para conectar com o qr code do WhatsApp Web tem que ter uma boa tela de monitor e boa iluminação ambiente.
A função telefone funciona bem.
Funciona bem WhatsApp.
Funciona bem o SMS.
Funciona bem o rádio.
Impressão geral de que é um celular adequado para um idoso que só use WhatsApp e telefone.
Ou para uso como é um dispositivo de música com Spotify e rádio.
Ou como um GPS offline e online barato para o carro usado o app Here.
Ou uma tela para acessar Netflix.
Ou como um simples navegador para se usar deitado no sofá.
Não se pode exigir muito de um dispositivo tão barato. Ele é apenas um celular secundário descartável que serve a este propósito.