Celular Android te rastreia mesmo quando você desativa a localização precisa , e o Google assistente

Desde dezembro de 2021 eu fiquei preocupado com o excesso de rastreamento que vinha acontendo em minha conta do Google e resolvi desativar o Google assistente e desativar toda forma de rastreamento , incluindo a localização precisa do celular.
De início comecei a ter um celular sem notificações sobre os lugares e sem mensagens intrusivas.
Também comecei a usar quase exclusivamente o Firefox com o mecanismo de pesquisa DuckDuckGo. Também comecei a usar o Here deslogado como GPS. Usar a suíte Zoho.com e um armazenamento de nuvem de terceiros pago.
Parecia que o rastreamento tinha sido superado em mais de 90%.
Agora em abril , recebi um email do Google sobre a minha linha do tempo de março.
Ao clicar no email acessei no site a minha linha do tempo com todos os meus trajetos no Google maps , todos os caminhos e horários.
Ou seja, mesmo configurando o celular Android com todas as opções de privacidade , não há nada que se possa fazer contra o rastreamento além de usar o Firefox e o mecanismo de busca DuckDuckGo , deixar de usar os serviços na medida do possível , aqui eu uso o ecossistema do Zoho.com e um armazenamento em nuvem pago de outra empresa. Também uso Linux e faço tudo pelo Firefox e DuckDuckGo e configurei os serviço DNS para 9.9.9.9 e 9.9.9.10 que é de uma outra empresa que é recomendada como alternativa de privacidade. Também configurei um email com domínio próprio para backup e email de resgate de contas importantes.
Continuo usando os outros serviços do Google pois de fato são muito bons.
Hoje cheguei a conclusão que estas últimas medidas são suficientes e que , como somos rastreados de qualquer forma , no nosso email , GPS , e até no que falamos perto ao microfone do celular é inutil manter estes serviços desativados , pois eles causam mais problemas desativados do que ativados.
Manterei as configurações citadas mas ativarei novamente os serviços, que de qualquer forma o Google continua rastreando , pois não há sentido em me enganar.
Fico assim com um celular funcional. O celular estava apresentando uma série de mal funcionamentos que eram muito estranhos , e que surgiram após minha tentativa de evitar o rastreamento.
Vida que segue.
Se você não estiver muito dentro do ecossistema como eu estava o melhor e não entrar e usar as medidas que falei.

3 curtidas

Uma alternativa pra evitar o rastreamento do Google é desbloquear o bootloader do seu celular e instalar uma custom rom se ele suportar, como a GrapheneOS e a LineageOS por exemplo

2 curtidas

Meu sonho.

Odeio ficar ligado o tempo todo ao sistema do Google só para fazer uso de celular com Android.

Para a maioria das pessoas, que mal protegem o acesso a seu celular, esse estar permanentemente logado ao Google é um tremendo risco de segurança.

1 curtida

Concordo. Uma coisa que faço é ter uma conta Google apenas para o celular. Nada de e-mail pessoal no celular Google. Nada de meet, nada de nada destas coisas. Todas as minhas contas são isoladas das outras. É uma forma de manter mais segurança, a meu ver.

3 curtidas

Felizmente a LineageOS suporta o meu celular então eu tenha ela instalada nele já faz uns meses, por não querer ficar sem a possibilidade de usar os serviços do Google eu instalei junto a versão pico do Open GApps que basicamente só instala a Google Play services e a Play store e nada mais.

Mas cerca de um mês atrás descobri a LineageOS for microG que como no nome ja diz usa o microG que é uma implementação de código aberto dos serviços do Google e é baseada na Lineage também.
Com cerca de um pouco mais de 1 mês de uso posso dizer que a bateria está melhor que na rom stock e até da Lineage com o Gapps, e consigo utilizar numa boa grande parte dos serviços do Google caso eu queira, eu não iria conseguir usar o app do YouTube se usasse apenas a Lineage pura por exemplo

2 curtidas

Consegue usar apps de bancos, etc?

To com vontade de trocar minha rom também, mas sempre me falam que da muita dor de cabeça depois :frowning:

não conheço ninguem que use a muito tempo

É meus caros, o Google, suas comodidades cobram um preço e sempre se está pagando um na internet, quando você não injeta seus dividendos diretamente ou é financiado por terceiros, é sinal que você é o próprio pagamento.

5 curtidas

Eu reativei o que tinha desativado no celular , ele vinha funcionando muito mal , creio que seja justamente para o usuário não fazer ajustes de privacidade e voltar a configuração padrão. O celular travou e desligou sozinho. Tive que religar e acabar de configurar tudo para o original. Agora está funcionando normalmente.
Só que dessa vez estou usando os programas e sistemas que falei para minimizar o problema:
1- Zoho Workplace que é um sistema indiano composto de vários aplicativos gratuitos para usuário individual , mas que não utiliza anúncios como remuneração e sim anuidade ou mensalidade , dependendo do contrato, e tem foco em empresas, mas tem uma versão de degustação de 5 GB para usuário individual, e tem uma sinalização de que em breve terá também uma versão paga para usuário final. Na página existe a política de privacidade da empresa, que segue o padrão europeu , seu clientes principais.
2- Uso um serviço de nuvem para armazenar meus arquivos e fiz backup da conta do Google e do Onedrive nele e depois desativei a sincronia destas contas. É um serviço europeu , que segue a legislação de privacidade de lá. Também tenho backup de tudo em HD externo e no SSD do computador.
3- Desativei no Firefox ,que uso com o DuckDuckGo, o salvamento de senhas e uso para tal o Bitwarden para salvar todas as senhas que importei do Google Chrome e do Firefox por arquivo csv. Assim tenho uma senha única para o aplicativo e acesso as senhas dos sites pelo aplicativo , que tem versões para Windows, Mac e Linux , bem como iOS e Android.
4- Tenho um domínio próprio ,por questão profissional, onde configurei dois emails para servir de recuperação para estes serviços. Além da privacidade, não perderei o acesso ao email até 2031 , que foi a data até onde paguei para o registro.br. Uma conta de um serviço terceiro poderia encerrar um email meu , mas neste caso basta contratar um outro provedor e configurar o email de novo , com o mesmo nome , para voltar a ter acesso ao email de recuperação.
5- Não uso mais o Google Chrome , exceto muito raramente para um site que funciona melhor nele. Uso o Firefox para tudo inclusive para acessar os serviços do Google, no celular e no computador com Linux.
6- Não uso mais computador com Windows , e encontrei formas alternativas para fazer tudo no Ubuntu-Mate. Tenho o Windows 10 em dualboot mas não uso mais.
7- Cada vez uso menos o celular e cada vez gosto menos de usar . Só utilizo smartphone para trabalho e estou ficando meio nostálgico e comprei um rádio portátil com tecnologia digital avançada e cartão micro SD , e assisto Netflix pelo aparelho da TV a cabo. Talvez compre um celular que só faça ligações e envie SMS para andar por aí com uma conta do tipo controle barata.
8- Estou vendo junto ao banco uma forma de movimentar a conta sem celular e vi que é possível nos dois bancos que uso.
9 - Um amigo uma vez me disse : A tecnologia é uma coisa maravilhosa, que ajuda a resolver todos os problemas que não existiriam, se não fosse a tecnologia.
10 - Se você não está pagando por um serviço é porque você é o produto que está sendo vendido.
.
E vamos seguindo em frente , tomando cuidado , evitando a exposição gratuita , sem paranóia e usando os serviços do Google somente na medida do necessário , que aliás, apesar da questão da privacidade, são ótimos serviços : É só evitar entrar muito no ecossistema.

2 curtidas

Desativar o GPS e desinstalar App não muda nada realmente, o que vc tem que fazer é ir nas configurações na sua conta Gmail e limpar o histórico de localização e em seguida desativá-lo.

Foi o que eu fiz, acredito que fazer isso impede o rastreamento? Não, mas já que tem a opção de escolher eu deixei desativado.

Pelo que venho entendendo, se quisermos privacidade mesmo temos que migrar do Android para o CalyxOS.

mo fio, cê acostuma ou não usa. tem “n” formas de localizar seu telefone, sem ser pela localização: login, modelo, PIN etc. vc fez tudo isso mas, no fundo, o googlel sempre saberá onde e oq vc faz (no bom sentido).

Não sem ajustes. Se você simplesmente usar a ROM sem root, os bancos não abrem por ser uma ROM customizada. Se tiver root, não abrem por ter root. A forma mais fácil é manter o Magisk (root) com os ajustes do HideProps para enganar estes aplicativos.

3 curtidas

Concordo em parte. Desde que não seja instalado algum aplicativo do ecossistema Google (o que é quase impossível atualmente). Mas já dá pra aliviar um pouco (80 a 90%) pois ainda tem alguns aplicativos nativos do Android que ainda deduram o indivíduo e, mesmo dando acesso root e desinstalando esses aplicativos, o sistema vai pro beleléu.

Mas ainda com os ajustes do Magisk pra camuflá-lo diante dos aplicativos de banco, ainda não é garantido.

Tive que redefinir os padrões dos apps.
No meu celular Moto E7 o procedimento é:
Configurações> Sistema > Opções de redefinição > Redefinir preferências de apps.
Isto fez tudo voltar ao início.
O celular parece estar funcionando bem agora.
Voltou a ser intrusivo como antes.
Quando puder vou comprar um Samsung mais antigo que não tenha Google assistente como o A01.

2 curtidas

Quer privacidade? Jogue seu celular no lixo.
Até com custom roms você é rastreado.

1 curtida

O problema não é ter privacidade total. Sei que isto não é possível.
O problema é como isto é feito em algumas marcas de celular e na mudança de postura do Google em relação ao comportamento intrusivo.
Não me importa muito que o Google saiba o caminho por onde eu passo , mas me incomoda que ele me mande solicitações para avaliar o restaurante onde eu fui.
Não me importa muito que o Google analise os sites que eu naveguei , mas me incomodam anúncios que me seguem em todos os sites que eu acesso.
Me incomoda anúncios no Gmail baseados em outros e-mails que eu enviei.
Não me importo em receber anúncios, me importa saber que dezenas de empresas de uma forma ou de outra vão ter acesso a estes dados e isto pode ser ruim para mim.
Me incomoda o Google assistente ouvindo o que eu falo e dando uma resposta aleatória no meio de uma conversa com alguém , causando constrangimento.
Eu aceito de boa uma pequena perda de privacidade mas não nestes termos.
Não existe almoço grátis mas assim não está bom e acho que é da marca de celular e modelo. Já tive outros menos invasivos.
Acho que o Samsung é melhor pois tenho um A01 antigo que não tem este problema e por isto acho que vou tentar achar um destes em alguma queima de estoque.

1 curtida

Pra amenizar essa situação basta apenas manter a localização ligada somente em extrema necessidade. Evitar postar em redes sociais os locais que frequenta, desabilitar o acesso a internet (wifi ou dados móveis) de aplicativos que não necessitam do acesso, desabilitar o acesso de aplicativos a dados em segundo plano, desabilitar acesso de aplicativos a VPNs, impedir aplicativos não essenciais sejam capazes de rodar em segundo plano, desabilitar os assistentes virtuais e, com acesso raíz, pode fazer tudo o que mencionei e configurar o arquivo hosts que fica em /system/etc pra bloquear anúncios em geral.
Bom, pelo menos, pra mim, tem funcionado porque eu não recebo anúncios, emails, mensagens ou quaisquer coisas do tipo no que diz respeito a propaganda de marcas ou pedidos de avaliações de lugares onde vou (se bem que é muito difícil eu sair de casa).

1 curtida

Recebi um e-mail do Google que informou que , por engano , minha conta foi considerada inativa e que eles haviam enviado um email avisando ( mas não recebi ) e que este era o motivo de eu ter sido des-logado de todos os navegadores e dispositivos e ter que me re-logar em todos eles. Dava instruções para refazer o login.
Sendo assim vou reduzir o uso dos serviços . Fazer Google takeout e aguardar. E parar de postar.