Desde dezembro de 2021 eu fiquei preocupado com o excesso de rastreamento que vinha acontendo em minha conta do Google e resolvi desativar o Google assistente e desativar toda forma de rastreamento , incluindo a localização precisa do celular.
De início comecei a ter um celular sem notificações sobre os lugares e sem mensagens intrusivas.
Também comecei a usar quase exclusivamente o Firefox com o mecanismo de pesquisa DuckDuckGo. Também comecei a usar o Here deslogado como GPS. Usar a suíte Zoho.com e um armazenamento de nuvem de terceiros pago.
Parecia que o rastreamento tinha sido superado em mais de 90%.
Agora em abril , recebi um email do Google sobre a minha linha do tempo de março.
Ao clicar no email acessei no site a minha linha do tempo com todos os meus trajetos no Google maps , todos os caminhos e horários.
Ou seja, mesmo configurando o celular Android com todas as opções de privacidade , não há nada que se possa fazer contra o rastreamento além de usar o Firefox e o mecanismo de busca DuckDuckGo , deixar de usar os serviços na medida do possível , aqui eu uso o ecossistema do Zoho.com e um armazenamento em nuvem pago de outra empresa. Também uso Linux e faço tudo pelo Firefox e DuckDuckGo e configurei os serviço DNS para 9.9.9.9 e 9.9.9.10 que é de uma outra empresa que é recomendada como alternativa de privacidade. Também configurei um email com domínio próprio para backup e email de resgate de contas importantes.
Continuo usando os outros serviços do Google pois de fato são muito bons.
Hoje cheguei a conclusão que estas últimas medidas são suficientes e que , como somos rastreados de qualquer forma , no nosso email , GPS , e até no que falamos perto ao microfone do celular é inutil manter estes serviços desativados , pois eles causam mais problemas desativados do que ativados.
Manterei as configurações citadas mas ativarei novamente os serviços, que de qualquer forma o Google continua rastreando , pois não há sentido em me enganar.
Fico assim com um celular funcional. O celular estava apresentando uma série de mal funcionamentos que eram muito estranhos , e que surgiram após minha tentativa de evitar o rastreamento.
Vida que segue.
Se você não estiver muito dentro do ecossistema como eu estava o melhor e não entrar e usar as medidas que falei.
Celular Android te rastreia mesmo quando você desativa a localização precisa , e o Google assistente
Uma alternativa pra evitar o rastreamento do Google é desbloquear o bootloader do seu celular e instalar uma custom rom se ele suportar, como a GrapheneOS e a LineageOS por exemplo
Meu sonho.
Odeio ficar ligado o tempo todo ao sistema do Google só para fazer uso de celular com Android.
Para a maioria das pessoas, que mal protegem o acesso a seu celular, esse estar permanentemente logado ao Google é um tremendo risco de segurança.
Concordo. Uma coisa que faço é ter uma conta Google apenas para o celular. Nada de e-mail pessoal no celular Google. Nada de meet, nada de nada destas coisas. Todas as minhas contas são isoladas das outras. É uma forma de manter mais segurança, a meu ver.
Felizmente a LineageOS suporta o meu celular então eu tenha ela instalada nele já faz uns meses, por não querer ficar sem a possibilidade de usar os serviços do Google eu instalei junto a versão pico do Open GApps que basicamente só instala a Google Play services e a Play store e nada mais.
Mas cerca de um mês atrás descobri a LineageOS for microG que como no nome ja diz usa o microG que é uma implementação de código aberto dos serviços do Google e é baseada na Lineage também.
Com cerca de um pouco mais de 1 mês de uso posso dizer que a bateria está melhor que na rom stock e até da Lineage com o Gapps, e consigo utilizar numa boa grande parte dos serviços do Google caso eu queira, eu não iria conseguir usar o app do YouTube se usasse apenas a Lineage pura por exemplo
Consegue usar apps de bancos, etc?
To com vontade de trocar minha rom também, mas sempre me falam que da muita dor de cabeça depois
não conheço ninguem que use a muito tempo
É meus caros, o Google, suas comodidades cobram um preço e sempre se está pagando um na internet, quando você não injeta seus dividendos diretamente ou é financiado por terceiros, é sinal que você é o próprio pagamento.
Eu reativei o que tinha desativado no celular , ele vinha funcionando muito mal , creio que seja justamente para o usuário não fazer ajustes de privacidade e voltar a configuração padrão. O celular travou e desligou sozinho. Tive que religar e acabar de configurar tudo para o original. Agora está funcionando normalmente.
Só que dessa vez estou usando os programas e sistemas que falei para minimizar o problema:
1- Zoho Workplace que é um sistema indiano composto de vários aplicativos gratuitos para usuário individual , mas que não utiliza anúncios como remuneração e sim anuidade ou mensalidade , dependendo do contrato, e tem foco em empresas, mas tem uma versão de degustação de 5 GB para usuário individual, e tem uma sinalização de que em breve terá também uma versão paga para usuário final. Na página existe a política de privacidade da empresa, que segue o padrão europeu , seu clientes principais.
2- Uso um serviço de nuvem para armazenar meus arquivos e fiz backup da conta do Google e do Onedrive nele e depois desativei a sincronia destas contas. É um serviço europeu , que segue a legislação de privacidade de lá. Também tenho backup de tudo em HD externo e no SSD do computador.
3- Desativei no Firefox ,que uso com o DuckDuckGo, o salvamento de senhas e uso para tal o Bitwarden para salvar todas as senhas que importei do Google Chrome e do Firefox por arquivo csv. Assim tenho uma senha única para o aplicativo e acesso as senhas dos sites pelo aplicativo , que tem versões para Windows, Mac e Linux , bem como iOS e Android.
4- Tenho um domínio próprio ,por questão profissional, onde configurei dois emails para servir de recuperação para estes serviços. Além da privacidade, não perderei o acesso ao email até 2031 , que foi a data até onde paguei para o registro.br. Uma conta de um serviço terceiro poderia encerrar um email meu , mas neste caso basta contratar um outro provedor e configurar o email de novo , com o mesmo nome , para voltar a ter acesso ao email de recuperação.
5- Não uso mais o Google Chrome , exceto muito raramente para um site que funciona melhor nele. Uso o Firefox para tudo inclusive para acessar os serviços do Google, no celular e no computador com Linux.
6- Não uso mais computador com Windows , e encontrei formas alternativas para fazer tudo no Ubuntu-Mate. Tenho o Windows 10 em dualboot mas não uso mais.
7- Cada vez uso menos o celular e cada vez gosto menos de usar . Só utilizo smartphone para trabalho e estou ficando meio nostálgico e comprei um rádio portátil com tecnologia digital avançada e cartão micro SD , e assisto Netflix pelo aparelho da TV a cabo. Talvez compre um celular que só faça ligações e envie SMS para andar por aí com uma conta do tipo controle barata.
8- Estou vendo junto ao banco uma forma de movimentar a conta sem celular e vi que é possível nos dois bancos que uso.
9 - Um amigo uma vez me disse : A tecnologia é uma coisa maravilhosa, que ajuda a resolver todos os problemas que não existiriam, se não fosse a tecnologia.
10 - Se você não está pagando por um serviço é porque você é o produto que está sendo vendido.
.
E vamos seguindo em frente , tomando cuidado , evitando a exposição gratuita , sem paranóia e usando os serviços do Google somente na medida do necessário , que aliás, apesar da questão da privacidade, são ótimos serviços : É só evitar entrar muito no ecossistema.
Desativar o GPS e desinstalar App não muda nada realmente, o que vc tem que fazer é ir nas configurações na sua conta Gmail e limpar o histórico de localização e em seguida desativá-lo.
Foi o que eu fiz, acredito que fazer isso impede o rastreamento? Não, mas já que tem a opção de escolher eu deixei desativado.
Pelo que venho entendendo, se quisermos privacidade mesmo temos que migrar do Android para o CalyxOS.
mo fio, cê acostuma ou não usa. tem “n” formas de localizar seu telefone, sem ser pela localização: login, modelo, PIN etc. vc fez tudo isso mas, no fundo, o googlel sempre saberá onde e oq vc faz (no bom sentido).
Não sem ajustes. Se você simplesmente usar a ROM sem root, os bancos não abrem por ser uma ROM customizada. Se tiver root, não abrem por ter root. A forma mais fácil é manter o Magisk (root) com os ajustes do HideProps para enganar estes aplicativos.
Concordo em parte. Desde que não seja instalado algum aplicativo do ecossistema Google (o que é quase impossível atualmente). Mas já dá pra aliviar um pouco (80 a 90%) pois ainda tem alguns aplicativos nativos do Android que ainda deduram o indivíduo e, mesmo dando acesso root e desinstalando esses aplicativos, o sistema vai pro beleléu.
Mas ainda com os ajustes do Magisk pra camuflá-lo diante dos aplicativos de banco, ainda não é garantido.
Tive que redefinir os padrões dos apps.
No meu celular Moto E7 o procedimento é:
Configurações> Sistema > Opções de redefinição > Redefinir preferências de apps.
Isto fez tudo voltar ao início.
O celular parece estar funcionando bem agora.
Voltou a ser intrusivo como antes.
Quando puder vou comprar um Samsung mais antigo que não tenha Google assistente como o A01.
Quer privacidade? Jogue seu celular no lixo.
Até com custom roms você é rastreado.
O problema não é ter privacidade total. Sei que isto não é possível.
O problema é como isto é feito em algumas marcas de celular e na mudança de postura do Google em relação ao comportamento intrusivo.
Não me importa muito que o Google saiba o caminho por onde eu passo , mas me incomoda que ele me mande solicitações para avaliar o restaurante onde eu fui.
Não me importa muito que o Google analise os sites que eu naveguei , mas me incomodam anúncios que me seguem em todos os sites que eu acesso.
Me incomoda anúncios no Gmail baseados em outros e-mails que eu enviei.
Não me importo em receber anúncios, me importa saber que dezenas de empresas de uma forma ou de outra vão ter acesso a estes dados e isto pode ser ruim para mim.
Me incomoda o Google assistente ouvindo o que eu falo e dando uma resposta aleatória no meio de uma conversa com alguém , causando constrangimento.
Eu aceito de boa uma pequena perda de privacidade mas não nestes termos.
Não existe almoço grátis mas assim não está bom e acho que é da marca de celular e modelo. Já tive outros menos invasivos.
Acho que o Samsung é melhor pois tenho um A01 antigo que não tem este problema e por isto acho que vou tentar achar um destes em alguma queima de estoque.
Pra amenizar essa situação basta apenas manter a localização ligada somente em extrema necessidade. Evitar postar em redes sociais os locais que frequenta, desabilitar o acesso a internet (wifi ou dados móveis) de aplicativos que não necessitam do acesso, desabilitar o acesso de aplicativos a dados em segundo plano, desabilitar acesso de aplicativos a VPNs, impedir aplicativos não essenciais sejam capazes de rodar em segundo plano, desabilitar os assistentes virtuais e, com acesso raíz, pode fazer tudo o que mencionei e configurar o arquivo hosts que fica em /system/etc pra bloquear anúncios em geral.
Bom, pelo menos, pra mim, tem funcionado porque eu não recebo anúncios, emails, mensagens ou quaisquer coisas do tipo no que diz respeito a propaganda de marcas ou pedidos de avaliações de lugares onde vou (se bem que é muito difícil eu sair de casa).
Recebi um e-mail do Google que informou que , por engano , minha conta foi considerada inativa e que eles haviam enviado um email avisando ( mas não recebi ) e que este era o motivo de eu ter sido des-logado de todos os navegadores e dispositivos e ter que me re-logar em todos eles. Dava instruções para refazer o login.
Sendo assim vou reduzir o uso dos serviços . Fazer Google takeout e aguardar. E parar de postar.