Categoria "Wiki" [ Sugestão ]

Sei que tem a categoria “Dicas e Tutoriais”, porém a “Wiki” seria algo mais completo por assim dizer, com mais detalhes, maior organização, etc. Tipo este tópico do fórum do EndeavourOS (que foi de onde tirei a ideia, rs).

Aqui no fórum mesmo tem vários tutoriais extremamente bem feitos.

Até mesmo pode haver traduções para o PT-BR de algumas wikis que estão somente em inglês.

Não sei se para ser postado algum tópico com a tag “wiki” haveria de ter antes uma “validação” por alguma pessoa ou algo do tipo (talvez critérios a serem seguidos). Mas enfim, é só uma sugestão, tudo isso pode ser discutido hehe.

12 Curtidas

Sua ideia é ótima! Gostei mesmo.

O problema é a competição extrema que teria com as Wiki’s oficiais das distros. :grimacing:

6 Curtidas

@Dio @thespation @tnsampa @CanalOCaraDoTI :upside_down_face:

4 Curtidas

A ideia é muito boa mesmo.

Isso e possível de configurar sim, poderia ser um pré-requisito.

Eu opto por ter o máximo de categorias possíveis, até porque atualmente a OFF não está disponível. Até sugeri a criação de uma sobre Navegadores, mas fui voto vencido.

Vamos ver o que o Dio acha, a princípio, tem meu voto a favor.

7 Curtidas

Muito boa mesmo, diferente das minhas idéias kk;

1 Curtida

Eu quando imaginei essa wiki, pensei de uma forma diferente, é mais voltada para o conhecimento “popular” do pessoal aqui do fórum, tem vários tópicos (desde compilação, motagem de pacotes, customizações, etc) que são bem completozinhos. Um exemplo é este do @Natanael.755 que eu estava lendo recentemente:

Mas existem outros que também poderiam se encaixar na proposta de “wiki”.

Realmente, as vezes surge muitos tópicos em relação a navegadores “tal problema em x navegador”, “navegador dando erro”, “qual o mais veloz?”, “navegador mais leve” etc. Tanto é que se você jogar “navegador” na busca aqui do fórum tem vários tópicos sobre o mesmo assunto em diferentes tags.

4 Curtidas

Agora entendi! Você fala de fazer um Wiki baseado nos tópicos oficiais que já existem aqui né?

@Dio Favor comparecer à sugestão! É boa memo.

2 Curtidas

Estamos discutindo a possibilidade internamente pra ver se vai fazer sentido. Temos a categoria de tutoriais que nem tanta gente usa, e wikis são documentos que precisam estar sempre revisado e atualizados para compensarem, o que a gente poderia fazer no blog, supostamente, mas talvez fosse mais fácil com a ajuda da comunidade. Em fim, estamos jogando com os prós e contras aqui, a gente deve avisar em breve se alguma coisa for feita neste sentido. Atualmente estamos empenhados em criar os manuais do fórum, porque apesar de não ser complicado, muita gente ainda não usa a ferramenta com todo o potencial.

7 Curtidas

Também havia pensado na proposta nesse sentido, até tenho dois post que talvez se encaixariam. Faça o seu servidor de Cache Steam e Tutorial de Reinstalação/Recuperação do GRUB .

Particularmente acho uma boa, por seria ficaria entre um post de dúvida/sugestão do fórum e um post no blog.

Acho que eu ia fazer um também, que é nas distros Arch com instalador gráfico (Calam Arch, ArcoLinux, Endeavour) onde o Pamac começa em branco, sem sugestões, eu descobri como resolver e como ativar flatpaks e snaps - a solução está na Wiki do AUR, mas em inglês, pra quem não sabe a língua de Shakespeare pode ser uma boa esse tutorial…

1 Curtida

Será que uma categoria chamada “Atualizações” seria útil? Para publicar posts como estes e discutir as novidades?

Sei que já tem a Diolinux Feed, por isso, se não for uma categoria nova, podia ser uma subcategoria :wink:

Não só nos já existentes, eu só utilizei como exemplo um conteúdo que pra mim se encaixaria na tag “wiki”.

Essas questões também foram pensadas por mim.

“Qual a diferença da wiki pra um tutorial?”, eu utilizei o termo “wiki” porém na minha cabeça o desenho da tag wiki para o propósito do fórum seria mais parecida de uma espécie de “super-tutoriail”. As wikis normalmente vão além do tutorial…

E também caí nessa, “isto é um conteúdo que deveria partencer ao blog ou ao fórum?”.

O objetivo da tag seria promover e facilitar o acesso a conteúdos (que talvez interessassem a muitos) e que acabam se perdendo. Mas é como disse, eu só joguei a ideia … :joy:

3 Curtidas

No geral a gente tem a aba “Notícias” para isso, se prestar atenção. Só tem a “review” fora do dessas duas categorias porque é um vídeo do cara, e entra no “Eu que fiz”.

Agora que você fez eu pensar, Diolinux Feed poderia ser uma subcategoria de Notícias mesmo.

3 Curtidas

A categoria Notícias já não é ideal pra falar sobre isso? :thinking: :v:

1 Curtida

Talvez adicionar uma tag como a deste tópico? ([Atualização])

2 Curtidas

Notícia é muito genérica, por ex:

• CEO da empresa que desenvolve o software X aumenta o próprio salário mesmo com a empresa em crise

• Sai uma nova release do Software X

Ambos se enquadram como notícia, mas só a segunda como atualização

1 Curtida