CasaOS instalado no "main system"

Assisti ontem o vídeo sobre o CasaOS e achei muito interessante. Mas tenho uma dúvida, no caso do vídeo foi instalado no Ubuntu Server e não ficou muito claro se é possível instalar no sistema principal. Tenho o Pop OS rodando na minha máquina principal (não tenho outro dispositivo em casa), é possível instalar no “main system”? Se sim, isso iria roubar performance ou demandar muito do PC a ponto de atrapalhar as outras atividades?

Obrigado!!!

Seque o link com o minuto exato onde o @dio, cita exatamente a possibilidade de se rodar este serviço no seu próprio desktop, levando isto em conta. Sobre “roubo de perfomance”, isso ira depender de quais serviços irá rodar, à qual fica a depender da potencia da sua maquina.

1 curtida

Olá! Seja bem-vindo ao nosso fórum @rwgonca :slight_smile:

Como o @null comentou, é possível sim. O CasaOS em si não chega a ser tão pesado, e os containers são tão pesados quantos as aplicações que você rodar neles. O Ideal é ter uma máquina dedicada, mas nada impede que você teste no seu desktop, se ele for parrudo, pode ser que funcione de uma forma tranquila.

O quanto consome depende de que aplicações você rodar, o Plex por exemplo, que é uma das aplicações que eu cheguei a mencionar no vídeo e é um servidor multimídia tem esses dados na página de suporte:

Eles recomendam no mínimo um i3 ou superior, 2GB de RAM ou mais e preferencialmente unidades de armazenamento rápidas, não necessariamente SSD, mas HDs de 7200RPM pelo menos. Se quiser fazer transconding via GPU, uma plaquinha de vídeo pode vir a calhar.

Como você pode ver, para um serviço apenas, não é exatamente super leve, mas isso se deve a natureza do projeto, outros apps, como o Pi-hole, rodam com muito menos do que isso:

Resumindo 512MB de RAM e uns 4GB de armazenamento pelo menos, qualquer processador deve dar conta. Bem diferente do Plex, então são coisas assim que você tem que observar.

Aconselho procurar pelos requerimentos mínimos de qualquer servidor que você vá querer rodar em conjunto com a sua máquina, observar quanto eles gastam junto e quanto eles podem interferir no seu equipamento atual.

Boa sorte :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.