Canonical incentivou o uso do Ubuntu

Com o fim do suporte ao Windows 7 a Canonical fez um post no seu blog a incentivar a utilização do seu sistema operativo. Na minha opinião fez bem, mas deveria ter usar outros meios para aumentar o alcance.

11 curtidas

O problema não é o SO em si, é a compatibilidade dos programas. Eu passaria todos os sistemas da empresa que trabalho para linux se eles não rodassem só em Windows -.-’

1 curtida

Eles fizeram um post no twiiter também:

https://twitter.com/ubuntu/status/1217184879240208384

Acredito que deva ter sido postado em outras redes também. Mas não acho que seja uma grande campanha de marketing, com propagandas e tal.

2 curtidas

Canonical e uma empresa de outro nível… Mesmo com o fracasso do desktop ela não desisti mesmo kkkkkkk até que não ta errado

Quais programas? Vai que eles rodam no Linux extraoficialmente

Ao que se refere? Ubuntu é hj a distro mais usada em Desktops.

1 curtida

Não me intrepete mal, eu não desmereço o trabalho da Canonical, mas ser a distro mais usado dentro do seu nicho de 2% comparando com o universo desktop, a meu ver é um falhanço.
Ela fez muita coisa boa (Ubuntu Server, launchpad, Snap, toda a sua infra de cloud), mas no desktop e muito menos no mobile não se saiu tão bem.


[Fonte: Desktop Operating System Market Share Worldwide | Statcounter Global Stats]

1 curtida

Compreendo a tua angústia, mas esta é uma excelente lição que deves levar contigo em futuros momentos de atualização da infra e dos sistemas de informação.
No futuro tenta optar por soluções muiti plataforma, cloud based, etc… e será muito mais livre para mudar quando achares que deves mudar.

Temos de procurar sempre encontrar algo de positivo nas situações para não enchermos as nossas vidas de angústias :slight_smile:

Concordo, mas já é mais do que aquilo que fizeram no passado. De facto esse post nem chegou até mim. Na minha opinião eles deviam de abusar um pouco mais nas hastags nas redes sociais e procurar formas de otimizar o seu blog SEO para ter um melhor alcance.

Esse ranking tá muito zoado, não trás um método sólido (até porque só Google e Apple tem dados absolutos) além de dois problemas:

Um problema técnico:

Nesse gráfico tem: Linux e Chrome OS, que são, para esse fim a mesma coisa, no entanto, Windows e OS X estão unidos mesmo tento 3 versões do Windows “no pareo” e duas do OS X

E um problema estatístico:

As distribuições Linux (exceto Ubuntu e mesmo esse ainda trás de forma opcional) não faz tracking de usuários, sendo assim de onde vem esses dados? Via User Agent? Pouco confiável… via Distro Watch? Menos confiável ainda…

Quero dizer contra a Microsoft… 2% de mercado contra 80% não e nenhum sucesso

Esses dados de Market Share, não são exatamente precisos mesmo. Tudo depende de como esses dados são medidos:

Nesse vídeo por exemplo aponta que o Linux tem 7,05 % do Market Share. Já vi estimativas que dizem que existe mais de 100 milhões de usuários de Linux Desktop no mundo, o que não é pouca coisa.

Além disso o fato de ter uma porcentagem menor no Market Share não indica necessáriamente que o sistema falhou ou é um fracasso. O próprio Mac tem entre 10 e 15% do mercado, dependendo da medida, mas ninguém fala que o sistema da Apple é um fracasso frente aos 80% do Windows. O mesmo vale pro Android e o IOS, ninguém fala que o IOS é um fracasso, mesmo a diferença no Market Share com relação ao Android sendo gigante.

Tudo tem a ver como é visto pelo mercado. O caso da Apple no desktop tem duas nuances muito grandes

  1. Souberam aproveitar o fraco desempenho do Windows na altura certa, com boas jogadas de marketing, tornando o sistema apelativo a profissionais
  2. Souberam criar na marca uma sensação de Premium. A Apple ter poucos utilizadores é perfeito para eles, pq quem tem sente um estatuto Premium.

Mais nenhuma marca fez isto no desktop. No mobile nos vemos que este caminho foi seguido por marcas como a Samsung e Huawei e as suas vendas aumentaram exponencialmente.

Exatamente, mas não é a porcetagem de Market Share que está definindo o sucesso da Apple, são outros fatores. Acho que essa idéia de que o Linux precisa superar o Windows em Market Share ou ter uma fatia gigante do mercado, pra ser um sistema bem sucedido, precisa ser superada.

1 curtida

Desses 80% quantos usam Windows por querer usar Windows (isto é, conhecem outras alternativas) e não por estar preso a plataforma (seja por algum hardware ou software)? Se a porcentagem entre esses usuários for tão alta quanto aos do Ubuntu, sim, o Windows é um sucesso, se não não creio que o Windows seja um sucesso perante al Ubuntu, porque quase todo mundo (obviamente deve ter alguém que não) que está no Ubuntu conhece alternativas, e não está preso a plataforma, podendo sair assim que quiser, mas optaram por ficar na plataforma

2 curtidas

Nunca consegui engolir esses 2%.

Por isso mesmo não consigo acreditar nessas estatísticas.

Muitos não sabem e dos q sabem, acham mais interessante continuar com o Windão pirata por mera conveniência.

1 curtida

Isso e pq a comunidade não aceita nenhum tipo de pesquisa seja la de qualquer empresa pra montar uma quantidade de usuarios exata… e tipo esse video de 2013, dizem que tem 7% mas não existe nem fonte que comprove exatamente a taxa atual

Não e so “optar” no caso, muitas vezes e pq so o software que ta ali disponivel faz o serviço sem frescuras, sem falar na pirataria disponivel ali… se nem os softwares antivirus impedem o usuario de fazer burradas quem dirá para-los kkkkk

Não, você não entendeu, Pra ser um fracasso, o número relativo de usuários que estão no sistema por opção deve ser muito menor que o concorrente

Se a pessoa usa uma plataforma por depender de um software ela não está na plataforma porque ela é boaa porque se esse software estivesse em outra plataforma ela migraria

Só uma correção o vídeo não é de 2013, é de 2019, e cobre dados do periodo de Novembro de 2003 a Julho de 2019, portanto são estatisticas atuais. Os dados são obtidos, assim como de outras fontes, a partir de estatisticas de navegação de sites, aparentemente :