Calibre no Ubuntu 21.10

Estou usando o Ubuntu 21.10.
Tentei instalar o Calibre conforme orientado no site oficial, mas quando tento iniciar o programa, recebo este aviso:

'Warning: Ignoring XDG_SESSION_TYPE=wayland on Gnome. Use QT_QPA_PLATFORM=wayland to run on Wayland anyway.
qt.qpa.plugin: Could not load the Qt platform plugin “xcb” in “” even though it was found.
This application failed to start because no Qt platform plugin could be initialized. Reinstalling the application may fix this problem.

Available platform plugins are: eglfs, linuxfb, minimal, minimalegl, offscreen, vnc, wayland-egl, wayland, wayland-xcomposite-egl, wayland-xcomposite-glx, xcb.

Abortado (imagem do núcleo gravada)’

Alguém consegue me auxiliar para consertar o problema?
Caso precise utilizar o terminal, peço por gentileza que me descrevam o código, pois não tenho muito conhecimento.

Olá! Bem-vindo(a) ao fórum! :wave:

Provavelmente é por causa do wayland pelos erros relatados.
Tente deslogar até chegar na tela em que se pede a senha para entrar no ubuntu,
em baixo no canto inferior direito terá uma engrenagem, selecione e tente clicar (caso existir)
“Gnome no XORG” e tente logar novamente e instalar…

1 curtida

é mais por conta do empacotamento… pois o programa roda no Wayland de boa com flatpak aqui:

1 curtida

Provavelmente, tenho ele instalado em um fedora wayland também…

Instale pela Ubuntu Software que funciona numa boa.

Obrigada pelas dicas.
Testei a opção de ‘Ubunto no Xorg’ e o problema continuou.
Desinstalei o programa e instalei pela gnome software e funcionou.
Sempre tive o habito de instalar pelo site porque o criador do programa aconselha, mas desta vez não deu certo :wink:

1 curtida

No Xorg tá faltando as dependências do xcb (ou a interface Qt pra Xorg), no Wayland tá tentando rodar via Xorg, PELA MENSAGEM DE ERRO muito provavelmente é um erro de configuração simples de resolver, essencialmente, tudo que você precisa fazer é colocar isso no arquivo .profile na sua pasta pessoal:

[ "${XDG_SESSION_TYPE}" = "wayland" ] && {
  export QT_QPA_PLATFORM="wayland"
}

Se o arquivo não existir, crie o arquivo, se existir procure colocar logo no começo

Faz bem, assim você vai obter suporte oficial